CIDADES:
Vale demite funcionários após teste de bafômetro e toxicológico, afirma Metabase.
A Mineradora Vale está demitindo trabalhadores com base em exames de bafômetro e toxicológicos, é o que afirma o Sindicato Metabase de Itabira.
O presidente do Metabase, vereador Paulo Soares, denuncia que a Vale está demitindo os trabalhadores com base em resultados de testes, como bafômetro e toxicológico. De acordo com a denúncia funcionários de empreiteiras também estariam sendo demitidos, e não são poucos.
Através de um acordo feito entre a empresa e o sindicato, caso fosse detectado o uso de álcool ou drogas o trabalhador deveria receber auxílio para tratamento, e não ser demitido.
O sindicato não tem o número exato de funcionários que teriam sido demitidos, mas informou ter recebido várias denúncias, feitas por funcionários da Vale e terceirizadas.
De acordo com Paulo Soares o sindicato não é contra a realização desses exames. “Ele disse que o acordo feito previa sigilo absoluto entre o médico e o paciente; o funcionário poderia se negar a fazer os testes; e caso desse positivo o trabalhador seria encaminhado para um tratamento, e não ser demitido”.
O presidente do Metabase disse que vai entrar na justiça para cobrar da empresa o cumprimento desse acordo, e denunciar o médico ao Conselho Regional de Medicina pelo rompimento do sigilo médico/paciente.
A Vale, em nota, informou que mantém um programa de orientação e prevenção do uso indevido de álcool e drogas, sensibiliza os empregados por meio de campanhas e material informativo, e está focada na integridade da saúde dos empregados e na manutenção de um ambiente de trabalho seguro.
"o funcionário poderia se negar a fazer os testes"
ResponderExcluirQuando esta campanha contra alcool e drogas foi lançada na Vale, fomos orientados (forçados) a assinar um documento aceitando os termos.
Lembro me do discurso feito na época, algo assim: "Vocês ao entrar na Vale assinaram o contrato de trabalho que prevê que agiriam em acordo com as políticas e normas da empresa. Caso não assinem o documento vocês estarão indo contra as regras da empresa."