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quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Após as demissões – Para evitar o acúmulo de função na delegacia! Damon volta atrás e coloca estagiários no lugar dos servidores comissionados que foram dispensados

Que alívio! Delegado esclarece que o atendimento ao público será normalizado


Dr. Paulo Tavares concede a coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo de Oliveira/Arquivo/Divulgação) 
O Delegado da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil [DRPC] de Itabira, Dr. Paulo Tavares Neto reuniu com a imprensa na sede da Delegacia de Trânsito na tarde desta terça – feira [20], para dar todos os esclarecimentos sobre a readmissão de alguns servidores públicos comissionados do Conservo Serviços Gerais [CONSERVO], que foram demitidos dentro do pacote de medidas de austeridade que engloba a reforma administrativa e o estado de calamidade financeira que foi decretado pelo prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], devido à crise mundial e a queda do preço do minério que se encontra em baixa no mercado. E ainda no início da entrevista coletiva, o Dr. Paulo Tavares lamentou sobre a situação econômica mundial que está se alastrando no Brasil e no mundo.
No início da entrevista coletiva, Dr. Paulo Tavares explicou que existe um convênio firmado com a prefeitura desde mandato do ex - prefeito Olímpio Pires Guerra [Lí] “In Memoriam” [PDT], na gestão 1993/1996, em que os servidores comissionados prestam um excelente serviço de qualidade no atendimento ao público nas seções desde “Cartório”; “Registro e licenciamento”, e liberação de veículos apreendidos, e expedição de Certificado e Registro de Licenciamento Veicular [CRLV], Certificado de Registro de Veículos [CRV], Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores [IPVA], Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres [DPVAT], que é conhecido como “Seguro Obrigatório”; “Habilitação”, onde são expedidas todas as taxas que são vinculadas a Carteira Nacional de Habilitação [CNH], e expedição do Boletim de Resumo [BR], para a realização de exames médicos e psicotécnico na obtenção da Permissão Para Dirigir [PPD]; Identificação, para emissão de taxas de expedição da Carteira de Identidade [CI], e retirada gratuita do Atestado de Bons Antecedentes Criminais [ABAC], para admissão do trabalhador nas empresas de grande porte de Carteira de Trabalho e Previdência Social [CTPS] assinada. E todos e esses demais serviços prestados para as emissões e expedições de demais documentos que são vinculados nestes setores [citados acima], que são totalmente pagos através de taxas de Documento de Arrecadação Estadual [DAE], que são emitidos pela própria Delegacia [ou pela internet], onde facilitava serviço de mão de obra da Secretaria do Estado de Segurança Pública de Minas Gerais [SSPMG], e também evitando o grande acúmulo de funções na delegacia de transito, que é vinculada a 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Itabira, impossibilitando todas as demandas da unidade do estado, em que o Dr. Paulo Tavares já previa todas e essas a reduções de gastos em que o Damon Sena vem fazendo desde setembro do ano passado, após o decreto do estado de calamidade financeira na cidade. “No ano de crise, a gente tem que fazer alguns contingenciamentos, e nós temos um convenio com a prefeitura [de Itabira], que prevê a cessão de alguns servidores comissionados, e infelizmente por contingenciamento também da própria prefeitura [de Itabira], esse número de funcionários teve que ser reduzido [...]”, lamentou.  
Damon Sena durante a coletiva de imprensa na semana passada (Foto/Ronniel Nascimento/Arquivo)
Depois que o Damon Sena anunciou a “Reforma Administrativa” em sua entrevista coletiva que foi concedida em abril do ano passado, e sendo que em setembro do mesmo ano, a assessoria de comunicação da prefeitura encaminhou a nota para os demais órgãos de imprensa sobre o decreto do “Estado de Calamidade Financeira”, prevendo mais redução de gastos, que começou nas demissões dos servidores comissionados do Conservo, que dentre 80 funcionários que foram demitidos da empresa com o salário mínimo equivalente no valor de R$ 880,00 que gerou uma economia no valor de algo em torno de R$ 70.400,00 nos cofres públicos do município, e priorizando mais investimentos na saúde e educação, do qual o Damon Sena anunciou mais corte de gastos, durante a coletiva de imprensa que aconteceu na tarde de segunda – feira [11], da semana passada.

Ainda no início da entrevista coletiva, Dr. Paulo Tavares afirmou que não vai intervir no processo da reforma administrativa e do estado de calamidade financeira, em que o Damon Sena decretou no ano passado, visando o corte de gastos e custeios nos cofres públicos. E ainda Dr. Paulo Tavares confirmou que o Damon Sena voltou atrás sobre a devida situação, e esclareceu que vai continuar mantendo o convenio que foi firmado desde o governo “Lí” Guerra, para manter o total suporte no atendimento ao público, e evitando o acúmulo de funções para os seus demais funcionários, que se encontram lotados na delegacia, e sabendo que o Damon Sena vai continuar normalmente com as demissões de servidores comissionados do Conservo e das demais contratadas, que prestam serviços para a prefeitura. E o Dr. Paulo Tavares ainda deu todas as garantias sobre a readmissão de alguns servidores comissionados e mais novos estagiários, que serão substituídos pelos demais servidores comissionados, que foram demitidos desde setembro do ano passado. “Eu não posso entrar no mérito com relação sobre o problema financeiro da prefeitura [de Itabira], e eu sei que existe! Então nós devemos fazer as devidas adequações. E a prefeitura [de Itabira] vai continuar com o nosso convenio, e apesar de número de redução de funcionários [...]”, esclareceu.      
De acordo com o Dr. Paulo Tavares, as readmissões de alguns servidores comissionados e das contratações de novos estagiários que serão recompostos no lugar dos funcionários da prefeitura, que serão escolhidos a dedos por ele próprio, por meio de um processo seletivo interno na delegacia, sabendo que os estagiários enfrentarão muitas dificuldades no atendimento ao público até se adaptar com o ritmo no ambiente de trabalho para a prestação de serviços para a população evitando desfalque de funcionários na repartição publica estadual que se encontra lotada na cidade ao longo dos anos, prestando serviços para a população do município, e sabendo que os estagiários terão problemas pela frente. “É justo que essa troca e essa readaptação não são rápidas, e não é objetiva, e até o porquê o estagiário que chega em seu novo ambiente de trabalho demanda um tempo para aprender o serviço para poder se adequar na nossa rotina de trabalho, e então nós vamos ter dificuldades e problemas”, explicou.          

Ainda de acordo com o Dr. Paulo Tavares, que está à frente da Polícia Civil [PC] há mais de uma década, ele vai fazer todo o possível e o impossível para manter o atendimento a população da cidade normalmente. E o Dr. Paulo Tavares ainda garantiu que se depender dele, e estando ao seu alcance, e fazendo com o atendimento seja dentro do possível e o impossível, e ele ainda conta com o apoio e a garantia que foi dada pela prefeitura para colocar os estagiários no lugar dos servidores comissionados dentro do mais rápido possível, e evitando o acúmulo de funções na delegacia, para não passar por esse transtorno e com a devida falta de funcionários da prefeitura, e garantindo o convênio no acordo firmado entre a delegacia e o município para não causar o rompimento dessa parceria sem deixar que a população saia prejudicado com esta situação que vem acontecendo desde setembro do ano passado, depois que o Damon Sena decretou o estado de calamidade financeira na cidade, e sendo que os estagiários terão que passar por todos os diversos treinamentos capacitados para se adequar com as rotinas de trabalho que são demandadas diariamente pela delegacia na agilidade ao atendimento a população com toda a maior rapidez, segurança e eficaz, e dentro do menor tempo e na medida do possível para não causar os maiores transtornos com a população, que necessitam deste serviço na cidade, de forma mais do que transparente. “No que depender de nós, estaremos com todas as nossas forças para que a população não seja penalizada por esta mudança que nós vamos passar nos próximos dias [...] E vamos funcionar normalmente dentro das nossas possibilidades [...] Tem a promessa da prefeitura que é a substituição dos servidores comissionados pelos estagiários que será feita no menor espaço de tempo possível para que nós possamos iniciar o trabalho de treinamento e capacitação desses estagiários [...]”, garantiu. 
Ao ser questionado sobre os processos seletivos que serão feitos para as novas contratações dos estagiários que serão substituídos pelos servidores comissionados que foram dispensados desde setembro do ano passado, Dr. Paulo Tavares ainda esclareceu que quando houve as primeiras demissões dos servidores comissionados, para as contenções de despesas que são um dos pacotes de medidas de austeridade que foi anunciado pelo Damon Sena, em sua reforma administrativa e no estado de calamidade financeira que foram decretados no ano passado, e informando que todos os processos sobre as contratações dos estagiários serão feitas somente pela prefeitura, e sem nenhuma intervenção da delegacia para as devidas contratações dos estagiários, sabendo que os processos de contratações são de interesse interno da prefeitura. E somente no ano passado, foram demitidos 22 servidores comissionados inicialmente em setembro do ano passado, que totalizou 80 demissões de servidores comissionados da prefeitura para ser recompostos por estagiários até o momento, e sendo que quatro estagiários foram notificados, por meio do contato telefônico pela prefeitura para se apresentar para participar do processo seletivo, sabendo que vai ter um enorme problema no começo da contratação desses novos estagiários que irão ocupar as vagas na delegacia, devido às férias escolares, sabendo que o Dr. Paulo Tavares terá que aguardar até a primeira semana de fevereiro deste ano para ter a certeza da quantidade total de estagiários que serão disponibilizados para a realização do processo seletivo.          .
Para entender melhor - A prefeitura encaminha todos os candidatos para as vagas de estágio em suas funções especificas na delegacia, e o Dr. Paulo Tavares convoca uma reunião com os candidatos que serão encaminhados pela prefeitura, para a realização do processo seletivo para a contratação dos novos estagiários, com a utilização da mesma prática na seleção da contratação dos servidores comissionados anteriormente. E ainda o Dr. Paulo Tavares contou para os repórteres que estiveram presentes na coletiva de imprensa, e esclareceu que a prefeitura possui um banco de dados de todos os estagiários com os seus currículos que foram entregues no local, para concorrer às vagas específicas na delegacia, e dentro das conformidades com o exercício das suas funções que também se encontram lotadas na delegacia. “E assim que há necessidade da demanda, a prefeitura utiliza todos esses candidatos, e é repassado todas as relações dos candidatos para mim, que concorrem as vagas de estagiário [...], e vendo no que vai atender melhor [...]”, contou.

Sobre a carteira de identidade - As emissões das carteiras de identidade que ficaram paralisadas na semana passada no setor de identificação da delegacia de trânsito, o Dr. Paulo Tavares ainda informou que não tem nada haver com a falta de servidores comissionados da prefeitura, e ele esclareceu que foi problemas técnicos da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais [PRODEMGE], de Belo Horizonte – Mg, que deu o prazo de cinco dias para solucionar problema do sistema para impressão e a confecção do material para a expedição das carteiras de identidade para a população. O Dr. Paulo Tavares ainda esclareceu que os técnicos do Prodemge compareceu na tarde de sexta – feira [16], na delegacia e solucionou todos os problemas vinculados ao sistema, e as emissões das carteiras de identidade retornaram normalmente nesta segunda – feira [18], e mesmo assim, não impossibilitou o funcionamento das delegacias de Policia Civil [PC] e de trânsito, para o atendimento ao público que continuou normalmente devido aos problemas técnicos do sistema do setor da identificação da delegacia. “E sem a Prodemge e sem a solução técnica por parte dela não tínhamos como operacionalizar o sistema”, explicou.                          

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Comunicado - Sine não emitirá carteira de trabalho e currículos nesta semana

Com o objetivo de melhorar ainda mais o rendimento e, consequentemente, o atendimento à população, os equipamentos da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira estarão em manutenção durante esta semana. Por isto, o Sine informa que os serviços de emissão de carteira de trabalho e elaboração e emissão de currículos estarão indisponíveis a partir de terça-feira (19). A data provável para a retomada das atividades é a segunda-feira (25).

Destaca-se que os demais serviços oferecidos pelo Sine, como solicitação de seguro-desemprego mediante agendamento prévio e intermediação de mão de obra por exemplo, continuam normais. A agência do Sine funciona na avenida das Rosas, nº 1.115, bairro São Pedro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3831-5188.

São Gonçalo - Blocos prometem agitar o "GonçaloFolia 2016"

Prefeitura realiza festa com redução de custos em 40%
 
 
Mais uma vez, o tradicional desfile de blocos está garantido no GonçaloFolia 2016. Os foliões prometem agitar as ruas e avenidas da cidade com muita animação. A festa carnavalesca, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, será realizada na Praça Central, entre os dias 5 a 9 de fevereiro e este ano tem como tema o hino da cidade.
 
O investimento na festa este ano foi 40% menor que no ano anterior. Para alcançar essa meta, foi feita a contratação de bandas com custo mais baixo e a estrutura será mais compacta. Mesmo com a redução de gastos, a Prefeitura garantiu o repasse para os 18 blocos caricatos que já são tradicionais na cidade e que juntos somam mais de 4.500 integrantes. Foram destinados a eles cerca R$120 mil para produção de camisas, abadás e premiação.
 
“Eventos tradicionais e que valorizam a cultura dos são-gonçalenses devem ser preservados e por isso, nós realizamos uma readequação nos custos para poder realizar a festa e manter o apoio aos blocos sem comprometer o conforto e a segurança ao público que prestigiará o evento”, destacou o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho.
 
O GonçaloFolia já é considerado por muitos como Carnaval familiar já que conta com grande participação de público da terceira idade, crianças, grupos de amigos e famílias.
 
 
Aquecimento

Para começar o aquecimento, já no último domingo do mês, dia 31, dentro das atividades do Verão Ativo, será realizada uma “micareta” com o encontro de todos os blocos carnavalescos do município, às 8h, na Praça Central. Após a concentração, os foliões farão uma caminhada pelas ruas do centro da cidade e depois participarão de um “Aulão de Dança” quando serão ensinadas várias coreografias.
 
 
PROGRAMAÇÃO OFICIAL GONÇALOFOLIA 2016
 
Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
 
20h30 – Saída do Bloco Nós Trupica Mas Não Cai (Sede da Abeviti)
 
22h – Saída dos Blocos Unidos do Mé, Makako Loko e As Meninas SP (Espaço Doca)
 
22h – Saída do Bloco Loko é Poko (Adro da matriz)
 
23h – Saída do Bloco Unidos das Tchelas (Toca)
 
23h – Banda Vira e Mexe
 
 
Sábado, 6 de fevereiro de 2016
 
21h – Saída do Bloco Tacos de Fora na Rua (Campo do Operário)
 
21h30 – Saída do Bloco Unidos da Ponte (Poizé)
 
23h00 – Saída do Bloco Taioba Louca (Adro da Matriz)
 
23h30 - Banda Agá Plus
 
 
Domingo, 7 de fevereiro de 2016
 
Logo após show de Sábado – Saída do Galo da Madrugada com Bloco Taioba Louca em frente ao Cháfarys
 
17h – Saída do Bloco Infantil Algodão Doce (Adro da Matriz)
 
18h – Matinê show infantil (Praça Central)
 
20h – Saída do Bloco Bom Sucesso (Ginásio Poliesportivo Santa Efigênia)
 
21h – Saída do Bloco Zé Coméia  (Piu)
 
21h30 _ Saída dos Blocos Vargem Folia (Espaço Doca)
 
23h – Saída do Bloco  Swingaço (Espaço Adoletá)
 
23h –Banda Fayre
 
       
Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
 
21h30 – Saída do Bloco da Zueirada com Batucada do (Niterói)
 
22h – Saída do Bloco Bom de Pacas (Avenida Central)
 
22h30 – Saída do Bloco Segunda Sem Lei (Praça do Patrimônio)
 
23h – Hugo Canuto Elétrico
 
 
Terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
 
17h – Saída do Bloco Capivaras (Espaço Adoletá)
 
19h – Marchinha com a Banda Santa Cecília (Praça Central)
 
20h – Banda Supremacia
 
23h – Banda Sanville

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Após o convite do Damon - Troca de comando! Marco Aurélio se licencia para assumir a Secretaria de Obras e Eugênio Müller assume a presidência da Acita

Após o convite do Damon Sena, Eugênio MÜller é o novo presidente da Acita (Foto/Acom Acita)   
A diretoria da Acita, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira [ACITA], se reuniu na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, para oficializar a licença de Marco Aurélio Garcia Matos da presidência da entidade. O pedido de licenciamento já havia sido encaminhado e assinado na última sexta-feira, 9, para que Marco Aurélio assumisse a Secretaria de Obras, na Prefeitura Municipal de Itabira.
 
Marco Aurélio afirma que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido e garante que os objetivos da sua gestão foram alcançados e até superados. “Temos dois convênios importantes que já estão encaminhados para este ano, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento. O convênio com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Codemig, garante recursos para a realização do Circuito do Sabor e a parceria com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil, CACB, vai viabilizar o Projeto Empreender”, destaca Marco Aurélio.
 
O empresário ressaltou ainda o trabalho importante que a Acita desenvolve, com formadores de opinião de todas as áreas, onde são discutidos projetos para o crescimento de Itabira e região. “Trabalhar em equipe, como trabalhamos aqui, é uma bagagem que levo para a vida”, acrescenta Marco Aurélio.
 
As conquistas que a Acita teve ao longo da sua trajetória também foram citadas pelos diretores. O trabalho em equipe e as ações do Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação, são legados que vão ficar marcados na história de Itabira, uma grande contribuição da entidade.
 
Na linha de sucessão, o vice-presidente Eugênio Müller assume a presidência. O atual presidente lembrou que esta é uma situação inédita na história da Acita e garante dar continuidade em um processo que está dando certo.
 
“Tenho segurança e tranquilidade para assumir esta função, já que conto com diretores e equipe competentes, que irão me apoiar. Precisamos ficar mais unidos neste momento de grandes desafios”, concluiu Eugênio.
 
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Festival da Música: está quase começando e as novidades não acabam

 
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) se prepara para a abertura do Festival da Música de Itabira, na quinta-feira (14). O evento é apontado como uma oportunidade para que artistas, bandas, produtores, donos de casas de shows e público possam realizar um intercâmbio cultural, conhecendo assim novas produções e representantes da música. A FCCDA é a organizadora do Festival, apoiada pela Prefeitura de Itabira e tem o site Trem das Gerais, a Origami Propaganda e o Bristol Hotel como parceiros da iniciativa.

Os ingressos já estão à venda, por dez reais, na FCCDA e na loja A Nacional com o cartão Vale-Cultura. Também serão vendidos na hora do evento. A cada dia serão disponibilizados 800 ingressos, cumprindo a lotação máxima do local.

O público poderá ter acesso à Fazenda do Pontal a partir das 19h, da quinta-feira, 14. O primeiro dos 12 classificados a se apresentar será o itabirano Victor Couto, às 20h. Seguido por D’Lithium, Postura e Wend Rock. O segundo dia de apresentações começa com o rock dos Didáticos. Ainda na sexta-feira, 15, sobem ao palco 2 Dedos, Thiago SKP e Parola. E encerrando os shows ao vivo, no sábado, 16, será a vez de Ednardo, Rivotrio, DR80 e Bear Me Again. No domingo, a partir das 17h, acontecem as premiações e as apresentações dos ganhadores.

 
VOTO POPULAR
 
O Voto Popular é uma das categorias de premiação e o sistema de votação já está aberto ao público, que deve acessar o site oficial do Festival para escolher o seu músico preferido. Para ajudar na escolha, músicas e vídeos dos artistas e bandas foram disponibilizados no site do Festival. Assim, o público pode conhecer e avaliar cada um dos trabalhos. 

Além disso, as apresentações ao vivo também irão ajudar na escolha do Voto Popular – afinal, essa é a hora que os músicos terão para interagir com a plateia do evento. O vencedor dessa categoria receberá um prêmio de R$ 1 mil.


ESTRUTURA
 
Para que o público, os músicos e os jurados do Festival da Música de Itabira aproveitem os quatro dias de evento com conforto, uma grande infraestrutura foi montada na Fazenda do Pontal. 

A estrutura conta com banheiros químicos, palco, som, luz e uma tenda 20x10m para proteger o público, caso chova. Além disso, um bar completo atenderá a todos com carta variada de bebidas e um delicioso cardápio. Para animar ainda mais o Festival da Música, DJ's irão movimentar os intervalos das apresentações nos três dias de festival. Além de fechar a noite com os hits do momento.

 
NOVIDADES
 
Em 2016, Itabira fará parte do itinerário de cidades brasileiras nas quais a tocha olímpica percorrerá, antecipando as Olimpíadas. Escolhida para ser uma das “cidades celebração” durante a passagem da tocha olímpica, Itabira se prepara para realizar uma grande festa em maio de 2016 que inclui um show musical nacional e outras atrações locais.

Assim, visando fazer desta uma data inesquecível, a comissão local responsável por organizar essa grande festa, em parceria com a FCCDA, abrirá espaço para que o vencedor do Festival da Música de Itabira seja uma das atrações do evento. Portanto, além da premiação de R$ 3.000,00 (três mil reais), o grande vencedor será umas das atrações na festa da passagem da tocha olímpica.

E as novidades não param por aí. Além dessa incrível premiação extra, o Bristol Hotel, novo parceiro do Festival da Música, oferecerá no período das apresentações ao vivo, 30% de desconto em hospedagem para os integrantes das bandas classificadas que não quiserem ficar em alojamentos, bem como fãs e parentes que quiserem assistir aos shows da segunda fase.
 
Outras informações pelo site www.tremdasgerais.com.br/festivaldamusica ou pelo telefone 3835-2102.
 
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Itabira necessita de um novo Conselho Tutelar!

Weverton Andrade VETÃO assume a presidência e fala sobre os desafios para garantir o trabalho preventivo
 

"Vetão" conversa com a imprensa (Foto/Divulgação)
No último domingo (10 de janeiro de 2016), todas as cidades brasileiras deram posse aos novos membros do Conselho Tutelar eleitos na primeira  eleição unificada realizada no mês de outubro/2015.  Em Itabira, a posse aconteceu na manhã de domingo no auditório da Prefeitura. Após empossados os ''novos conselheiros'' realizaram na manhã de terça feira (12), a eleição para a escolha do novo presidente e vice presidente. Por unanimidade, o conselheiro tutelar reconduzido com votação recorder, Weverton Andrade VETÃO (690 Votos),foi escolhido para assumir o cargo de presidente durante este ano de 2016.

Em sua fala, Weverton Andrade VETÃO, se mostrou confiante para liderar uma equipe experiente e coesa, mas também pontou problemas existentes para garantir um atendimento de qualidade. ''A demanda de atendimentos dentro do Conselho Tutelar de Itabira é muito grande, hoje nos temos cinco conselheiros para atender toda a cidade de Itabira e suas respectivas zonas rurais, ficando assim o  trabalho preventivo  prejudicado pela falta de estrutura e de conselheiros. O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro ao afirmar que á possibilidade de criação de um novo Conselho Tutelar em cidades com a população acima de 100 mil habitantes, o que é o caso de Itabira, porém é necessário que haja vontade política para que isso ocorra. O poder público deve ter a consciência de que destinar verbas para a manutenção da rede de proteção a criança e adolescente é um investimento e não um gasto obrigatório. A cidade de Itabira já passou da hora de ter um novo Conselho Tutelar''.

Projetos de prevenção contra abuso sexual, gravidez na adolescência e princípios básicos de uma boa relação também serão metas neste novo mandato. Assumiu o cargo de vice presidente do Conselho a novata Janaina Fernanda. O presidente Weverton Andrade VETÃO, anunciou que nos próximos dias realizará um café com a imprensa para divulgar os levantamentos de demandas do ano de 2015.

Apê da CDL será sorteado no dia 30 deste mês; Campanha já movimentou cerca de R$ 40 milhões

Cupons da campanha de natal do CDL será sorteado no caminhão betoneira pela primeira vez! (Foto/Acom CDL)
O sorteio da Campanha Natal com Apê 3, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira acontece no sábado, dia 30 de janeiro, à partir das 20h na avenida Mauro Ribeiro Lage.  No dia do evento também terá os shows com as bandas Ki Gingado e Soul du Samba. 
 
Este ano a direção da CDL resolveu fazer um sorteio diferente. As cerca de 1,3 milhão de seladinhas serão colocadas dentro de um caminhão betoneira e misturadas, ao contrário do que acontecia nas edições anteriores da campanha em que os cupons eram colocados em um caminhão com carroceria e jogadas para cima na hora do sorteio.
 
O presidente da CDL, Maurício Henrique Martins avaliou de forma positiva a campanha. Segundo ele, até o momento o comércio já movimentou R$ 39 milhões de reais, somente com a entrega das seladinhas pelas lojas participantes. “Esta campanha foi um verdadeiro sucesso. Estamos chegando na reta final, ainda temos alguns dias de campanha pela frente [até dia 23], mas já podemos dizer que alcançamos os resultados desejados. Foram mais de 1 milhão e 300 mil seladinhas preenchidas e tenho certeza que faremos um grande sorteio no dia 30, com uma noite de festa”, afirmou o representante dos lojistas. 
 
O Apê- Este ano a CDL Itabira vai sortear um apartamento no valor de R$ 200 mil todo mobiliado, localizado no condomínio Morada do Vale, no bairro Ribeira de Cima.       

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Prefeitura abre processo seletivo para preenchimento de vagas na saúde

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nos últimos dias o edital do processo seletivo simplificado nº 001/2016 para preenchimento das seguintes vagas: enfermeiro (7 vagas), cirurgião dentista (2 vagas) e auxiliar de enfermagem (6 vagas). As inscrições começaram na terça-feira (12) e seguem até o dia 18 deste mês.
 
Os profissionais aprovados deverão trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF). Os salários variam de R$ 889,41 a R$ 2.097,67. O edital prevê também benefícios como 1/3 de extensão de jornada, prêmio pró-família e insalubridade. A carga horária semanal é de 40 horas para todos os cargos.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Prefeitura: www.itabira.mg.gov.br. As provas serão realizadas no dia 24 de janeiro, na Escola Municipal Cornélio Pena. É provável que o resultado seja divulgado ainda na primeira semana de fevereiro. O prazo de validade deste processo seletivo será de um ano.

Parceria com a Prefeitura - Uaitec oferece vagas para 71 cursos de capacitação e formação profissional

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) oferecem vagas para 71 cursos de capacitação e formação profissional. Além de serem gratuitos, todos os cursos enquadram-se na modalidade Educação a Distância (EAD) e, ao final, os alunos receberão certificados emitidos automaticamente pelo sistema. Não há limite de vagas.

As aulas serão oferecidas pela internet, por isso, o candidato deve ter conhecimento básico em informática. A carga horária varia entre 10h e 80h, dependendo do curso escolhido. Caso o aluno tenha dúvidas durante a realização das atividades, poderá esclarecê-las por e-mail, telefone ou agendar atendimento no Polo de Apoio Presencial Uaitec. Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm validade em todo território nacional.
 
As matrículas podem ser feitas na sede da Uaitec Itabira ou pelo portal www.uaitec.mg.gov.br. Em Itabira, a unidade funciona na avenida Duque de Caxias, 1.240, bairro Quatorze de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF e informar e-mail de contato. Mais informações pelo telefone (31) 3839-2522/ 3839-2523/ 3839-2524/ 3839-2886.
 
Confira a seguir a lista dos cursos disponíveis e respectiva carga horária.

Área: Desenvolvimento de Habilidades - aproveitamento de alimentos (20h); assentador de piso cerâmico e azulejo (40h); assentador de portas e janelas de madeira/ carpintaria (40h); atendendo com qualidade (12h); bovinocultura de corte, cria e recria (25h); colocação no mercado de trabalho (25h); contabilidade para não contadores (30h); departamento de pessoal (30h); embalagens para presente com papel reciclável (20h); etiqueta e boas maneiras como profissional (40h); hotelaria (40h); introdução às práticas administrativas (20h); legislação trabalhista (14h); maquiagem (10h); marketing pessoal (20h); noção básicas de bombeiro hidráulico (40h); noções básicas de instalações elétricas (80h); organização de eventos (40h); podologia (40h); repositor de estoque em supermercado (20h); segurança do trabalho (14h); técnicas de pintura e textura em parede (80h); velas e sabonetes artesanais (30h).
 
Área: Formação Profissional – auxiliar de cozinha (20h); auxiliar de escritório (25h); cabeleireiro (20h); costureira (20h); doceira (14h); garçom (10h); jardinagem (20h); operador de telemarketing (15h); padeiro/ confeiteiro (20h); salgadeira (15h); secretariado (10h); servente de pedreiro (40h); telefonista e recepcionista (15h).
 
Área: Inovação e Empreendedorismo/ Novos Negócios – empreendedorismo (14h); fomento à cultura empreendedora (10h).

Área: Meio Ambiente – educação ambiental (14h); gestão ambiental e recursos hídricos (20h).
 
Área: Rede Tecnológica de Capacitação para Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) Apae - treinamento para o Centro Tecnológico de Capacitação (15h); conhecendo pessoas com deficiência intelectual e múltipla – sistema de classificação e apoio (20h); convívio com pessoas com necessidades especiais (8h); culinária – com módulo para deficientes intelectuais múltiplos (20h); informática na formação para o trabalho para pessoas com deficiência intelectual e múltipla (20h); sorvete/picolé – com módulo para deficientes intelectuais múltiplos (12h); trabalho, emprego e renda para pessoas com deficiência intelectual e múltipla (15h).
 
Área: Saúde, Bem-Estar e Cidadania – cidadania (8h); cuidados básicos com a estomia (6h); cuidados básicos com a pele (40h); ginástica laboral e reedução postural (40h); higiene e vigilância sanitária de alimentos (60h); horta comunitária e plantas medicinais (30h); noções de primeiros socorros (8h); reforma ortográfica (30h); terceira idade: educação para a saúde (20h).
 
Área: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Autocad (80h); BROffice (30h); como usar a internet, navegação e e-mail (10h); Excel 2010 avançado (40h); Excel 2010 básico (40h); introdução à informática (10h); introdução à EAD (10h); introdução ao Linux (20h); Moodle – conceitos básicos e ferramentas (15); PowerPoint 2010 avançado (40h); Tecnologia da Informação e Comunicação (14h); webdesign (20h); Word 2010 avançado (40h); Word 2010 básico (40h).

Reconhecimento - Em clima de amizade, Sebastião Ayres se despede do Governo

Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Damon Lázaro de Sena e secretários municipais se despediram de Sebastião Lourenço Ayres. Ele pediu para deixar o comando da Secretaria Municipal de Obras (SMO) por motivos particulares de ordem empresarial. Em reconhecimento aos serviços prestados à Prefeitura, foi feito um café da manhã, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e em seguida realizada a reunião gerencial. 

Do encontro, participou também o empresário Marco Aurélio Garcia Matos, novo titular da pasta. Sua escolha, segundo Damon Lázaro de Sena, foi feita devido ao seu perfil administrador e gestor experiente.

O chefe do Executivo agradeceu a Sebastião Ayres pelo trabalho realizado com compromisso, foco e determinação. Ele retribuiu as palavras e se colocou à disposição para continuar ajudando o Governo no que for necessário. 

Com saída do Sebastião Ayres – Troca das cadeiras! Marco Aurélio é o novo secretário de obras

Marco Aurélio (Foto/Acom Acita/Arquivo/Divulgação)
Durante a coletiva de imprensa que aconteceu na tarde desta segunda – feira [11], o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], ainda falou sobre o pedido de exoneração do ex-secretário de obras, o engenheiro e empresário, Sebastião Almeida Ayres, que fez pedido de solicitação da exoneração de sua pasta, devido à situação da crise econômica da sua empresa “Almeida Ayres Construtora”, que está passando por este momento. E ainda Damon Sena tinha garantido aos demais órgãos de imprensa da cidade, que não iria fazer mais trocas de secretários, após ter anunciado a reforma administrativa e o estado de calamidade financeira no ano passado, e sendo pego de surpresa com o pedido de exoneração do Sebastião Ayres da sua pasta. “Eu garanti a imprensa recentemente que eu não iria fazer mais troca de secretários, a não ser que o secretário quisesse pedir pra sair, e então eu tive uma surpresa recentemente, e eu não queria, mas eu tive a surpresa, que foi o meu secretário de obras pedindo pra sair”, garantiu. 

Damon Sena durante a coletiva de imprensa (Foto/Ronniel Nascimento)
Segundo o Damon Sena, o Sebastião Ayres ele teve que pedir a exoneração de seu cargo para ajudar os seus filhos na empresa que presta serviços na cidade, no ramo da construção civil. E ainda Damon Sena garantiu as portas abertas para um breve retorno em sua pasta, para voltar a participar da equipe de governo, e o Sebastião Ayres ainda agradeceu ao Damon Sena pela grande oportunidade de estar ocupado a sua pasta.
Ainda segundo o Damon sena, o chefe de gabinete, Jadir Eustáquio do Espírito Santo “Jadirão”, conversou com o Sebastião Ayres por volta das 14:00 Hs, para repassar todas as informações sobre a sua pasta para o novo Secretário de Obras [SMG] e atual presidente da Associação Comercial Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira [ACITA], o empresário Marco Aurélio Garcia Matos [PV], que terá a sua contratação decretada no diário oficial do município, para exercer e desempenhar a função em sua pasta. “É um secretário que se afasta do grupo da forma clara, transparente, naquilo que tem que ser [...] E o Marco Aurélio vem trazendo o seu perfil, e por tudo que ele já fez nesta cidade, terá condições de fazer um bom trabalho na Secretaria de Obras por que ele é um excelente gestor, e já demonstrou por onde passou”, elogiou.  
Ao ser questionado sobre a nova contratação e as experiências técnicas, do qual o Marco Aurélio tem competência para ocupar e exercer a pasta da Secretaria de Obras, que foi deixada pelo Sebastião Ayres que pediu exoneração de seu cargo, para ajudar a sua família administrar a empresa, Damon Sena esclareceu que o Marco Aurélio tem grandes experiências administrativas, por ser um grande empresário e administrador de sucesso, por todas as áreas de atuação que passou, e com toda a bagagem e as experiências que possui em seu curriculum. “O Marco Aurélio é um cidadão itabirano já com o sucesso, e passou por várias áreas, e nós precisamos de além um conhecimento, e era melhor associar um profissional desse conhecimento administrativo a um profissional que tem um conhecimento técnico. E o Sebastião Ayres tem essas duas qualidades [...] E nós temos no Marco Aurélio o conhecimento administrativo que é o que a gente precisa hoje na Secretaria de Obras, para que nós possamos reestruturar a pasta [...]”, destacou.                     

Salários atrasados – Fim da novela e final feliz! Damon anuncia o pagamento dos servidores públicos na 1ª quinzena desta semana

Damon Sena concede a sua coletiva de imprensa de 2016 (Foto/Ronniel Nascimento)
O prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], se reuniu com a imprensa em seu gabinete, acompanhado dos seus 23 secretariados, na tarde desta segunda – feira [11], para a sua primeira entrevista coletiva de 2016, para esclarecer sobre os salários dos servidores públicos municipais, que estão atrasados há cerca de 03 meses que vem acontecendo diretamente.
 
Secretários acompanham a primeira coletiva de imprensa de 2016 (Foto/Ronniel Nascimento)  
No inicio da sua primeira entrevista coletiva deste ano, Damon Sena agradeceu aos demais representantes dos demais órgãos de imprensa, e desejou um feliz ano novo para todos os repórteres que estiveram presentes na coletiva de imprensa. “É um prazer ter todos vocês aqui com a gente, e eu espero que tenha tudo sido tranquilo a passagem de cada um vocês no natal e no réveillon. E que o ano de 2016 seja melhor do que o ano de 2015, pelo ao menos no nosso planejamento, e economicamente a gente já sabe que as perspectivas não são tão boas, mas, se tiver um bom planejamento com certeza teremos condições”, agradeceu.
Ainda no início da entrevista coletiva Damon Sena mencionou todos os problemas que vem enfrentando em seu governo, após ter anunciado a reforma administrativa e o estado de calamidade financeira, do qual a cidade vem enfrentando desde o ano passado, diante da crise econômica mundial, e com a queda do preço do minério que se encontra em baixa no mercado, impossibilitando as arrecadações em seus royalties, e lamentou que não fosse só no município que está dificuldade financeira, e sabendo que as regiões do “Médio Piracicaba” estão passando por esta mesma situação. “Assunto que não quer calar e o tempo todas as pessoas estão discutindo a ‘conjuntura econômica’, por que na realidade não procede só de Itabira. E às vezes, a gente percebe os comentários em que as pessoas acham que o problema é só de Itabira, mas não é! Nós temos hoje uma ‘conjuntura econômica’ local, estadual, nacional e mundial. E ainda uma queda da arrecadação de uma maneira geral, mas, não só da economia global!”, destacou.
De acordo com o Damon Sena, ele ainda obteve recentemente todas as informações da Associação de Municípios Mineiros [AMM], afirmando que 50% dos municípios mineiros estão com problema com as folhas de pagamentos [vencimentos mensais, 1ª e 2ª parcela do 13º salário] em atraso com os seus demais servidores publicos, que se encontram lotados na cidade. “A crise ela é global, é grave, é intensa, e afeta todo mundo!”, resumiu.
Em comparação aos salários atrasados dos demais servidores públicos estaduais, em que o governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel [PT] definiu que vai fazer os pagamentos de seus vencimentos nesta quarta – feira [13], e o Damon Sena ainda esclareceu que vai pagar os salários dos servidores públicos municipais na 1ª quizena desta sexta – feira [15], após terem feito as manifestações, durante a assembleia que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira [SINTSEPMI], durante a tarde de quinta – feira [07], da semana passada, no corredor de entrada do “Edifício Joana Nunes”, e a manifestação ainda acontece nesta quarta – feira [13], as 14:00 Hs, em frente a Prefeitura . “Na realidade nós não temos atrasos nos pagamentos, e nem deixamos de pagar um mês de salário ainda. E o salário mensal está em dia, e dentro do mês, e é bom que isso fiue bem claro! E as pessoas falam bem assim: ‘Ah! Não! A prefeitura não está pagando! ’”, esclareceu.

Damon Sena ainda esclareceu que estão pagando em dia os seus servidores públicos, com um mês de atraso em seus vencimentos. “Imagine se seria muito pior se tivesse três meses de atraso nos salários dos servidores públicos? Isso não existe!”, questionou.
Mesmo atrasado com os salários dos servidores públicos, Damon Sena afirmou que fez todos os pagamentos da 1ª e 2ª parcela do 13º salário em dezembro do ano passado, garantindo o cumprimento de todos os compromissos com os pagamentos dos salários atrasados com o Hospital Nossa Senhora das Dores [HNSD] e Hospital Carlos Chagas [HCC], que também são inclusos na parceria com o município. E inclusive, o Serviço Autonomo de Água e Esgoto [SAAE], Empresa de Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], também receberam os seus vencimentos do 13º Salário, que também estavam em atraso, e sendo que esta situação foi totalmente normalizada e reestabelecida no momento.
Ao ser questionado sobre as negociações com a presidente SINTSEPMI, Priscila Miranda Xavier, sobre a nova reposição salarial dos servidores públicos, Damon Sena ainda afirmou que não houve nenhuma discussão e o manifesto por parte da entidade, devido à crise economica mundial e a queda do preço do minério que encontra em baixa no mercado. E ainda Damon Sena esclareceu que não pode adiantar como que serão feitas as negociações para o acordo coletivo de 2016, sem saber o posicionamento e o entendimento da mesa diretoria do SINTSEPMI, aguardando a posição dos demais dirigentes do sindicato.      
 
Cidade modelo – Durante a entrevista coletiva, Damon Sena contou para os repórteres que o município está servindo de modelo para as demais cidades e estados brasileiros, quando as autoridades e dirigentes de um destes lugares vem visitar a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, para discutir quais são as ações que estão sendo desempenhadas na cidade, para manter em dia todas as obrigações com o funcionalismo, os trabalhadores e os serviços básicos na cidade como saúde e educação, diante de todas as dificuldades em que acidade vem enfrentando constantemente nos últimos tempos. 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

VESTIBULAR 2016 – 1º SEMESTRE Vagas Remanescentes

Inicie o ano estudando na FUNCESI.

A Funcesi - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira comunica que estão abertas inscrições para vagas remanescentes dos cursos de Administração,   Direito, Engenharia de Produção e Fisioterapia. 
 
As provas serão realizadas na cidade de Itabira/MG, no campus da Funcesi, dia 12 de janeiro de 2016 (terça-feira), às 18 horas. A Funcesi possui ainda outra forma de ingresso através do Aproveitamento Total do ENEM dos anos de 2006 a 2015.
 
Na crise, invista na sua formação profissional. Ingresse em um dos cursos da Funcesi.
 
Mais informações sobre o vestibular 2016 – primeiro semestre, vagas remanescentes poderão ser obtidas por meio do site da Funcesi: www.funcesi.br, pelo telefone (031) 3839-3611, ou pelo e-mail: copese@funcesi.br.

Até 29 de janeiro - Transita inicia inspeção de veículos escolares

As inspeções de veículos escolares referente ao primeiro semestre de 2015, já tiveram início. Os motoristas cadastrados junto ao município devem levar seu veículo para serem vistoriados até o dia 29 de janeiro. Para agendar a data e horário da inspeção é necessário retirar a ordem de serviço na Diretoria de Transporte Público, na rua Ireni Barbosa, 66, Pará.
 
A vistoria é obrigatória. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública/Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), a medida atende ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/1997, artigo 136 e alíneas) e ao Decreto Municipal nº 2.120/2004 (artigo 60 e parágrafos), que especificam as condições seguras para transportar passageiros em veículos escolares. 
 
A inspeção é realizada de 8h às 18, no dia e horário previamente agendado, na avenida Sérgio Eisenberg, nº 42, bairro Fênix. O serviço é feito pelo engenheiro mecânico Márcio Alexandre de Araújo, contratado pela Prefeitura.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

João Monlevade - Prefeitura intensifica ações de combate à Dengue

Houve na cidade uma redução de quase 92% dos casos. Em 2013, foram 2029 casos notificados e confirmados, considerado uma epidemia. Já em 2015, ocorreram 173 casos de dengue
 
 
A Prefeitura Municipal de João Monlevade através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde irão intensificar as ações do Programa de Combate á Dengue, bem como criar novas ações para que a população fique mais atenta ao controle do mosquito Aedes Aegypti.
 
Diante da epidemia que nosso país vem enfrentando, a Prefeitura de Monlevade capacita seus profissionais da saúde para prepará-los para este novo cenário. Através da Portaria nº 2.121 de dezembro de 2015, apresenta a necessidade das equipes concentrarem esforços nas ações voltadas ao controle e redução dos riscos epidemiológicos e ambientais em saúde, portanto, os Agentes Comunitários de Saúde também irão atentar-se aos possíveis focos do mosquito quando em visita as residências.
 
As ações para o controle Vetorial serão intensificadas e os Agentes de Combate á Endemias farão vistoria nos locais solicitados. A mobilização social ocorrerá com a realização de palestras mensais nas escolas, instituições e nas salas de espera dos postos de Saúde e nos setores da Câmara Municipal.
 
A assistência médica ao paciente que apresente os sinais e sintomas da doença deve ser rápida, no objetivo de detectar os casos precocemente, para que outras medidas de controle sejam adotadas a fim de evitar processos epidêmicos.
 
 
80% dos focos se encontram nos domicílios
 
Salientamos que mais de 80% dos focos se encontram nos domicílios. Daí a necessidade da participação de todos neste combate. Lembrando que alguns cuidados simples podem auxiliar e muito na guerra, tais como: manter a casa limpa e sem água parada (pratinhos de plantas, garrafa pet), cuidados com os objetos que podem acumular água no quintal (latas), limpar as calhas para evitar os entupimentos, trocar diariamente a água dos bebedouros dos animais domésticos, manter a piscina tratada e caixa de água tampada e vedada.

Campanha da CDL vai até dia 23 de janeiro

A Campanha Natal com Apê 3, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira vai até o dia 23 deste mês. Segundo Maurício Henrique Martins, muitas pessoas estão confundindo a data de encerramento com a de outra campanha realizada na região.
 
Os consumidores ainda podem depositar as seladinhas nas urnas das lojas cadastradas e concorrerem ao apartamento mobiliado. 
 
O sorteio será no final de janeiro, em data ainda a ser definida pela diretoria da CDL.   “Em virtude de outras campanhas que estão acontecendo no município, estamos informando aos consumidores que a Campanha Natal com Apê 3 ainda está vigente, nossas urnas estarão nas lojas até o dia 23, portanto, ainda dá tempo das pessoas participarem. Mesmo que o Natal tenha passado, as compras realizadas até a data de encerramento estarão aptas a concorrer”, explicou o presidente da CDL.
 
A campanha da CDL sorteará um apartamento mobiliado, localizado no condomínio Morada do Vale, no bairro Ribeira de Cima.

Processo seletivo nº 026/2015 - Nota de esclarecimento


Devido às inúmeras dúvidas que surgiram nos últimos dias sobre o processo seletivo simplificado nº 026/2015 para contratação de pessoal para os cargos de Merendeiro Escolar, Servente Escolar, Inspetor Escolar e Artífice de Obras e Serviços I, a Prefeitura de Itabira esclarece:

- as inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação (rua Jacutinga, nº 15, bairro Campestre) até a sexta-feira (08), das 8h às 17h.

- Para realizar a inscrição, é necessário apresentar apenas os documentos descritos no item 2 do edital. São eles: RG (cópia e original); CPF (cópia e original);  diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso exigido para o cargo (cópia e original); e relatório médico de deficiência (se for o caso). Ressalta-se que todas as cópias dos documentos deverão ser apresentadas junto com o original para necessária autenticação.

- Documentos para análise de Títulos também deverão ser entregues no ato da inscrição (certificados de cursos de aperfeiçoamento profissional emitidos por entes públicos como Sesc, Senac, Sesi, Senai, Sebrae e Senar, por exemplo; escolas e empresas de treinamento, exceto cursos não presenciais; comprovante de experiência em atividades relacionadas ao cargo). Todos os documentos deverão ser apresentados com cópia.

Este processo seletivo será feito em duas etapas: 1ª etapa – Homologação (legitimação) das Inscrições (fase eliminatória) e 2ª etapa – Prova de Títulos (classificatória). A homologação das inscrições será divulgada na próxima quarta-feira (13), no site da Prefeitura (www.itabira.mg.gov) e no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação. O resultado final será apresentado no dia 26 deste mês.

Demais documentos só serão necessários caso o candidato seja aprovado e convocado para designação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2661.