quinta-feira, 19 de setembro de 2013

AÇÃO SOCIAL:


Trabalhando em Rede - Fórum voltado à infância e adolescência inicia atividades nesta quinta-feira.

19/09/2013               

Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV), Presidente do CMDCA Daniela Magalhães Torres, Delegado da Polícia Civil Diogo Luna Moureira, Promotora de Justiça Nidiane Moraes Silvano de Andrade e a Secretária Municipal de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte (PV). (Foto/Ascom Ita)

O auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) ficou lotado na abertura do “1º Fórum Trabalhando em Rede pela Infância e Adolescência”, na manhã desta quinta-feira (19). O evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com o apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS). 
 
Público presente durante o “1º Fórum Trabalhando em Rede pela Infância e Adolescência”. (Foto/Ascom Ita)   
 
Na mesa de autoridades, estavam o prefeito Damon Lázaro de Sena, a secretária de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte, a presidente do CMDCA Daniela Magalhães Torres, o delegado da Polícia Civil Diogo Luna Moureira e a promotora de Justiça Nidiane Moraes Silvano de Andrade.

Durante o discurso, o prefeito Damon Lázaro de Sena ressaltou que, para se ter uma sociedade mais harmônica, é preciso somar forças na educação das crianças e adolescentes. “Devemos nos lembrar que a melhor forma de educar é pelo exemplo. É necessário trazer à criança a realidade da liberdade com limites”, afirmou. 
 
Apresentação do Coral do Combém, durante a abertura do “1º Fórum Trabalhando em Rede pela Infância e Adolescência”, na manhã desta quinta-feira (19). (Foto/Ascom Ita) 
 
Em seguida, o Coral do Combem fez uma apresentação que emocionou o público: após cada música, os integrantes do grupo receberam aplausos calorosos. As atividades prosseguiram com a apresentação da nova logomarca do CMDCA e homenagem à criadora, Valquíria Gomes. Também houve a reflexão proposta pela secretária de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, sobre a importância de cada pessoa cumprir seu papel na educação das crianças e jovens, que não deve se restringir apenas à escola.  
 
Promotora de Justiça Nidiane Andrade. (Foto/Ascom Ita) 
 
A promotora de Justiça Nidiane Andrade proferiu a palestra “O CMDCA e a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente”. Ela agradeceu pelo convite, comentou sobre a nova logomarca do conselho e lembrou do período em que contribuiu para a construção da rede de atendimentos em Itabira. “É necessário que as pessoas estejam empenhadas em fazer com que a rede se fortaleça e amplie”, disse.
 
Escritor e consultor dos Direitos da Criança e Adolescente, Luciano Betiate. (Foto/Ascom Ita)
 
Outra atividade desenvolvida pela manhã foi a mesa redonda mediada pelo escritor e consultor dos Direitos da Criança e Adolescente, Luciano Betiate. No período da tarde, ele abordou os temas “Trabalhando em Rede pela Infância e Adolescência” e “Violência intrafamiliar”. Os participantes também puderam acompanhar a palestra “Atendimento humanizado à criança e ao adolescente na delegacia” com o delegado Diogo Moureira.
 
Delegado da Polícia Civil - Mg Diogo Moureira. (Foto/Ascom Ita)
 
Confira a programação para amanhã:

20/09
8h30 – Capacitação “Abuso sexual e pedofilia” e “Violência contra crianças e adolescentes” com Luciano Betiate
12h – Almoço
13h – Capacitação “Educar filhos em tempos modernos” com Luciano Betiate
15h30 – Palestra “Prevenção de acidentes domésticos e institucionais na infância” com Giseli A. Betiate
17h30 – Encerramento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário