terça-feira, 24 de setembro de 2013

CIDADE:

Prevenção - Plano de Contingência do município para período de chuvas é concluído.
 
19/09/2013

 
Atalhos colocam em risco a vida das pessoas que trafegam por este caminho ao acesso as suas residências, em períodos chuvosos, causando acidentes. (Foto/Ascom Ita)  
 
  
Já está concluído, desde o fim de agosto, o Plano de Contingência do município de Itabira. O programa, que é atualizado todos os anos, objetiva adotar medidas de prevenção e correção nas incidências de deslizamentos, enchentes e alagamentos no município. O Plano começa a ser executado em outubro e tem previsão para terminar no dia 31 de março do próximo ano. Este é o período das precipitações pluviométricas, ou seja, é a época em que acontecem fortes chuvas na região.
 
Barranco do onde reside o morador do Bairro Eldorado sujeito a desmoronamento colocando a vida das pessoas que residem, em períodos chuvosos. (Foto/Ascom Ita)
 
O Plano de Contingência reúne um conjunto de ações que a Prefeitura de Itabira, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), preparou para atender à população em casos emergenciais no período chuvoso. O Plano conta também com a participação de nove secretarias municipais, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Itaurb e ainda, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) – incluindo a Polícia Militar Ambiental e a Rodoviária.

“O Plano de Contingência do município deve envolver várias secretarias, pois, cada órgão público tem a sua contribuição para dar. Assim, quando elaboramos o Plano, definimos as funções e responsabilidades de cada setor envolvido. Com isso, todas as obrigações e seus responsáveis já estão pré-definidos. Em caso de urgência, saberemos a quem recorrer nas várias situações que podem surgir”, explicou Carlos Roberto Gorino, coordenador da Defesa Civil.
 
Barranco desmoronado de uma das casas no Bairro Eldorado desmoronado em períodos chuvosos que ocorreu no ano passado. (Foto/Ascom Ita)
 
Carlos Gorino ressaltou ainda que este é um programa que tem início e fim. “Não vamos ‘travar’ as secretarias envolvidas. Esta é uma preparação para atender à população nos períodos considerados críticos. As secretarias municipais que assinam o Plano, não serão envolvidas no período de normalidade”, disse.

Para a operacionalização, a Defesa Civil verificará as condições meteorológicas do município, por meio de informações transmitidas pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais e consultas em sites especializados. Além disso, todos os integrantes do COMDEC estão encarregados de manter o controle visual sobre a formação de chuvas na cidade. “Caso exista a possibilidade de precipitações pluviométricas, a Defesa Civil manterá o estado de alerta”, garantiu Carlos Gorino.

O Plano de Contingência ainda prevê que, durante sua operacionalização, o secretário ou responsável deverá manter o aparelho celular disponível 24 horas e atendê-lo sempre que solicitado. “Esta é a maneira que encontramos para mobilizarmos, o mais depressa possível, a todos os que forem necessários para uma rápida resposta às contingências causadas por qualquer evento desastroso”, finalizou o coordenador do COMDEC.


Secretaria Municipais envolvidas:

Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Governo (SMG) – Assessoria de Comunicação; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) – COMDEC, Transita; Secretaria Municipal de Obras (SMO); Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS); Secretaria Municipal de Educação (SME); Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria Municipal de Administração (SMA), Saae e Itaurb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário