sábado, 28 de novembro de 2015

311 anos de Santa Bárbara e um novo olhar ao histórico Colégio das Irmãs

No cenário de comemoração dos 311 anos, Prefeitura inaugura um dos mais tradicionais prédios do município, que passa a abrigar, além do conhecido Colégio das Irmãs, o Ministério Público e o Arquivo Público Municipal
 
 
 
Com mais um ano de histórias, valorização e desenvolvimento, o município de Santa Bárbara comemora, no próximo dia 04 de dezembro, seus 311 anos. Conhecida como a terra de Affonso Penna, a cidade é também de todos aqueles que por aqui estabelecem suas raízes e ajudam a contar a história de um município em constante evolução.
 
É desse modo que Santa Bárbara celebra mais um ano em sua tricentenária tradição homenageando personalidades que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento municipal na comenda em homenagem à memória do filho ilustre presidente Affonso Penna.
 
As comemorações do dia 4 de dezembro terão início às 17h30 com missa festiva na Igreja de Santa Bárbara, no bairro Tenente Carlos. No Auditório do Colégio das Irmãs, a partir das 19h, acontece a entrega da Medalha do Mérito Affonso Penna àqueles que se destacam pela notoriedade do seu saber, cultura e relevantes serviços prestados à coletividade. Os homenageados deste ano serão:
 
- Instituto Cenibra;

- Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda;

- Dra. Carla Rodrigues Fazuoli;

- Dr. José Guilherme Azevedo Moreira dos Santos (in memoriam).
 
Às 20h30 haverá apresentação do Concerto Cantata de Natal com Orquestra Jovem, Coro Sinfônico de Santa Bárbara e solistas convidados. Encerrando a programação de aniversário, haverá a inauguração do Arquivo Público Municipal e Ministério Público no reformado prédio do Colégio N. Sra. Do Sagrado Coração.

Realização de evento esportivo - Avenida Prefeito Li Guerra será interditada no próximo domingo

A avenida Prefeito Li Guerra, no bairro Praia, será interditada nos dois sentidos no próximo domingo (29), das 7h às 13h. A medida abrange toda a extensão da via, desde a rotatória de acesso ao bairro Jardim das Oliveiras até a rotatória próxima à concessionária de veículos. A alteração no trânsito será necessária para a realização do 2° Circuito de Ciclismo e Corrida Rústica de Itabira. 

Os locais serão sinalizados e agentes municipais da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) vão orientar os motoristas que passarem pela região. A rua João Camilo de Oliveira Torres é sugerida como rota alternativa.

Investimento em saúde - Prefeitura inaugura UBS e centro comunitário na Vila Santa Rosa

 
A Prefeitura de Itabira inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um centro comunitário na Vila Santa Rosa. Os dois imóveis foram construídos após permuta firmada entre o Município e a Auto Peças Lana, conforme Lei Municipal 4.508/11. A empresa ganhou dois terrenos da Prefeitura e, em contrapartida, ficou responsável pela obra estrutural da UBS e do centro comunitário, em um investimento superior a R$ 700 mil.
 
Participaram da solenidade o prefeito Damon Lázaro de Sena, representantes da Auto Peças Lana, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e convidados. A secretária adjunta de Saúde, Miriam Lage Fernandes, lembrou que a UBS atenderá mais de 8 mil pessoas e contará com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Uma ficará responsável pelos usuários da Vila Santa Rosa, Quatorze de Fevereiro, Esplanada da Estação e Vila Piedade (4.098 pessoas); a outra vai atender aos bairros Juca Rosa, Vila Santa Izabel e Vila São Geraldo (3.926 pessoas). A unidade, ampla e bem equipada, está funcionando desde o dia 5 deste mês.

“Hoje é um marco. É uma parceria público-privada que deu certo, com responsabilidade, compromisso e prazo cumprido. Nós, do Grupo Lana, agradecemos a oportunidade e a confiança e tenho a certeza de que quem tem a ganhar com essa parceria é a comunidade de Itabira, principalmente a do nosso bairro Vila Santa Rosa”, disse a representante do Grupo Lana, Aparecida Lana.

Damon Lázaro de Sena destacou que os acordos entre órgãos públicos e privados proporcionam mais qualidade, eficiência e agilidade nos serviços prestados à população. O prefeito ressaltou também a importância de continuar as obras e serviços que foram iniciados em administrações anteriores.

“Temos que nos empenhar para fazer o trabalho com respeito, ética e honestidade. Hoje, damos um exemplo que deve ser seguido: processos iniciados por outros governos e que são realizados com o propósito de atender bem a população, devem ter continuidade. Precisamos perpetuar as ações benéficas na nossa sociedade. E não podia ser diferente nesse projeto”, declarou.

Durante a cerimônia, houve homenagem à Maria de Freitas Ferreira, esposa de Jorge Alves Ferreira (que dá nome à UBS) e à presidente da Associação da Vila Santa Rosa, Elzi Rosa de Jesus Vaz.


Em tempo

A UBS Vila Santa Rosa foi denominada Jorge Alves Ferreira após a sanção da Lei 4.826/2015 por Damon Lázaro de Sena. O projeto de lei é de autoria dos vereadores Ilton Araújo Magalhães e Paulo Soares de Souza e foi aprovado por todos os vereadores.
 
Entre outros espaços, a UBS conta com consultórios odontológico e ginecológico, salas de atendimento multiprofissional, banheiros, escovário, salas para procedimentos (curativos, aplicação de medicamentos injetáveis, coleta de materiais para exames), esterilização de materiais, vacina, reuniões e educação, almoxarifado e farmácia.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Santa Bárbara - ESTAÇÃO VERDE marca novo conceito do Parque

Em um cenário de conscientização, o espaço ganha vida em seu novo conceito, com a estação que vem trazer mais educação e cultura, mais esporte e lazer e mais saúde
 
Ciente da importância do Parque Recanto Verde como um espaço de preservação, lazer e prática esportiva, a Prefeitura de Santa Bárbara vem realizando inúmeras ações de revitalização do local, como a limpeza da lagoa, construção de jardins e reforma das portarias. Eventos como o Pedal Solidário e o Festival de Pipas também compõem o novo conceito do Parque. Agora, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Governo, Esportes e Juventude, apresenta sua principal ação pelo incentivo e otimização do espaço: a Estação Verde.
 
A ser realizada mensalmente, a primeira edição do evento ocorrerá no dia 13 de dezembro. A proposta é reunir, a cada mês, diferentes atividades voltadas à conscientização, educação, saúde, cultura, lazer e esporte. 
 
No próximo dia 13, a Estação Verde terá início às 09 horas da manhã no auditório do Parque, com uma palestra sobre o tema da Campanha Cidade Limpa e Coleta Seletiva. Das 09h às 14 horas, uma Rua de Lazer vai garantir a diversão das crianças. Às 09h30 será dada a largada para a Corrida e Caminhada Beneficente (confira ainda hoje as informações sobre as inscrições).

Para quem não for participar da Corrida e Caminha, mas ainda assim quiser se exercitar, a Secretaria de Governo, Esportes e Juventude preparou atividades físicas para o público presente às 10h30. À tarde, a banda de artistas da terra, Alternativa do Pagode, sobe ao palco às 14 horas. A Estação Verde tem encerramento previsto para as 16 horas.

Campanha de Natal - Para animar ainda mais a festa, chegada do Papai Noel será dia 29 de novembro


Para alegrar ainda mais a Campanha de Natal, como de costume a CDL Itabira promove a chegada do Papai Noel. Este ano o Bom Velhinho estará recebendo a criançada com muita alegria e disposição no domingo, dia 29 de novembro, na Praça do Areão, à partir das 10 horas. 
 
Neste dia, serão distribuídos picolés, pipoca, algodão doce, surpresinhas e o Papai Noel fará fotos com as crianças, além dos brinquedos pra a diversão de todos.
 
Segundo o presidente da CDL, Maurício Henrique Martins, dar as crianças este contato com o Papai Noel é uma maneira de manter sempre vivo o espírito natalino. 
 
“É sempre uma satisfação ver as crianças alegres e sorridentes com a chegada do Papai Noel. É um evento que já virou tradição e sem dúvidas, é uma maneira de sempre manter viva dentro das crianças a alegria do Natal, não só pelo lado dos presentes, mas também com a renovação da nossa fé e da nossa esperança de um futuro melhor. Convido toda a comunidade, e também aos nossos lojistas que façam parte desta festa e nos ajude a abrilhantar ainda mais a Campanha de Natal”, disse o presidente da CDL.
 

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Empresário João Wellington é investigado pelo Ministério Público

Empresário já promoveu diversos eventos em Monlevade (Foto/Divulgação)
O empresário João Wellington, promotor de eventos e que já realizou várias festas em João Monlevade em parceria com a Prefeitura, está sendo investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais, em virtude de possíveis irregularidades na realização de ventos na cidade de Guanhães, no leste do Estado.

As investigações do Ministério Público (MP) começaram depois que a Prefeitura de Guanhães anunciou uma verba de R$235 mil para a realização de eventos festivos, fato que chamou a atenção da Promotoria Pública, pois serviços básicos ofertados pelo município estavam interrompidos, como o serviço de mamografia e outros.

Questionando a legitimidade dos gastos, o MP investigou as licitações para a realização de festas desde 2013 e, nas apurações, foram constatadas possíveis fraudes em procedimentos licitatórios, como assinaturas falsas em propostas de serviços, utilização de empresas “laranjas” nas licitações, propostas simuladas e outras irregularidades. 


Foram expedidos cinco mandatos de prisão e três pessoas já foram presas, entre elas o secretário municipal de Cultura de Guanhães, um contador da Prefeitura e um pregoeiro. Outro pregoeiro está foragido e há um mandato de prisão contra o procurador jurídico do município, que reside em cidade vizinha. 

O MP salientou que documentos apreendidos e analisados comprovam fraudes nas licitações em uma festa realizada em Guanhães em 2014 e o órgão cita a participação do empresário João Wellington nas irregularidades. O MP lembra que a gestão do atual prefeito está sendo investigada e não o próprio chefe do Executivo, pois quem pode investigar o mesmo é o Tribunal de Justiça. Segundo as apurações, há fraudes em licitações em outras diversas áreas da Prefeitura.

João Wellington é reconhecido nacionalmente pelos eventos que realiza, a maioria com participação de músicos famosos no cenário sertanejo. Para uma emissora de TV que produziu uma matéria sobre o caso na semana passada, o empresário disse que, por enquanto, não vai comentar o assunto.


A reportagem do A Notícia entrou em contato com o empresário e com sua assessoria de comunicação, mas até o fechamento desta edição não obteve respostas aos questionamentos.        
 
Fonte: Jornal "A Notícia"

Notícias Relacionadas:

 
 
 

Após um ano – Pela segunda vez! Líder de Governo retorna a presidência da Câmara de Itabira em seu único mandato

Por um fio – Ele está de volta! Diguerê reassume a cadeira do legislativo

Mesa diretoria composta por Rodrigo "Diguerê" em seu segundo mandato (Foto/Acom CMI)
Os vereadores da Câmara de Itabira [CMI], se reuniram na manhã desta quarta – feira [25], para a escolha do novo do novo presidente da Câmara, que aconteceu no plenário, durante a sessão especial. No início da sessão especial, o 2º Secretário, vereador Sueliton Cordeiro de Souza [PROS], fez a leitura da apresentação da chapa 1, que é encabeçada pelo ex-presidente da Câmara, na gestão 2013/2014, líder de governo, vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV], e a chapa 2 “Chamada Independente”, que é e encabeçada pelo Vereador Ilton Araújo Magalhães [PR] que mantiveram os seus nomes para a disputa do voto dos parlamentares que estiveram presentes no plenário. 
                                                                                                                     
Após apresentar os nomes preferidos das duas chapas que permaneceram na disputa, pela cadeira do Legislativo. Foram iniciadas as votações e os parlamentares manifestaram o motivo do seu voto pela chapa preferida, que for assumir a presidência do legislativo no próximo ano, durante a emancipação politica da cidade. Sendo que a disputa das duas chapas concorrentes, que foram encabeçadas por dois parlamentares foi muito acirrada que terminou por 9 a 8 votos, do qual o Rodrigo “Diguerê” foi eleito por um fio, retornando a presidência da Câmara no ano que vem, após a mudança do regimento interno em 2014, que foi aprovado pelos vereadores, definindo que o mandato de presidente agora é de um ano, e não de dois anos, como era antes, nas décadas passadas.
 
Depois que terminou a reunião especial, Rodrigo “Diguerê” utilizou a tribuna do plenário, agradecendo a todos os seus colegas, que depositaram todos os seus votos de confiança, reassumindo pela segunda vez a presidência da Câmara. E em seguida, Rodrigo “Diguerê” ainda conversou com a imprensa, agradecendo mais uma vez o manifesto dos parlamentares pelo seu retorno a presidência da Câmara para o próximo ano, durante a emancipação politica da cidade. E ainda Diguerê terá uma tarefa muito difícil pela frente com os vereadores de oposição, Bernardo Mucida Oliveira [PSB], Geraldo Magela Pena Torres “Torrinha” [PDT], Allain Figueiredo Gomes [PDT] e José Luiz Ferreira dos Santos “Palhaço Batatinha” [PSDB], que formam o Grupo dos Quatros Vereadores de Oposição [G4], que foi apelidada pela imprensa local.

Em entrevista a imprensa, Rodrigo “Diguerê” falou de suas expectativas e das dificuldades que vai encontrar pela frente, ao assumir a presidência, durante o momento da crise econômica que se alastrou no país, e com a queda do preço minério, que se encontra em baixa em seus diversos municípios mineradores, depois de ser empossado oficialmente como presidente do legislativo. E ainda “Diguerê” já sabe das dificuldades que vai enfrentar durante a gestão, após ser empossado oficialmente como presidente do legislativo sabendo que não vai ser nada fácil de enfrentar todas as dificuldades pela frente, no momento que quando se fala de crise na cidade. “Primeiro a gente vai virar o ano sabendo das dificuldades financeiras do município, e vamos ter essa atenção especial voltada para esta situação”, resumiu.

Durante a conversa com a imprensa, depois de ser eleito presidente da Câmara pela segunda vez no próximo ano, em seu primeiro e único mandato de vereador. “Diguerê” ainda relembrou com muito orgulho e maturidade, sobre os dois primeiros anos assumindo a presidência da câmara, em seu primeiro mandato daquele ano, com muita garra, coragem e dedicação. Diante de todas as dificuldades que foram encontradas pela frente, que foram superadas, com o seu devido desempenho no legislativo. E com muito desafio em sua vida pública, enfrentando muitas dificuldades na gestão para sair mais maduro e experiente em seu primeiro mandato de vereador e presidente. E mesmo imaturo na função de parlamentar pela primeira vez no legislativo em que ele assumiu a cadeira na casa. “Diguerê” ainda demostrou muitos resultados no desempenho de suas ações que vão acontecendo durante o decorrer desde o seu primeiro ano de gestão, durante o seu primeiro mandato, que acabou surpreendendo aos demais colegas e funcionários do legislativo. 

Mesmo ainda Jovem “Diguerê” ainda relembrou que quando assumiu a presidência da Câmara pela primeira vez com 25 anos de idade. Sendo o segundo vereador mais jovem eleito com 1.383 votos, como o quarto vereador mais votado da legenda, nas eleições de 2012, durante o período eleitoral daquele ano. “Ainda não tão maduro com a presidência, e com o grande desafio de conduzir uma casa legislativa, sobretudo de uma cidade grande com muitas demandas. E hoje saio mais maduro. E hoje eu tenho a grande oportunidade de sair reeleito na mesma legislatura”, relembrou.  

De acordo com o “Diguerê”, a sua vitória representa um grande entendimento com o governo Damon Sena, que será reatado, assim que for empossado como presidente do legislativo no ano que vem. Sendo uma gestão de muita responsabilidade. “É um entendimento do governo [Damon Sena] que precisava de um líder a frente da câmara que fosse da sigla [PV]. Tivemos um consenso com os colegas vereadores do partido. E a partir dai tivemos a oportunidade de construir de modo democrático, e através do dialogo e a parceria com outros companheiros para a formatação da chapa. E a expectativa e de um ano corrido, durante o período eleitoral [...] Mais um ano de muita responsabilidade, da qual a população vai necessitar de muito trabalho da Câmara, como sempre precisou. Sendo o ano de muita dedicação, sobretudo com orçamento, por que a gente sabe que precisa equilibrar a situação financeira do município, pra conseguir proporcionar a população, uma prestação de serviço com qualidade”, destacou.  

Damon Sena (Foto/Wendel Cruz/Arquivo/Divulgação)
Memória – Antes do prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] ser empossado na terça-feira [01] de Janeiro de 2013. Na entrevista coletiva em que ele concedeu a imprensa na manhã de quinta – feira [27] de dezembro de 2012, Damon Sena fez o anúncio oficial de seus secretários que foram nomeados por ele mesmo, após o vazamento de seus nomes aos órgãos de imprensa da cidade, apesar de ter mantido os nomes no mais absoluto sigilo, para ser apresentado após a sua posse. 

Após a entrevista coletiva que aconteceu naquele ano antes de ser empossado prefeito. Damon Sena conversou com alguns órgãos de imprensa afirmando que o vencedor da chapa da presidência da câmara, seja de preferência dos vereadores eleitos dentro da coligação “Itabira no Rumo Certo [PRB/PMDB/PSL/PSC/PPS/PSDC/PRTB/PHS/PTC/PSB/PV/PC do B/PT do B]”, que é encabeçado pelo ex -secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], e atual vice – prefeito Reginaldo Calixto de Oliveira [PMDB], que se encontra exonerado de seu cargo há cerca de dois meses, da qual a coligação é composta por 13 partidos, possibilitando um bom relacionamento com os demais parlamentares dos partidos que integram a base governista. Sendo que o PSL/PTC/PSB/PSDC não faz mais parte da base aliada do governo Damon Sena, que atualmente conta com nove partidos na base governista.   
 
Nos bastidores da politica de Itabira, após Damon Sena ser eleito prefeito em sua terceira via nas eleições de 2012, com a maior votação expressiva da história da politica de Itabira, naquele ano. “Diguere” foi um dos nomes mais cogitados e favoritos candidato a presidência da Câmara. Apesar de que o “Diguerê” é neto e sucessor do ex-vereador e ex – presidente da Câmara, José Celso de Assis, nas gestões de 1985/1986 e 2007/2008, que é o parlamentar veterano da história politica da cidade. Sendo que o José Celso foi o vereador da situação desde os governos de José Maurício Silva [PMDB], na gestão 1983/1988, Luiz Menezes “In Memoriam” [PPS], na gestão 1989/1992, Olímpio Pires Guerra ‘Lí’ “In Memoriam” [PDT], na gestão 1993/1996, Jackson Alberto de Pinho Tavares [PT], na gestão 1997/2000 e João Izael Querino coelho [PSL], nas gestões 2005/2008 e 2009/2012. De menos do governo Ronaldo Lage Magalhães [PTB], na gestão 2001/2004, do qual o José Celso ficou afastado de sua vida pública por quarto anos, devido a sua derrota nas urnas das eleições de 2000, daquele ano.  

Já nas eleições de 2004, daquele ano. José Celso filiou se no Partido dos Trabalhadores [PT], e foi eleito com 987 votos, garantindo o seu retorno ao legislativo. Passadas as eleições municipais daquele ano. A situação não foi nada agradável para o ex – presidente do PT, Antônio Carlos Mendagna “Tuniquinho”, por não concordar com que o José Celso fosse o vereador da situação ao governo João Izael, que causou muita polêmica no partido, do qual o motivou a desfiliar da sigla. E ainda José Celso alegou que a mensalidade, do qual o partido cobrava era “cara”, que são descontados em seus vencimentos mensalmente. Sendo que alguns dias depois de sua saída do PT. José Celso recebe o convite de vários colegas vereadores para filiar em um dos seus partidos que eram representados por eles, durante a sessão ordinária ocorrida naquele ano. E em seguida, José Celso chegou a filiar no Partido da República [PR], extinto Partido da Reconstrução e Organização Nacional [PRONA], e Partido Liberal [PL] que entraram em fusão, incorporando ao PR, devido a cláusula de barreira ocorrida após as eleições de 2006, do qual o projeto foi vetado da pauta pelo ex – presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva [PT], nas gestões 2003/2006 e 2007/2010, durante o período eleitoral daquele ano.   

Durante a cerimonia de posse do governo Damon Sena, que aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], daquele ano. “Diguerê” foi eleito presidente da Câmara com 16 votos, de seus futuros colegas parlamentares que foram empossados juntamente naquele ano. Sendo que o vereador reeleito Solimar Silva tinha a intenção de concorrer a vaga para a presidência da Câmara, que acabou desistindo de concorrer na última hora, mantendo o seu voto abstento, sem haver disputa sequer para concorrer a vaga ao Legislativo. “Diguerê” foi a chapa única que foi eleita para assumir a presidência do legislativo. 

Relembre como foi à mesa diretoria composta por “Diguerê” na presidência da Câmara, na gestão 2013/2014, daquele ano: presidente, vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV],vice-presidente e líder de governo, vereador Paulo Soares de Souza [PSB], 1º Secretário, vereador Sueliton Cordeiro de Souza [PTN], 2º Secretário, vereador Lúcio Mauro Dias “Lúcio Mauro Carteiro” [PSC]. 

 
Vereadores que votaram na chapa 2 “Chamada Independente”, de Ilton Magalhães:

-Bernardo Mucida Oliveira [PSB]

-Geraldo Magela Pena Torres “Torrinha” [PDT]

-Ilton de Araújo Magalhães [PR]

-José Luiz Ferreira dos Santos “Palhaço Batatinha” [PSDB]

-Marcela Cristina Lopes da Silva [PR]

-Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho Leite” [PP]

-Paulo Soares de Souza [PSB]

-Allain Figueiredo Gomes [PDT]


Vereadores que votaram na chapa 1, do Rodrigo “Diguerê”:

-Antônio Gonçalves Fernandes da Silva “Toninho da Pedreira” [PROS] 

-Jorge Lúcio Leão “Jorge Chibanca” [PPS] 

-José Mauro de Oliveira “Zé Mauro da Farmácia” [PV] 

-Lúcio Mauro Dias “Lúcio Mauro Carteiro” [PSC]

-Pacelli Silveira Moreira [PMN]  

-Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV] 

-Ronaldo Meireles de Sena “Ronaldo Capoeira” [PV] 

-Solimar José da Silva [SD]  

-Sueliton Cordeiro de Souza [PROS]

 
Compõem a mesa diretora eleita para 2016:

Presidente: Rodrigo “Diguerê” [PV]

Vice-presidente: Sueliton de Sousa [PROS]

Primeiro secretário: Toninho da Pedreira [PROS]

Segundo secretário: Jorge Chibanca [PPS]
 

A chapa 2 de Ilton Magalhães foi composta por: 

Presidente: Ilton Magalhães [PR] 

Vice-presidente: Paulo Soares [PSB] 

Primeiro secretário: Tãozinho Leite [PP]

Segundo secretário: Marcela Cristina [PR]
 
Notícias Relacionadas:
 
 
  
 
 
 
 
 
  

Prática rotineira - Técnicos do Tribunal de Contas estão em Itabira para inspecionar contratos de engenharia

Na última segunda-feira (23), a Prefeitura de Itabira recebeu três técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) para executar uma inspeção em alguns contratos de engenharia do Município. Este é um trabalho rotineiro, realizado pela Coordenadoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Perícia do TCE/MG, em várias prefeituras mineiras. Em Itabira, a expectativa é de que o serviço seja concluído em duas semanas.

Para facilitar e agilizar o trabalho da equipe do TCE/MG, o prefeito Damon Lázaro de Sena disponibilizou duas salas para uso exclusivo dos servidores do Estado: uma no Paço Municipal e outra na Secretaria Municipal de Obras (SMO), situada no bairro Pará. Além disso, os técnicos do TCE/MG dispõem de todo o suporte oferecido aos servidores municipais, essenciais para o bom desempenho no trabalho, como  computadores, internet, mesas e cadeiras, dentre outros itens.
 
Todos os documentos que serão analisados já estão à disposição. O secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria, Gilberto Guerra Fontes, e os servidores lotados na secretaria estão responsáveis por fornecer todo apoio e informações necessárias aos profissionais do TCE/MG.

Campanha Salarial 2015 - Vale e Sindicato voltam a negociar na semana que vem

Presidente do Metabase, Paulo Soares (Foto/Ascom Metabase)
Os diretores do Sindicato Metabase de Itabira e Região voltam a se encontrar com representantes da Vale nos dias 1º e 2 de dezembro em Belo Horizonte para dar continuidade as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT-2015). 
 
Na última reunião a Vale apresentou a proposta de pagar o valor de R$ 6 mil em troca do aumento de 5% de ganho real mais o índice da inflação, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Essa proposta foi rejeitada ainda na mesa de negociação pela Unidade Sindical, grupo que negocia com a empresa.  As expectativas para o próximo encontro, disse o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, “é que a Vale recue e ofereça um aumento salarial ao invés de insistir no abono”. 
 
“A Vale mais uma vez está chamando para a mesa de negociação, a empresa continua apostando no confronto, continua virando as costas para os trabalhadores e resistindo. Mais uma vez estamos indo para as negociações com as expectativas de que a Vale recue e apresente uma contraproposta benéfica para os trabalhadores. Não podemos mais aceitar essa truculência e essa falta de respeito da empresa em arrastar este Acordo Coletivo”, declarou o sindicalista.  
 
No último encontro a empresa ofereceu o pagamento de um valor compensatório de R$ 1.200,00, mais um  abono compensatório de R$ 3. 560,00, além da 14ª parcela do cartão alimentação de R$ 620,00, paga após a 13ª parcela. Com isso, os trabalhadores receberiam R$ 6 mil em troca do reajuste.   A empresa também manteve as propostas anteriores, com a alteração do percentual de participação dos trabalhadores na Assistência Médica Supletiva (AMS).

 
Notícias Relacionadas:

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Comissão de Educação realiza reunião extraordinária sobre aprestação de contas da secretaria

A Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Lazer da Câmara Municipal realiza uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (25) com a presença da Secretária Municipal de Educação Luciane Ribeiro da Cruz. A pauta da reunião será a apresentação das contas da Secretaria relativas aos anos de 2013 e 2014. De acordo com a presidente da Comissão, vereadora Marcela Cristina Lopes (PR), a prestação de contas da secretaria pode esclarecer vários pontos sobre questões de vagas nas escolas, orçamento para a pasta e implantação de creches. “A reunião é aberta à comunidade que pode trazer dúvidas sobre a educação em Itabira. A prestação de contas é essencial para o conhecimento dos investimentos e gastos da secretaria”, explicou Marcela. A reunião acontece no plenário da Câmara, no dia 25 de novembro, às 19h.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Reunião deve contar com presença de representantes da Vale

A pauta da reunião desta terça-feira (24) vai contar com dois projetos para votação em primeiro turno. O Projeto de Lei 77/2015, de autoria do Prefeito Damon de Sena (PV), altera o Conselho Municipal de Educação.  Já o Projeto de Lei 90/2015, de autoria do vereador Bernardo Mucida (PSB), “declara de Utilidade Pública a ‘Associação Qualidade de Vida para a Melhoridade (Aquavime)’”. 
 
Em segundo turno o plenário deve aprovar o Projeto de Lei 82/2015, de autoria dos vereadores Solimar Silva (SD) e José Mauro (PV), que “declara de Utilidade Pública a “Associação Comunitária dos Moradores do Distrito de Senhora do Carmo”. Também em segunda votação deve ser aprovado o Projeto de Lei 86/2015, de autoria do Prefeito Damon de Sena, que “autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a doar imóvel à RPD Carnes Ltda” e o Projeto de Lei 89/2015, de autoria do vereador Lucio Mauro Carteiro (PSC), que “declara de Utilidade Pública a ‘Associação dos Moradores do Bairro Colina da Praia”.


Vale/Barragens

A reunião ordinária vai contar com a presença da gerencia da Vale, que vai usar a tribuna para esclarecer a situação das barragens em Itabira. Há duas semanas, os vereadores aprovaram requerimento convidando o gerente da Vale em Itabira, Fernando Carneiro , para prestar informações sobre a situação das barragens que a mineradora mantém no município. Segundo o Presidente da Câmara, vereador Solimar Silva (SD), apesar da comunidade não poder participar dos questionamentos durante a reunião, os vereadores podem direcionar perguntas aos representantes da empresa. “Estamos atentos às preocupações das comunidades que vivem próximas ou sob ameaça das barragens em Itabira. Acredito que vamos esclarecer a situação para tranquilizar essa população”, disse Solimar. 
 
A reunião começa às 14h.

Notícias relacionadas:

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Prefeitura de Monlevade, através do CAT/SINE, informa vaga de emprego aberta

ENCARREGADO ADMINISTRATIVO
 
·           Idade entre 30 e 40 anos;
 
·           Experiência em logística e composição de carga, emissão de relatórios, domínio excel;
 
·           Liderança de equipe, acompanhamento de qualidade;
 
·           Habilidade em gerenciamento de área e turma;
 
·           Horário integral disponível devido ao rodízio de turmas inclusive aos sábados;
 
·           Controle de almoxarifado;
 
·           Possuir condução própria.
 
 
Interessados devem comparecer na sede do CAT/SINE localizada à Rua Bernardino Brandão, 139, bairro Rosário, munidos de CPF, identidade, carteira de trabalho, PIS e comprovante de endereço que contenha CEP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3851-7882 / 3852-1247.

Atividade gratuita - Semana começa com Mostra de Cinema em Itabira

Na próxima segunda-feira (23), acontece mais uma edição da Mostra de Cinema promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Convivência InterAgir. A exibição será às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal. A atividade gratuita ocorre mensalmente e toda a comunidade é convidada a participar.

Desta vez, será exibido o filme “A casa do lago”: produzido em 2006, o romance conta a história de duas pessoas que vivem em uma casa à beira do lago, separados por um intervalo de tempo de dois anos, e conseguem se corresponder por meio de cartas. Nas mostras anteriores, o público pôde assistir aos filmes “Minha Mãe é uma Peça”, “Pequena Miss Sunshine” e “Divertida Mente”.

O Caps Itabira é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já o Centro de Convivência InterAgir é um projeto desenvolvido pelo Caps com o apoio do governo municipal. Oferecer atividades que melhorem a qualidade de vida dos usuários da saúde mental e possibilitem a interação com a comunidade itabirana é uma orientação do prefeito Damon Lázaro de Sena.