ABASTECIMENTO:
_Lavar os veículos utilizando baldes ao invés de mangueira;
_Reduzir o tempo com o chuveiro aberto.
Economizar para não faltar - Fornecimento de água será controlado e população é chamada a cooperar.
Com o período de estiagem, os mananciais que fornecem água para tratamento estão com o volume reduzido. A quantidade tratada não é suficiente para atender toda a demanda, uma vez que o tempo seco e quente provoca aumento de consumo. Por isso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que será necessário controlar a distribuição de água a partir de hoje (18): em toda a cidade, o abastecimento será interrompido às 8h e voltará ao normal às 16h.
Tal medida é necessária para que os reservatórios sejam recuperados e tenham condições de distribuir água à população. O controle vai prosseguir até que os níveis dos reservatórios voltem ao normal, o que deve ocorrer no período chuvoso e com a cooperação da população.
O período de seca ocorre em quase todas as cidades brasileiras e em Itabira não é diferente. É importante a colaboração de cada habitante para economizar água. Algumas dicas para reduzir o consumo são:
_Não varrer lixo com a mangueira: utilizar vassoura e baldes de água para fazer a limpeza das calçadas;
_Lavar os veículos utilizando baldes ao invés de mangueira;
_Reutilizar água de tanquinhos e máquinas para lavar passeio, área de serviço e quintal;
_Não deixar a torneira aberta continuamente ao lavar louças, escovar os dentes ou fazer a barba;
_Reduzir o tempo com o chuveiro aberto.
Saiba mais: O SAAE está tomando providências para resolver definitivamente o problema de abastecimento em Itabira, que é antigo e se agravou com o aumento da população. Projetos para captação de água do Rio de Peixe (60 litros por segundo), Barragem Santana (100 litros por segundo) e Rio Tanque (550 a 950 litros por segundo) estão em andamento. O investimento total será da ordem de R$ 90 milhões e a expectativa é de que até setembro de 2014 o sistema Rio do Peixe já esteja em operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário