sexta-feira, 21 de junho de 2013

Damon troca expediente interno por visitas ás comunidades




Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena [PV] e o Secretário Municipal de Obras Reinaldo Lacerda [PSL] conversam a comunidade. (Foto/Ascom Ita) 


O prefeito Damon Lázaro de Sena tem trocado o expediente interno em seu gabinete, no período da manhã, por visitas a órgãos públicos externos, escolas, unidades de saúde e secretarias, às obras e encontros com a comunidade.
 
Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena [PV] e o Secretário Municipal Reinaldo Lacerda [PSL], em reunião com um grupo de comerciantes, contando com a participação do gerente de Relacionamento Comercial da Cemig, Lucimar Lucas Queiroz (Foto/Ascom Ita)    
 
Na manhã da última terça-feira (18/06) o prefeito cumpriu uma extensa agenda. Acompanhado do secretário municipal de Obras, Reinaldo Soares de Lacerda, ele esteve na avenida Osório Sampaio. Lá, ele se reuniu com um grupo de comerciantes, a qual também contou com a participação do gerente de Relacionamento Comercial da Cemig, Lucimar Lucas Queiroz , ouviu suas reivindicações e percorreu grande parte da via. Ele constatou a pertinência de alguns pedidos, como a instalação de mais postes de iluminação, instalação de sinalização e melhorias no asfalto e conversou com moradores e pedestres. 
 
Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena [PV]  e o Secretário Municipal  Obras Reinaldo Lacerda [PSL] ouvem a comunidade. (Foto/Ascom Ita)
“Ouvir as pessoas diretamente, conferir as necessidades delas no local, estar próximo daquilo que as pessoas estão reivindicando. É isso que estou fazendo. A proposta deste governo é essa: inverter a forma de administrar o bem público. Ao invés da pessoa ir até o administrador, é o administrador que está indo até as pessoas. A minha proposta é administrar ao lado das pessoas, deixar um pouco o gabinete e conferir pessoalmente o que é preciso ser feito, conferir o que está sendo feito e interferir no que precisa de intervenção. A nossa proposta é humanizar a administração pública. A técnica é imprescindível, mas não precisamos abrir mão da técnica para desenvolvermos uma administração mais próxima das pessoas e mais humanizada”, explica Damon.

No mesmo dia em que esteve na avenida Osório Sampaio, Damon também visitou obras que estão sendo executadas e locais para onde deverão ser licitados serviços. “A visão que o administrador tem quando vai até o local é outra. Acompanhar os serviços públicos que estão sendo executados, seja por uma empreiteira que está fazendo uma obra ou seja por nossos profissionais que estão nas salas de aula ou nas unidades de saúde é uma função essencial. Acredito que desta forma poderemos fazer intervenções e propostas mais eficazes para a melhoria de cada serviço que o Poder Público oferece e receber, in loco, as reivindicações dos próprios profissionais para o serviço possa ser feito com mais qualidade”, afirma Damon.

Neste conceito de descentralizar a administração e aproximar ainda mais o Poder Público da população, três programas norteiam a administração desde o início do ano. Além destas visitas que estão sendo realizadas constantemente, Damon tem promovido periodicamente um “café” com vários segmentos da sociedade. O café, na verdade, é uma reunião que o prefeito realiza com um determinado grupo, durante a qual ele ouve sugestões, recebe reivindicações e propõe ações e parcerias.

A Prefeitura também tem realizado outros dois programas: o primeiro, é o Mais Cidadania, por meio do qual toda a estrutura da Secretaria Municipal de Ação Social é deslocada para uma comunidade e lá são feitos cadastramentos e atendimentos. O outro programa é o Ouvir Você, que engloba toda a estrutura administrativa. Por meio do Ouvir Você, todos os secretários municipais, além do superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e os diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Itaurb se deslocam para um determinado local e lá ficam à disposição da população para receber reivindicações, críticas, sugestões e elogios.

“Quando eu falava em implantar na cidade uma escutatória, ainda durante a campanha eleitoral, lembro que fui bastante criticado. Naquela época, quem me criticava não compreendia a importância do diálogo, da descentralização, da proximidade com a população, da abertura administrativa e política, nem do que é democracia de fato. Hoje nós estamos executando esta escutatória. De várias formas, estamos abrindo a participação popular. Estamos indo até as pessoas. Estamos dando a oportunidade de todos participarem. Estamos chamando as pessoas para caminharem juntas, para intervir, propor e realizar. Estamos facilitando os encontros. Estamos acabando com o conceito de que o prefeito é uma pessoa que deve ficar preso em seu gabinete e só receber um determinado grupo de pessoas. Nós queremos a participação de todos nas decisões e na escolha do que é prioridade para a cidade”, explica Damon.

O bairro Pedreira será o próximo local onde será realizada a terceira edição dos programas Mais Cidadania e Ouvir Você. O encontro com a comunidade daquele bairro será no próximo dia 29. O local e o horário ainda será definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário