segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TURISMO:

Reunião busca captar recursos para estruturação de roteiros turísticos em Itabira.

 22/08/2013 


Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Reginaldo Calixto de Oliveira (PMDB), e o Secretário de Estado do Turismo Agostinho Patrus Filho (PV), em reunião. (Foto/Ascom Ita)
           
Na última terça-feira (20), o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), Reginaldo Calixto de Oliveira, participou de uma reunião em Belo Horizonte com o secretário de Estado do Turismo, Agostinho Patrus Filho. O encontro teve, entre outros objetivos, apresentar o projeto de estruturação de roteiros turísticos em Itabira e captar recursos para viabilizá-los. 
 
O projeto aponta oito roteiros turísticos com os principais atrativos naturais e culturais da cidade e distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. “É o resultado de um diagnóstico que fizemos de todos os atrativos por meio do projeto ‘Tem Belezas Minha Terra’, nos quatro primeiros meses do ano. Esse trabalho em prol do fortalecimento do turismo, que foi determinado pelo prefeito Damon Lázaro de Sena, é uma alternativa para diversificar nossa economia”, explicou Reginaldo Calixto.
 
O projeto também prevê que os grandes eventos que acontecerão no Brasil (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016) sejam oportunidades para o turista visitar a cidade. “A oferta desses roteiros turísticos é uma forma de Itabira tornar-se muito conhecida”, acrescentou.

A verba solicitada para a execução do projeto é de R$ 614 mil, que será aplicada na sinalização dos atrativos, criação de infraestrutura e intervenções estruturais nos atrativos, capacitação da comunidade para receber os turistas e ampla divulgação dos roteiros. 

“Outro projeto da Prefeitura que está sendo executado é a melhoria das estradas rurais. Já está em processo de formulação a pavimentação dos morros. Isso melhora não só o acesso do turista aos atrativos, mas principalmente da comunidade, que também é beneficiada, conforme consta no plano do Governo Damon”, ressaltou.

Segundo Reginaldo Calixto, Agostinho Patrus e equipe vão avaliar a possibilidade de liberar parte dos recursos ainda este ano para iniciar a execução do projeto.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário