terça-feira, 21 de maio de 2013

Fundação Cultural recebe Rufo Herrera e o Quinteto Tempos no Centenário da Unifei.

21/05/2013

 

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em uma parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), promove no dia 24 de maio, às 20h, a apresentação de Rufo Herrera e seu quinteto “Tempos”. O show integra a agenda de comemorações do centenário da Universidade e será apresentado no Teatro da Fundação. 

Nas palavras do instrumentista “numa noite de julho de 1938, me apareceu o duende. Tinha eu apenas cinco e não foi nem susto nem medo, foi paixão, com certeza, o que senti ao ouvir o acorde inicial de um velho tango que, fraseando um dialeto de outros mundos, me disse: `vem, eu te levarei de encontro ao teu destino´.”

Assim, o oitavo filho de um camponês violeiro, o argentino Rufo Herrera descobriu o talento para a música. Aos oito anos, um dos irmãos investiu todo o salário na compra de um velho bandoneón para Rufo.

O primeiro professor lhe ensinou o valor da música de Bach e, mesmo sem saber, traçou ali o caminho para toda a formação de Rufo Herrera como instrumentista e compositor. Assim, aos 16 anos usou a inspiração na música erudita e a uniu à popularidade do tango. Esse foi seu passaporte para tocar nas melhores orquestras de tango Buenos Aires.

Muitos anos depois, embarcou numa empreitada de mostrar sua obra em outros países latino-americanos, o que o trouxe ao Brasil. Já morando em Belo Horizonte, formou o quinteto “Tempos”. Hoje são mais de 100 obras entre músicas para teatro, tangos e choros. Rufo Herrera é também o idealizador, coordenador geral e solista da Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Os ingressos para o show já podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, no Itec, na rua São Paulo, 377, Bairro Amazonas.

Outras informações pelo telefone 3835-2790.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário