domingo, 8 de setembro de 2013

SAÚDE:
 
Mais saúde! Itabira terá unidade do programa Farmácia de Minas.
 
29/08/2013 

Itabira-Mg inclusa no "Programa Rede Farmácia de Minas", obra em andamento pela Prefeitura Municipal de Itabira, através da ITAURB, uma de suas importantes autarquias com o seu setor de obras reativado em seu governo após 12 anos em inatividade. Parabéns Prefeito! (Foto/Ascom Ita)
              
A população terá acesso, em breve, à unidade do programa Farmácia de Minas em Itabira. As obras de construção do prédio estão adiantadas: a previsão é de que sejam concluídas no próximo mês. A farmácia vai funcionar na rua Humberto Campos, bairro João XXIII, na entrada do bairro Fênix.  

O prefeito Damon Lázaro de Sena considera as ações de assistência à saúde como uma das prioridades de sua gestão. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para que a farmácia seja entregue à população conforme os padrões determinados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). “A abertura da Farmácia de Minas facilitará o acesso da população aos medicamentos e permitirá um maior contato entre a população e o farmacêutico, que prestará assistência com qualidade”, enfatiza a secretária-adjunta da Saúde, Miriam Lage Fernandes. 

Ela explica que a farmácia vai disponibilizar os medicamentos da atenção primária que constam na lista básica municipal e federal. Além disso, vai distribuir os medicamentos estratégicos e de alto custo, atualmente disponibilizados pela Gerência Regional de Saúde (GRS), desde que atendam aos protocolos clínicos estabelecidos pela SES.
 
Fachada da unidade da "Rede Farmácia de Minas", obra realizada pela ITAURB após a sua reatividade em seu primeiro ano de governo, em andamento. (Foto/Ascom Ita)
 
A implantação da unidade da rede Farmácia de Minas baseia-se no acordo financeiro firmado entre o Município e o Estado. “Isso permite a compra dos medicamentos, a construção e montagem de farmácias estruturadas para a oferta de serviços farmacêuticos qualificados no atendimento à população”, explica Miriam.


Saiba mais

Os medicamentos básicos distribuídos pelo programa Farmácia de Minas, destinados à atenção primária à saúde, são adquiridos com recurso tripartite (federal, estadual e municipal) e distribuídos para os 853 municípios de Minas Gerais.

Os medicamentos estratégicos são utilizados em doenças que configuram problemas de saúde pública, com impacto socioeconômico importante, como diabetes, tuberculose, hanseníase, doença de Chagas, esquistossomose, meningite e Aids, por exemplo.

Já os medicamentos excepcionais/ alto custo são distribuídos para tratamento de doenças raras que precisam de medicamentos de alto valor unitário ou que, em caso de uso crônico ou prolongado, seja um tratamento de custo elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário