CIDADE:
Prefeitura apresenta amanhã sistema de emissão digital de arrecadação de ISSQN.
16/09/2013
A Prefeitura Municipal de Itabira e a Secretaria Municipal da Fazenda convidam á todos a participar deste tão importante evento.
|
A Prefeitura de Itabira apresenta, amanhã (17/09), o sistema de arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) informatizado, o GissOnline (Guia de Informação e Escrituração Eletrônica do ISSQN). A palestra será às 19h30, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). Podem participar qualquer interessado. Logo após será servido um coquetel.
O sistema de arrecadação do ISSQN, totalmente informatizado, entrará em funcionamento no dia 1º de outubro. O objetivo, conforme explica Paulo Henrique Gomes de Figueiredo, secretário municipal de Fazenda, é facilitar a tarefa de declaração dos contribuintes municipais, coibir a concorrência desleal de sonegadores sobre aqueles que pagam corretamente seus impostos e melhorar a arrecadação do município, aumentando assim o volume de recursos a serem aplicados nos setores de saúde, educação, saneamento básico, entre outros.
A obrigatoriedade de preenchimento da Giss, nas modalidades Prestador e Tomador, começa a vigorar em 1º de outubro. Prestadores de serviços, pessoas jurídicas, profissionais liberais e tomadoras de serviço inscritas no cadastro mobiliário da Prefeitura de Itabira deverão fazer a declaração eletronicamente. Os contribuintes que são ao mesmo tempo prestadores de serviços e tomadores de serviços deverão declarar tanto a Giss Prestador quanto a Giss Tomador.
A GissOnline só pode ser declarada eletronicamente através da Internet, no site da Prefeitura (www.itabira.mg.gov.br).
A declaração eletrônica, ao mesmo tempo que significará um avanço no caminho da desburocratização, agilização e melhoria da qualidade dos serviços tributários municipais, vai, também, facilitar a tarefa dos contribuintes e contadores, eliminando vários papéis, carimbos, cópias, assinaturas e idas até o balcão do setor de arrecadação da Prefeitura para a entrega de tais documentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário