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terça-feira, 19 de maio de 2015

Nova Era sedia exposição do Circuito Vieira Servas

Exposição ficará aberta à visitação entre os dias 15 e 29 de maio

Retábulo do Altas Mor da igreja Matriz de São José, entalhado por Francisco Vieira Servas
 (Foto/Moriá Benevides/PMNE)
A cidade de Nova Era será sede da abertura da I Exposição Itinerante Francisco Vieira Servas - Memória - Arte – Educação entre os dias 15 e 29 de maio, na Igreja Matriz de São José da Lagoa. A cerimônia de abertura ocorrerá às 19h desta sexta-feira (15). Além de Nova Era, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Itabira e Rio Piracicaba compõem esta mostra.
A proposta da exposição é apresentar o artista Viera Servas para a população do Médio Piracicaba. Além disso, ela foi pensada de modo a fazer as pessoas da região se sentirem parte dessa história, assumindo seu papel de responsáveis pelo resgate e preservação de suas raízes culturais. A mostra terá quatro espaços a serem visitados: espaço educativo, onde serão expostas as réplicas das obras de Vieira Servas; espaço Interativo, onde o público é convidado a sentir-se parte dessa história; espaço “Atelier do Artista”, quando artistas e artesãos convidados se apresentarão e executarão seu ofício em alguns momentos da exposição; e o espaço de jogos, onde os visitantes serão convidados a interagir e refletir sobre as questões culturais da região.
 
 
Circuito Vieira Servas

O Programa Circuito Cultural Vieira Servas teve início em 2012, na pró-reitoria de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Após a realização dos primeiros trabalhos no município de São Domingos do Prata, cidade de grande atuação do Vieira Servas, o CCVS ganhou força com a adesão da associação dos municípios do médio Rio Piracicaba – AMEPI – e da maioria dos municípios da região. Em 2013, o ano foi de muito estudo e planejamento. Foi necessário levantar recursos, apoios, parcerias, sensibilização e, principalmente, buscar o que a região tinha para oferecer da sua rica cultura para incrementar o programa.
 
Em 2014 e 2015, os frutos começam a ser colhidos. Foi lançado um site cultural da região, que está hospedado no sitio da UFMG, o livro “As Gerais de Servas”, lançado durante a realização da Conferência Regional do Programa, em São Gonçalo do Rio Abaixo, e ainda estão previstos, como continuidade deste trabalho, o lançamento de um catálogo cultural da região e totens multimídia para divulgação do CCVS.
 
Além da exposição em Nova Era, outras duas ocorrerão ainda este ano, nas cidades de Catas Altas e São Domingos do Prata.

João Monlevade - Secretaria de Assistência Social e Comti realizam Festa das Mães

A Prefeitura de Monlevade, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Terceira Idade – Comti, realizaram na última quinta-feira (14), no Real Esporte Clube, uma festa das Mães da Terceira Idade.
 
O evento, que compõe a programação do Projeto Conviver e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/CRAS, recebeu mais de 100 pessoas entre integrantes dos grupos de convivência da terceira idade e grupos de ginástica.
 
Além das apresentações do Coral Convivência Feliz e de dança pelo Grupo Programa Saúde e Lazer, também foi realizada apresentação musical de Rogério Salomão.  
 
 

Prefeitura constrói ponte pênsil em São Gonçalo

Construção da base está em ritmo acelerado (Foto/Hendrigo Costa/Acom PMSGRA)
A obra de construção da nova ponte pênsil sobre o rio Santa Barbara, que liga o Centro de São Gonçalo ao bairro Patrimônio, está em ritmo acelerado. Os trabalhos tiveram início em abril pela empresa M3 Engenharia, Construções e Comércio Ltda.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a estrutura da ponte já está pronta e aguarda a conclusão da construção da base para ser instalada.
 
A ponte será construída nos mesmos moldes da que liga os bairros Niterói e Baixada, em estrutura metálica e piso de concreto oferecendo mais segurança na travessia sobre o rio já que a ponte existente no local é antiga e passou por diversas reformas.


GENTILEZA NUNCA É DEMAIS

Funcesi lança campanha voltada para a boa convivência entre as pessoas
 
A Funcesi – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira- lançou no dia 14 de maio, às 20h30, no pilotis do Bloco Amarelo, a campanha  “Gentileza Gera Gentileza”.
 
A instituição, com esta campanha, incentiva seus alunos, professores,  funcionários administrativos e todas as pessoas que frequentam seu campus  a importância das  boas regras de convivência, além de disseminar na comunidade a prática de ações educativas que possam fortalecer a cidadania.
 
A campanha objetiva também despertar nas pessoas o desejo de praticar a gentileza como forma de resgatar sua auto-estima e desenvolver hábitos saudáveis para a boa convivência.
 
A campanha visa ainda conscientizar todas as pessoas que frequentam o campus da Funcesi sobre a importância de cuidar e respeitar também o patrimônio da instituição.
 
O lançamento da Campanha contou com a participação especial do cantor Jésus.

Confira a galeria de fotos no Facebook da Funcesi e os vídeos no nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=2AO21JX5INU

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Reunião ordinária deve contar com três projetos para votação


A pauta da reunião ordinária desta terça-feira (19) vai contar com um projeto para votação em primeiro turno. Trata-se do Projeto de Resolução 09/2015, de autoria da mesa diretora, que “Aprova os relatórios contábeis da Câmara referentes ao mês de fevereiro de 2015”. Em segundo turno, serão apreciados dois projetos. O Projeto de Lei 35/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP), que “Institui o Dia Municipal do Motorista, o qual passará a constar no calendário oficial do Município” e o Projeto de Resolução 08/2015, da mesa diretora, que “Aprova os relatórios contábeis da Câmara referentes ao mês de janeiro de 2015” devem ser ratificados pelo plenário. 
 
A reunião começa às 14h.



ACITA oferece vagas para o curso “Apuração e Escrituração do ICMS”


A Acita, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira, oferece mais uma oportunidade de capacitação profissional com o curso “Apuração e Escrituração do ICMS”.  O curso é uma ação do PDNI Programa de Desenvolvimento de Negócios de Itabira, com o apoio da Prefeitura Municipal.


PÚBLICO-ALVO: 

Empresários, gerentes, administradores e contadores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

APURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO DO ICMS
(Registro Entradas, Saídas; CFOP/CST; Apuração ICMS; DAPI; Cálculo do ICMS/ST)

1. IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES RELATIVAS À CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS - ICMS

1.1. Incidência do ICMS

1.2. Alíquotas Internas do ICMS

1.3. Alíquotas Interestaduais do ICMS

1.4. Não Incidência do ICMS

1.5. Diferimento do ICMS

1.6. Suspensão do ICMS

1.7. Isenção do ICMS

1.8. Base de Cálculo do ICMS

1.8.1. Inclusão do Frete, Seguro, Juros e Outras Despesas

1.8.2. Inclusão do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI)

1.8.3. Exclusão dos Descontos Incondicionais

1.8.4. Base de Cálculo Reduzida do ICMS


2. DÉBITOS DO ICMS

2.1. Diferença de Alíquota

2.2. Dispensa Recolhimento do ICMS Diferença de Alíquotas

2.3. Importação de Mercadorias

2.4. Estorno de Créditos do ICMS

2.5. Antecipação do ICMS nas Operações Interestaduais pela ME/EPP

2.5.1. Dispensa do Recolhimento da Antecipação do ICMS


3. ESCRITURAÇÃO REGISTRO DE SAIDAS


4. CRÉDITOS DO ICMS

4.1. Créditos Admitidos

4.2. Crédito do ICMS Limitado a Resolução 3166/2001

4.3. Crédito Proporcional do ICMS 4.4. Crédito Extemporâneo do ICMS

4.5. Crédito do ICMS de Mercadorias Adquiridas com Substituição Tributária

4.6. Crédito do ICMS Devolução de Mercadorias por Contribuintes

4.7. Crédito do ICMS Devolução de Mercadorias Por não Contribuintes do ICMS

4.8. Crédito do ICMS Aquisição de Bens do Ativo Permanente

4.9. Livro Controle Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP)


5. ESCRITURAÇÃO REGISTRO DE ENTRADAS


6. REGISTRO DE APURAÇÃO DO ICMS


7. DECLARAÇÃO DE APURAÇÃO E INFORMAÇÃO DO ICMS (DAPI)

7.1. Dispensa da Entrega da DAPI

7.2. Prazos de Transmissão da DAPI

7.3. Penalidades Fiscais


8. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS
 
 
8.1. TIPOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
 
 
8.2. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
 
 
8.3. BASE DE CÁLCULO DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
 
 
8.4. BASE DE CÁLCULO REDUZIDA DO ICMS
 
 
8.5. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES ANTECEDENTES
 
 
8.6. MARGEM DE VALOR AGREGADO (MVA) AJUSTADA
 
 
8.7. DISPENSA DA MVA AJUSTADA PELA EMPRESA OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL
 
 
8.8. MERCADORIA ADQUIRIDA PARA USO, CONSUMO OU ATIVO PERMANENTE  (Diferença de Alíquotas)
 
 
8.9. BASE DE CÁLCULO DO ICMS 8.10. NOTA FISCAL DO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO (Operação Interna)
 

8.11. NOTA FISCAL DO CONTRIBUINTE SUBSTITUÍDO (Operação Interna)
 

ISAIAS JONAS DE ANDRADE – Consultor Tributário, Contador, Auditor, Instrutor e Palestrante para entidades: Federação do Comércio de Minas Gerais – FECOMÉRCIO/MG, SEBRAE/MG, SENAC/MG, Conselho Regional de Contabilidade CRC/MG, Sindicato dos Contabilistas de Belo Horizonte/SCBH, Sindicato Empresas Consultoria, Perícias e Serviços Contábeis –SESCON/MG, Sindicato dos Escritórios Contabilidade de Minas Gerais – Sindicato Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – SETCEMG, SINCESCONTABIL/MG, Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais – FECON/MG,CIEMG/FIEMG, Associação Mineira de Supermercados (AMIS) Ex-consultor da COAD Editora de Publicações Periódicas Ltda.,IOB Informações Jurídicas Ltda., INFORMARE Editora de Publicações Periódicas Ltda. e realização de cursos in company para diversas empresas.

Data: 18/05/2015 - Segunda-feira

Local: Auditório da Acita – Av. Duque de Caxias, 810 – Esplanada da Estação

Horário: das 9h às 18h

Investimento: 
R$ 150,00 – Associados
R$ 190,00 – Não associados

Inscrições: Telefone – (31) 3831-2025 ou pelo e-mail: acita@acitaitabira.com.br

domingo, 17 de maio de 2015

Santa Bárabara - Audiência Pública discutirá Plano Municipal de Educação

Promovendo um encontro com a sociedade para a elaboração do PME, a Prefeitura traça as diretrizes educacionais para os próximos dez anos no município, e conta com a sua participação

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima quarta-feira, dia 20, a Audiência Pública do Plano Municipal de Educação (PME) e convida você a participar desta solenidade que acontecerá no auditório do Patronato, às 18 horas. 
 
Com a participação de representantes de segmentos das escolas municipais, estaduais, técnicas e Instituições Privadas, foi elaborado o documento base do PME. Na proposta, foram definidas 20 metas que devem ser cumpridas pelo município no próximo decênio, assegurando o avanço na política de atendimento educacional. 
 
O Plano Municipal de Educação busca contribuir com a constante qualificação da Gestão Municipal para o cumprimento do seu papel fundamental: garantir o direito ao aprendizado para cada uma das crianças, adolescentes, jovens e adultos no Município. As diretrizes do Plano foram debatidas, em um primeiro momento, na Pré Conferência, realizada em 2014. Participaram dela diversas instâncias da sociedade, lideranças locais, o Conselho Municipal de Educação (CME), professores, Poder Legislativo, Conselho tutelar, representantes de outras políticas do município (governo, planejamento, saúde, assistência social, esporte, cultura), pais e alunos. Na Pré Conferencia, foi instituída a Comissão de Acompanhamento, que tem a função de acompanhar e avaliar a execução das metas ao longo dos dez anos.
 
Para a construção deste documento foram promovidos vários encontros na Secretaria de Educação com a Equipe Técnica, Comissão de Acompanhamento e representantes de Instituições Educacionais. O objetivo foi discutir, analisar, fazer levantamento de dados e informações, estudos e registros da atual realidade da Educação municipal. Todo o processo foi orientado e acompanhando pela Superintendência de Informações Educacionais da Secretaria de Estado de Educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
 
Para que a população participe das discussões, a Prefeitura de Santa Bárbara disponibilizou o documento base do PME no Mural do seu site, no link: http://migre.me/pQfCF. Também no site da Prefeitura, até o dia 19 de maio, o cidadão terá a chance de contribuir com o PME, dando sugestões através do link:  http://migre.me/pQfDz. Dê sua opinião. Participe!
 
 
Plano Nacional de Educação (PNE)
 
O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que tramitou no Congresso Nacional durante quatro anos, estabelece 20 metas para serem cumpridas até 2023. Entre os objetivos estão ampliar o acesso desde a educação Infantil até o ensino superior, melhorar a qualidade de forma que os estudantes tenham o nível de conhecimento esperado para cada idade, e valorizar os professores com medidas que vão da formação ao salário dos docentes. A partir do momento em que o PNE foi sancionado, os estados e municípios tiveram o prazo de um ano para criar ou adaptar em consonância com as diretrizes e metas por ele estabelecidas.

Fundação Cultural publica edital para arrendamento do Bar Cultural no 41° Festival de Inverno de Itabira

No dia 28 de abril, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) publicou o edital do Bar Cultural do 41º Festival de Inverno de Itabira. O documento estabelece como os interessados poderão pleitear o arrendamento do espaço. As propostas devem ser enviadas pelo correio ou entregues pessoalmente na sede da Fundação Cultural até o dia 20 de maio, às 15h. Na mesma data, a partir das 15h05, os envelopes serão abertos e as propostas analisadas, segundo o critério da melhor técnica e do maior preço.
 
Para participar do processo, os interessados deverão ser pessoas jurídicas atuantes na área em questão, como restaurantes, bares, bufês e similares. A lista dos documentos a ser enviados encontra-se no edital, e a novidade deste ano será o Atestado de Visita Técnica.
 
 
REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS E ATESTADO DE VISITA TÉCNICA
 
Os proponentes deverão participar da reunião de esclarecimentos, no dia 18 de maio, às 10h, na Fazenda do Pontal. Na oportunidade, os licitantes poderão conhecer a área onde o Bar deverá funcionar, as instalações e as condições locais. Ao final da reunião, será fornecido o Atestado de Visita Técnica. Caso não possa participar pessoalmente da reunião, o licitante deverá nomear um representante via procuração.
 
 
SOBRE O BAR
 
Na edição 2015 do Festival de Inverno, o Bar funcionará entre os dias 9 e 25 de julho, sempre às quintas, sextas e sábados. Como nos últimos dois anos, a área a ser utilizada pelo vencedor da licitação se localiza na parte externa do subsolo da Fazenda do Pontal, no Bairro Campestre, ocupando cerca de 630m².
 
Sucesso de público nas últimas edições, o Bar promete ser, novamente, um ponto de encontro para os apreciadores da boa música. A intenção é que o palco do Bar do Festival receba nomes conhecidos da música itabirana e novos talentos da MPB.
 
Outras informações e o edital completo no link  http://fccda.mg.gov.br/index.php/noticias/1085-edital-bar-cultural-41-festival-de-inverno-de-itabira, ou pelo telefone 3835.2102.

Comunicado - Equipe da Farmácia Municipal passará por treinamento na quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS)/ Superintendência de Assistência Farmacêutica comunica que a equipe de servidores da Farmácia Municipal, localizada na av. João Pinheiro, passará por um treinamento interno, na tarde de quinta-feira (21). O objetivo da capacitação é melhorar, cada vez mais, a qualidade dos serviços prestados à população de Itabira.

Assim, nesse dia, a Farmácia Municipal estará fechada a partir das 13 horas. A SMS ressalta que a população não ficará sem assistência farmacêutica nesta data, uma vez que as demais farmácias do Município funcionarão normalmente. São elas: Farmácia de Minas (Fênix); farmácias dos PSF´s da Pedreira, Clóvis Alvim, Gabiroba de Baixo, Chapada, Senhora do Carmo e Ipoema; farmácia do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no Campestre, e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), na Vila Paciência. 

Os usuários que optarem por utilizar os serviços da Farmácia Municipal podem antecipar a busca pelos medicamentos. O atendimento será normalizado na sexta-feira (22), das 7h às 18h. A SMS pede a compreensão dos usuários e destaca a importância dos cursos e treinamentos para a qualificação dos servidores municipais, garantindo assim mais eficiência no serviço público.

Participação popular - Prefeitura elabora minuta do Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), elaborou a minuta do Plano Municipal de Educação (PME), com a participação de representantes de segmentos das escolas municipais, estaduais, técnicas, faculdades e universidades. Na proposta, foram definidas 14 metas que devem ser cumpridas pelo Município nos próximos 10 anos, buscando o avanço na política de atendimento educacional.
 
Toda a população deve participar da concepção do PME. Ele é a diretriz da educação municipal para a próxima década. A elaboração do PME envolve o levantamento de dados e informações, estudos, análises e consultas públicas. A participação popular é muito importante: o PME é de todos que moram na cidade, por isso, todas as necessidades educacionais da população devem constar no Plano.
 
Para que a população participe das discussões e possa opinar, o Governo Municipal disponibilizou a minuta do PME no site da Prefeitura de Itabira. Na página oficial, que estará disponível até o dia 15 para sugestões, o cidadão terá a chance de contribuir com o PME. Veja mais no link: http://www.itabira.mg.gov.br/portal/?page_id=31865
 
Na segunda-feira (18), das 8h às 16h, haverá uma audiência pública para discutir as metas e estratégias da minuta. O encontro, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), é aberto ao público. A participação de todos é muito importante para as discussões. Após a aprovação popular, o prefeito fará um Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara. Depois de votado, o PME deverá ser sancionado por Damon Lázaro de Sena, até junho deste ano. 

Depois do Élson Sá – Jorge “Chibanca” é o novo vereador do legislativo

Projeto em segredo - parlamentar garante que vai cumprir todas as promessas de campanha
 

O segundo suplente da coligação Jorge Lúcio Leão “Chibanca” [PPS] tomou posse como vereador na tarde de segunda – feira [11], desta semana no plenário da Câmara Municipal [CMI], na reunião de cerimônia de posse, que contou com todos os vereadores presentes, juntamente com a mesa diretoria da casa, sendo composta pelo presidente Solimar José da Silva [SDD], contando com a presença do vice – prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], Reginaldo Calixto de Oliveira [PMDB], que representou o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], devido a sua ausência, por motivo de viagem em Belo Horizonte – MG, para participar do evento da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais [AMIG], e os vereadores Marcela Cristina Lopes [PR] e o Líder de Governo Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV], que também se ausentaram para participar deste evento que aconteceu na capital.
Após a rápida passagem do vereador Élson Ferreira de Sá [PMDB], que foi empossado na tarde de segunda feira [04], depois de dois anos longe do legislativo, sendo derrotado nas urnas das últimas eleições de 2012, permanecendo como primeiro suplente da coligação, retornando na reunião de terça – feira [05] do dia seguinte, solicitando o requerimento que foi aprovado pelos vereadores do legislativo, permitindo a sua licença de seu cargo, retornando novamente a sua pasta composta na Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude [SMEL], sendo renomeado pelo Damon Sena na quarta - feira [06], da mesma semana, por meio do decreto publicado no diário oficial, abrindo a vaga para o Jorge Chibanca. Mantendo o cumprimento da sanção do artigo, na qual se encontra baseada na constituição, em vigor, através da Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais [TRE – MG].
No inicio da cerimonia de sua posse, Jorge Chibanca fez o juramento, para ser empossado oficialmente como vereador, utilizando a tribuna para falar dos seus projetos e das promessas de campanha voltadas às questões sociais do município, que entraram na pauta, de sua primeira reunião de terça – feira [12] do dia seguinte, do qual o Jorge Chibanca defendeu durante  todo o período eleitoral, quando foi candidato a vereador, disputando as eleições de 2008, pelo Partido dos Trabalhadores [PT], e em 2012, pelo Partido Popular Socialista [PPS], no qual ele é filiado atualmente, ficando como segundo suplente da coligação com 456 votos.
Além de o Jorge Chibanca estar acompanhado de sua esposa e seus filhos, e de seus familiares, durante a cerimônia de sua posse no legislativo. Ele também contou com a presença autoridades, secretários do governo Damon Sena, juntamente com os membros da mesa diretoria de seu partido que estavam presentes no evento. Antes de o Jorge Chibanca ser empossado vereador, durante a sua visita nas dependências do legislativo, em sua conversa com a imprensa, durante a sessão plenária na reunião de terça – feira [22] do mês passado, Jorge Chibanca tinha afirmado que tinha existência dos projetos que seriam colocados em prática na casa para votação na sessão plenária, sendo mantidos em segredo, antes do dia de sua posse.
Em entrevista a imprensa após ser empossado oficialmente vereador, depois de dois anos como segundo suplente, Jorge Chibanca afirmou que pretende cumprir todas as suas promessas de campanha voltadas nas situações mais críticas na saúde, educação, segurança e trânsito. Da qual em que ele defendeu essas bandeiras durante o período eleitoral das eleições 2008 e 2012. Em seu pronunciamento na tribuna, Jorge chibanca declarou que “o vereador sozinho não faz nada”, durante a cerimonia de sua posse, sabendo que a função do vereador é atuar como parlamentar, elaborando e aprovando projetos que são encaminhados pelo Damon Sena, para serem pautados na casa, durante a sessão ordinária no legislativo que acontece semanalmente todas as terças - feiras. “Eu creio que eu vou ter autoridade na casa para que a gente possa trabalhar, para buscar benefícios na geração de recursos para a cidade, contando com os meus amigos e parceiros que estão comigo desde a minha primeira candidatura. E eu estou aqui para somar! Fazendo o melhor para aproximar a população das ações.[...] E temos vários projetos para entrar na pauta, para serem aprovados na casa, possibilitando o que é melhor para o município”, destacou.
Ao ser questionado novamente sobre os projetos que serão pautados no legislativo, durante a sua gestão na casa, Jorge Chibanca preferiu manter novamente no mais absoluto sigilo, afirmando que são projetos voltados para saúde, educação, segurança e trânsito. Sem entrar em detalhe sobre os projetos que ele pretende colocar em prática, durante o seu mandato, pretendendo a ser candidato à reeleição. “Então, a gente tem vários projetos, e sabendo que não consegue aprovar todos. E a gente vai lutar no que for melhor para a nossa população, e vamos discutir para colocar os assuntos na mesa, referentes aos projetos que vão ser pautados na casa, para que dê tudo certo”, resumiu.
Assim que o ex-vereador Geraldo Martins da Costa “Lado de Dona Dudu”, se licenciou de seu cargo na tarde de terça - feira [22], do mês passado, retornando a Empresa Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], depois de 29 anos longe da empresa, sendo um dos primeiros funcionários da autarquia, ainda no Governo do Jose Maurício Silva [PMDB], na gestão 1983/1988, desde a sua inauguração. Jorge Chibanca também se licencia da função de encarregado de obras no setor da construção civil da Itaurb, da qual ficou desativada por 12 anos, entre os governos de Ronaldo Lage Magalhães [PTB] na gestão 2001/2004 e João Izael Querino Coelho [PSL] nas gestões 2005/2008 e 2009/2012, e em seguida, a unidade da autarquia foi reativado pelo Damon de Sena em 2013, no seu primeiro ano de gestão, depois de ser empossado prefeito desta cidade. 

sábado, 16 de maio de 2015

João Monlevade - CREAS realiza caminhada no próximo dia 18

A Prefeitura de Monlevade, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizará na próxima segunda-feira (18), uma caminhada em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 
A concentração terá início às 8h30, do Hiper Comercial Monlevade, com saída às 9h, e segue até a Praça Sete.
 
A caminhada faz parte de uma série de ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, visando manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos das crianças e adolescentes.
 
Na terça-feira (19), também será realizada uma blitz na BR-381, parando todos os caminhoneiros, com o apoio da Polícia Rodoviária, para divulgação sobre o  combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, que é muito grande nas rodovias.
 
 
A história do dia 18 de maio
 
Em 1973, um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória/ES, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Anos depois houve uma grande mobilização na Bahia, quando surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, tendo sido o projeto sancionado em maio de 2000, pela Lei 9.970/2000.
 
A campanha tem como símbolo uma flor, como lembrança de um dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

33ª Expoita 2015 – “Quem vai fazer a festa?” Presidente do CDL ainda não sabe se o Damon vai continuar com a parceria que “deu certo”

Nova crise mundial – Maurício da “Cor & Tom” não sabe se vai realizar o evento neste ano


Aline Barros na 32ª Expoita de 2014 (Foto/Ascon Ita/Arquivo/Divulgação)
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas [CDL], Mauricio Henrique Martins “Maurício da Cor & Tom”, não sabe se ainda vai realizar 33ª Exposição Agropecuária de Itabira [Expoíta], que anualmente acontece no Parque de Exposições do Virgílio Jose Gazire, em agosto deste ano, devido à nova crise mundial, com a queda do preço do minério que se encontra em baixa, em que o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] anunciou em sua entrevista coletiva no mês passado, priorizando a redução de gastos nos eventos que ocorrem anualmente na cidade. Depois de ter realizado grandes eventos voltados para as instituições de todos os segmentos, através de lucros e alimentos não perecíveis que foram arrecadados nas vendas de ingressos, sendo repassados para as demais instituições, na qual se encontram lotados na cidade, durante a cerimonia de entrega que foi realizado numa ação de parceria entre a Prefeitura e a CDL, nas edições anteriores da expoíta que aconteceram desde a primeira gestão do governo Damon Sena, que tinha anunciado recentemente em sua entrevistacoletiva, que iria fazer a redução gastos nos eventos que acontecem anualmente na cidade.
 
Maurício da "Cor & Tom" (Foto/Acom CDL/Arquivo/Divulgação)
Antes de o Damon Sena fazer o anúncio da redução de gastos, em sua entrevista coletiva. Mauricio Martins conversou com a imprensa, afirmando que o Damon Sena tinha garantido que iria manter a parceria com a entidade, através de seu discurso, durante a cerimonia de posse da sua nova mesa diretoria do CDL, que foi empossada recentemente para a gestão 2015/2018. Ainda Mauricio Martins afirmou que fez reunião por duas vezes sobre a continuidade do trabalho de ação de parceria entra a prefeitura e a instituição, com o Secretario de Agricultura e Abastecimento [SMAA], Geraldo Roberto Ferreira da Silva “Geraldo Véio”, na época em que ele respondia por esta pasta, sendo exonerado de seu cargo recentemente, durante a reforma administrativa ocorrido no mês passado, para assumir a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano [SMDU], na qual ele exerce a função atualmente, tendo a sua pasta fundida com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento [SMAAA], da qual a pasta é composta e representada pelo Nivaldo Ferreira dos Santos, antes de sua fusão ser decretada pelo Damon Sena.
Mesmo com o surgimento da nova crise, Mauricio Martins ainda falou sobre inicio do trabalho de parceria entre a prefeitura e a CDL, na qual se encontra mantida até o momento, afirmando que ainda não houve a reposta por parte do Damon Sena, através de seu secretário Nivaldo Ferreira. E ainda Maurício Martins afirmou que o Damon Sena não pretende reduzir o tamanho da grade da programação do evento, para não perder a qualidade da festa, que acontece atualmente todos os anos, sabendo que o valor tem que ser repassado a entidade, para fazer os devidos investimentos durante o evento na cidade, após a aprovação dos vereadores na Câmara Municipal [CMI], por meio de um projeto encaminhado pelo Damon Sena, para que possa ser discutida a melhor situação diante da nova crise mundial, que está se alastrando por todo o canto deste mundo. ”Ainda nos não tivemos uma resposta do Damon Sena dizendo que a CDL não fara parceria, e tivemos uma conversa com ele, antes da posse, juntamente com mesa diretoria, que a instituição fará o evento, estando com a parceria mantida até o momento, e a gente entende que sim! Ou ao contrário se o Damon Sena disser: ‘que não vai ser a mais a CDL!’ Se caso tiver algum motivo de ele querer voltar a sua palavra, e a gente vai entender que não somos nós! E até o momento nos continuamos em parceria conjunta com a prefeitura, por enquanto. E se o Damon Sena quiser realmente que a gente continue nesta parceria para realizar 33ª Expoíta deste ano, faremos o evento melhor do que o ano passado. Mesmo apesar da crise mundial, o Damon Sena disse no dia nossa posse na sede da entidade que não pretende reduzir o tamanho da festa, caso se o Damon Sena reduzir o custo do evento, e se não for realmente à gente, mesmo diante da crise mundial, nós não vamos brigar por esse motivo, sabendo que o direito é dele de decidir de quem vai fazer a festa?”, explicou. 
Ao ser questionado sobre a possibilidade de um processo licitatório ou de uma possível escolha da contratação de um empresário particular de outra cidade para prestação de serviço, na realização da 33ª Expoíta, havendo a possibilidade de firmar a parceria com a CDL, Juntamente  com a empresa contratada para este evento. Maurício Martins descarta a possibilidade da existência do processo de licitação na prefeitura, sabendo que a entidade vai promover o evento no parque de exposições, ainda estando de pé à parceria com o Damon Sena em promover a 33ª Expoíta, que será realizado ainda em agosto deste ano, e ele garante que está trabalhando com a hipótese de realizar o evento, com o trabalho já adiantado para os ajustes finais na realização da festa que acontece todo o ano na cidade.

Maurício Martins afirmou que ainda existe o processo de licitação interna entre a entidade, na qual preside em união com a sua mesa diretoria, na contratação de prestação de serviços de estruturas de som, luz, palco e segurança. Garantindo, comodidade segurança e conforto ao publico pagante que vão prestigiar o evento, do qual os serviços de estrutura se encontram em análise de contratação interna, para serem instaladas nas dependências do parque de exposições, durante a programação da 33ª Expoíta, não havendo nenhuma parceria com o empresário de outra cidade, se houver o processo de licitação, se caso Damon Sena mudar de ideia. “É muito complicado! E a gente não sabe se tem a existência dessa licitação ou não, e nem ouviu falar! E estamos trabalhando com essa hipótese de realizar a 33ª expoíta, e inclusive já temos o trabalho adiantado, sobre o processo de licitação interna sobre as instalações das estruturas no parque de exposições, que estamos providenciando. E a gente não trabalha com alguma hipótese de processo licitatório, e se isso acontecer, nós não podemos fazer essa parceria com o empresário que a gente nunca viu. E nós abrimos mão de fazer bem feito, com as mãos da CDL, e não com as mãos do empresário fora da cidade, e não vamos colocar a entidade em risco com mais de 45 anos de existência, que tem um grande respeito dos lojistas e da população para acreditar no empresário que vem de uma festa, em que a gente nunca ouviu falar dele, e não há possiblidade serem parceiros”, concluiu.

Vendedores ambulantes - Presidente da CDL reclama da falta de fiscalização na cidade

Maurício da "Cor & Tom" (Foto/Acom CDL)
Durante a reunião sobre a prestação de serviços que aconteceu na manhã de terça feira [12], desta semana, no auditório da sede da entidade, Maurício Martins tratou de diversos assuntos relacionados na cidade sobre a circulação de vendedores ambulantes que circulam nos centros comerciais do centro da cidade principalmente nas avenidas Mauro Ribeiro Lage e João Pinheiro, e ainda um dos representantes da mesa diretoria da Associação dos Vendedores Ambulantes e Barraqueiros de Itabira [AVABI], que esteve presente na reunião, e ele sugeriu que o Prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], tem que realizar o concurso público para a abertura de vagas na contratação de mais fiscais, para o enquadramento na seção de posturas, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano [SMDU], para que a fiscalização seja ágil como mais rigor, evitando que a circulação de vendedores ambulantes que se encontram na cidade, continue circulando em áreas comerciais.

Em entrevista a imprensa, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas [CDL], Mauricio Henrique Martins “Maurício da Cor & Tom”, esclareceu que fez o pedido de protocolo, relatando detalhadamente no oficio com todas as fotos comprovando o flagrante destes vendedores ambulantes que se encontram em circulação irregularmente, em áreas comerciais da cidade, solicitando a retirada e apreensão de mercadorias, sem obter autorização sequer, mediante com pagamento de taxas, para expedição do alvará de funcionamento.
Causando um grande desrespeito com os diversos estabelecimentos comerciais, que se encontram lotados na cidade, da qual o oficio foi enviado ao Damon Sena, através do Jader Tulio Cristiano Magalhães, que respondia pela pasta da secretaria, sendo exonerado do cargo recentemente, e retornando ao cargo de fiscal de posturas, onde o Jader Magalhães é concursado, e sendo substituído pelo Geraldo Roberto Ferreira da Silva “Geraldo Véio”, que também foi exonerado de seu cargo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento [SMAA], tendo a sua pasta fundida com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento [SMAAA], da qual a pasta é composta e representada pelo Nivaldo Ferreira dos Santos, antes de Damon Sena anunciar o decreto da fusão das pastas que foram compostas nas secretarias lotadas na prefeitura, durante a reforma administrativa ocorrido no mês passado.
Ainda Maurício Martins reclamou dos Caminhões de frutas, panelas, redes e moveis que se encontram em circulação e expostos nas praças e estacionamentos das áreas centrais cidade, sem pagar impostos sequer, como os demais comerciantes contribuem, através de pagamento dos impostos, mantendo os encargos sociais do seu estabelecimento e de seus funcionários. “E eu não sei até que ponto está organizado, não havendo legalização para poder colocar o caminhão na rua para o comércio de mercadorias. No outro dia eu presenciei um caminhão clandestino vendendo panelas, em frente à loja [Louças Brasil] no início da avenida [João Pinheiro], que é um estabelecimento comercial da cidade, no comercio de panelas de todas as espécies, e é essa questão que a gente está discutindo também!”, relatou.      

Balada Sertaneja - Presidente do CDL reclama da desorganização e o desrespeito com o público Itabirano

Sem espaço – Comerciantes revoltados são impedidos de trabalhar no parque de exposições

 
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas [CDL], Mauricio Henrique Martins “Mauricio da Cor & Tom”, se reuniu na manha de terça – feira [12], desta semana, no auditório da sede com os órgãos de imprensa, juntamente com os comerciantes e empresários, contando com a presença dos representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes e Barraqueiros de Itabira [AVABI], e com o coordenador Comissariado da Infância e Juventude [CIJ], Edson do Carmo Taveira “Edinho Karatê”. Ainda contando com a participação do presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [Acita], Marco Aurélio Garcia Matos, e do Vereador e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor [CDC], José Luiz Ferreira dos Santos “Palhaço Batatinha” [PSDB], que reforçaram o encontro com o Maurício Martins para discutir e reclamar das irregularidades que aconteceram durante a “Balada Sertaneja” que contou com a presença dos cantores e duplas sertanejas: Luan Santana, Cristiano Araújo, Erick Monteiro, Victor e Fabiano, Tarso e Thales e Rafael Tchor. Do qual o evento aconteceu no último final de semana em Itabira, gerando um grande e o total desrespeito com os comerciantes, barraqueiros e com o público pagante durante o evento ocorrido no inicio deste mês, durante o final de semana de sexta – feira [01] e sábado [2], no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, sendo que o evento organizado foi promovido pelo empresário João Wellington, de Belo Horizonte – Mg.
Maurício da "Cor & Tom" (Foto/Acom CDL/Arquivo) 
A principal reclamação feita por eles é a falta de espaço aos barraqueiros e também a falta de contratação de empresas Itabiranas para a realização do evento. Segundo o presidente da CDL, Maurício Henrique Martins, os produtores do evento não usaram nenhuma mão de obra Itabirana. “Até o gelo para as bebidas, eles já trouxeram”, reclamou o representante do comércio Itabirano. “Tivemos manifestação de vários empresários da cidade durante a reunião, eles estão indignados, dizendo que os produtores do evento não compraram nem o gelo que foi usado, aqui na cidade. Ele [João Wellington] deixou uma indignação muito grande nas pessoas.  Trouxeram um show, em um parque público, da população e não gerou nenhuma renda na cidade, realmente é muito frustrante isso”, reclamou.
Na portaria do parque de exposições, não havia nem sequer a circulação dos ônibus de transporte coletivo da empresa Cisne/Pássaro Verde, permitindo a linha especial, aos seus usuários que necessitavam da condução, para fazer os devidos trajetos às suas residências depois do show, se deslocando entre os bairros de sua origem, durante e depois do evento, sendo que os usuários foram obrigados a buscar outros meios de transporte [van, táxi e moto-táxi], do que sair andando a pé por ai. E mesmo não havendo a circulação dos ônibus de transporte coletivo da empresa, permitindo a linha especial no local do evento, o João Wellington nem preocupou em saber de fazer a solicitação da circulação destes veículos, junto ao Departamento de Transporte e Trânsito de Itabira [Transita], por meio de ofício por escrito para garantir o conforto e a segurança de seus passageiros, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública [SMOP]. Ainda causando poluição sonora com os próprios carros de som que estava circulando na cidade, antecipando divulgação da programação “Balada Sertaneja”, sendo nove Pik– up´s, da marca “Fiat Strada”, pertencente ao João Wellington, adesivado com a sua própria logomarca, na qual se encontrava em circulação, sem ser notificado pelos fiscais de posturas, por meio dos agentes da Transita e da Policia Militar [PM], como foi discutido durante a reunião pelo Mauricio Martins na CDL.
 
Além de não haver os ônibus de transporte coletivo, circulando ao redor das portarias principais do parque de exposições, garantindo a condução e o deslocamento dos usuários que estiveram presentes no show, durante o evento, sendo que o João Wellington que disponibilizou o transporte próprio, para fazer o trajeto desses usuários, que estiveram no evento, sofrendo enormes transtornos aos atrasos das apresentações dos artistas de subirem no palco, do local do evento, que estava marcado as 21:00 Hs, no primeiro dia da programação da “Balada Sertaneja”, ocorrido na sexta – feira [01]. Principalmente, o cantor Luan Santana que veio pela segunda vez na cidade para se apresentar por volta das 04:00 Hs da manhã, de sexta –feira [01] pra sábado [02], no parque de exposições, devido ao motivo de ter se apresentado em outra cidade fora do estado de Minas Gerais, percorrendo há 227 Km, em seu próprio ônibus, com destino a cidade, gerando atrasos, causando desrespeito ao público pagante,  ao se apresentar no local.   

Mauricio Martins ainda foi informado totalmente sobre o fato ocorrido, durante a “Balada Sertaneja”, que aconteceu no parque de exposições, fazendo a questão de reclamar sobre a desordem no local, com alguns comerciantes associados e com os demais representantes das demais entidades voltadas ao setor do comércio e empresarial que estiveram presentes na reunião, sobre os produtos alimentícios como bebidas, mantimentos e gelo e entre outros, do qual não foram adquiridos no comércio local, por motivo dos barraqueiros de outra cidade que se instalaram nas praças de alimentação das demais e diversas dependências do parque de exposições, para o comércio de bebidas, e gêneros alimentícios, que vieram com as mercadorias já adquiridas fora do município. Além destas reclamações, segundo Maurício Martins a CDL recebeu denuncias dos próprios empresários e também de um vereador, que o produtor do evento não teria realizado o pagamento da taxa de aluguel do parque de exposições. De acordo com ele esta denuncia serão apuradas.  “Um vereador [Sem citar o nome] falou e houve algumas denuncias também de que o produtor não pagou a taxa obrigatória de aluguel do Parque de Exposições, que é algo em torno dos R$ 6 mil. Isso também será apurado e se não pagou, ele terá que pagar, porque o município é obrigado a cobrar essa taxa”, declarou.
Os catadores materiais recicláveis da cidade foram impedidos de fazer o recolhimento das latas de cervejas e refrigerantes que foram jogadas no chão, por todo o canto do local do evento ocorrido no parque de exposições, sendo o João Wellington que trouxe os catadores dele, para fazer o serviço de recolhimento destes resíduos, beneficiando a si próprio, sabendo que a prioridade era dos catadores da cidade para fazer recolhimento destes resíduos que foram consumidos durante o evento. Além dessas desordens o corrido durante a “Balada Sertaneja” que aconteceu durante o final de semana, em pleno feriado do dia do trabalhador, o João Wellington levou toda a economia que foi circulada na cidade durante o evento, e ainda possuindo diversas reclamações no site“Reclame Aqui”, por parte de seus consumidores que adquiriram os ingressos em outros eventos fora da cidade, que foram realizados, sendo que ainda não tiveram os seus valores ressarcidos. Ainda o João Wellington usa o nome de “VEC PRODUCOES E EVENTOS EIRELI - EPP”, na razão social de sua empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas [CNPJ], sendo registrado na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais [JUCEMG], da qual a empresa é registrada em nome de outra pessoa, se passando por laranja em seus devidos documentos, sendo suspeito na sonegação fiscal do Imposto de Renda [IR], através da Receita Federal [RF], decretando falência, assim, evitando pagar à custa processual aos demais credores e fornecedores, na qual se encontram em tramite judicial nesta situação. E o João Wellington também é proprietário da empresa “Margem Produções”, que também promove shows e eventos artísticos, sendo a sua segunda empresa no ramo de promotor de eventos. Depois de ouvir as reclamações dos empresários, comerciantes e barraqueiros, Maurício Martins informou que apresentará às demandas ao  prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] e fará uma visita na Câmara Municipal na próxima terça-feira [19] para tratar deste assunto.  “Vamos tentar conversar com o Damon Sena e ver o que poderá ser feito. Vou usar a tribuna da Câmara na próxima terça-feira para cobrar e pedir o apoio dos vereadores nesta causa. O comerciante Itabirano precisa destas oportunidades, precisam ser beneficiados com estes grandes eventos que ocorrem no município. Não dá para deixar tudo na mão de forasteiros”, reiterou. 
No final da reunião, Mauricio Martins conversou com a imprensa, avaliando que a reunião foi muito surpreendente do que o esperado, com a presença de representantes voltados ao setor do comercio logístico e empresarial. “Nós tivemos vários representantes de entidades de diversos setores, evolvendo empresas constituídas aqui na cidade, que é uma reunião que defende o interesse não somente dos lojistas, independente do comerciante ser associado ou não, é o nosso compromisso de interesse de defender! Por que a gente defendendo o comércio local, vai gerar emprego e renda na nossa cidade! E nesse sentido eu fui muito importante essa reunião, ter sido surpreendente”, destacou.
 
Vereador reclama do atraso dos shows na exposição
Vereador Lúcio Mauro Carteiro (Foto/Tatiana Santos/DeFato/Arquivo)
Na semana passada o vereador Lúcio Mauro Dias [PSC], também reclamou na tarde de terça – feira [05], da semana passada, durante a reunião ordinária no plenário da Câmara Municipal [CMI], antes de o Mauricio Martins discutir esse assunto, com os comerciantes associados e representantes da associação de barraqueiros, durante a reunião na sede do CDL, sobre a falta de respeito com o publico pagante, durante a Balada Sertaneja no parque de exposições, durante o feriado do dia do trabalhador, na sexta - feira [1], e no sábado [2], durante o final de semana.
 
Durante a reunião ordinária na casa, Lúcio Mauro falou que foi uma grande falta de respeito com o público pagante, que estiveram presentes no parque de exposições, durante os dois dias de programação da Balada Sertaneja que foi promovido pelo empresário João Wellington, que foi alvo de discussão durante a sessão ordinária, no plenário da Câmara, da semana passada.
 
Segundo o Lúcio Mauro, ele recebeu diversas reclamações do público que estiveram presentes, durante os dois dias de programação da “Balada Sertaneja”, considerando como desrespeito com os itabiranos, por ter feito as apresentações dos artistas por volta das 4:00 Hs da manhã, de sexta para sábado. Mesmo não estando lá no local do evento, Lúcio Mauro afirmou que recebeu diversas reclamações do público que estiveram no parque de exposições, caracterizando como ato de desrespeito com o público pagante, que estiveram presentes no show passando por esse transtorno causado, durante o primeiro dia da programação da “Balada Sertaneja”, principalmente com o cantor Luan Santana que se apresentou no parque de exposições neste horário. “Eu recebi várias reclamações dos eleitores que tiveram no show, que aconteceu no parque de exposições, e diante dessas informações eu caracterizei como ato de desrespeito com o cidadão Itabirano, por motivo de começar as apresentações dos artistas por volta das 4:00 Hs da manhã, mas não foi poucas pessoas que reclamaram comigo”, explicou.

Ainda Lúcio Mauro afirmou que recebeu várias ligações de seus eleitores em seu celular, e ele pretende acionar o Secretário de Meio Ambiente, e Agricultura e Abastecimento [SMAAA], Nivaldo Ferreira dos Santos, que é responsável pela administração do parque de exposições, para prestar esclarecimento, através do requerimento que será solicitado pelo Lúcio Mauro, sendo aprovado pelos vereadores o comparecimento do Nivaldo Ferreira na Câmara, para prestar o esclarecimento sobre o acontecimento ocorrido, durante a programação da “Balada Sertaneja” que aconteceu no parque de exposições, no inicio deste mês. “Eu vou solicitar a Secretaria de Agricultura, para prestar o esclarecimento. Então eu vou fazer a carta solicitando os esclarecimentos e que isso não aconteça novamente, por que é um desrespeito com o cidadão Itabirano”, acrescentou.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Circuito Bairros: contação de histórias, circo, dança e música no Morro Santo Antônio

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) realiza no dia 17 de maio (domingo) a terceira edição do projeto Circuito Bairros, em 2015. Dessa vez é a comunidade quilombola do Morro Santo Antônio que receberá as atrações que integram a programação. Assim, a partir das 13h, a Associação de Bairro será palco de diversas atrações e atividades para públicos de todas as idades. 

Por meio do projeto, a FCCDA pretende “invadir” os bairros itabiranos e promover uma programação recheada de cultura e atividades artísticas. Essa ação visa descentralizar a produção cultural no município e valorizar a efervescência originada nos bairros mais afastados do centro da cidade.

Um das atividades do Circuito Bairros é o projeto BibliotecaMinha, da Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto. O projeto fomenta o interesse pela literatura e faz com que crianças e adultos tenham contato direto com livros de seu acervo, além de participarem de oficinas de artes.

Para a criançada, uma divertida sessão de contação de histórias é comandada pelos integrantes da Trupe Maria Farinha, de Belo Horizonte. Recheada de poesia, a apresentação do grupo compartilha livros, histórias e boas músicas. Depois, será a vez de o Circo Escola Vira Volta, também de Belo Horizonte, mostrar a magia circense com seus palhaços e malabaristas.

Encerrando a programação, o projeto Itabiranos em Cena dá destaque aos músicos locais. O grupo Samba de Roda mostra que os mineiros também entendem de samba e comanda um show animado. Já o rapper N22, morador do Morro Santo Antônio, recebe convidados especiais.
Outas informações pelo site www.fccda.mg.gov.br ou pelo telefone 3835-2102.