domingo, 4 de agosto de 2013

MEIO AMBIENTE:


Comunidade da Serra dos Alves recebe curso de cristalização de frutas.

02/08/2013

A nutricionista Polyana Marques  dando orientações de higienização aos alimentos na preparação. (Foto/Ascom Ita) 
 
Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho, na comunidade da Serra dos Alves em Senhora do Carmo, o curso para produção de doces de frutas cristalizadas. Esta foi uma iniciativa da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com o Programa Atitude Ambiental Vale.
 
Participantes do curso para produção de doces de frutas cristalizadas, estão se aperfeiçoando para colocar em prática, mantendo a higienização. (Foto/Ascom Ita)
 
O curso, ministrado pela nutricionista e especialista em gestão de alimentos, Polyana Marques, contou com a presença de 29 participantes. Durante as aulas, a nutricionista demonstrou a maneira correta de higienização dos alimentos e apresentou as técnicas de preparo das frutas, as formas adequadas de embalagens e os meios de comercialização do produto final. Por meio da atividade, Polyana Marques explicou a tecnologia de fabricação de frutas cristalizadas, com o objetivo de melhorar a qualidade dos doces e a eficiência na produção.
 
Frutas cristalizadas, feitas pelas alunas participantes do curso, com muito capricho e higienização. Huuuuummmm! Que delícia! Estão de Parabéns! (Foto/Ascom Ita) 
 
Após a cristalização, as frutas passam a ter um prazo de validade maior devido ao poder de conservação do açúcar. Além disso, as frutas cristalizadas também possuem melhor atrativo comercial. Durante o curso, foram produzidos doces de mamão e banana cristalizados.
 
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira, a comunidade da Serra do Alves foi escolhida para receber o curso, pois, há na região muitas famílias que vivem da produção rural. “Muitas vezes jogamos fora vários alimentos devido ao rápido apodrecimento. Frutas produzidas em casa estragam mais rápido. Por isso, o curso mostra outras formas de aproveitamento”, disse o secretário. Ainda de acordo com Nivaldo Ferreira, a SMMA pretende levar este e outros cursos para as comunidades rurais do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário