segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TELEDRAMATURGIA EM LUTO:

 

Morre o ator Cláudio Cavalcanti, aos 73 anos.

 
 
29/09/13
 
 
Artista estava internado no Hospital Pró-Cardíaco.
 
Luiz Ernesto Magalhães
 

Cláudio Cavalcanti tinha 73 anos. (Foto/Pedro Kirilos / Agência O Globo)

RIO — O ator e secretário municipal de Defesa dos Animais do Rio, Cláudio Cavalcanti, morreu às 17h45m deste domingo, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O artista tinha 73 anos e estava internado desde o dia 16. Segundo informações da prefeitura do Rio, Cláudio havia se submetido a uma cirurgia na coluna há alguns dias e sofreu complicações. Ao longo da carreira, o ator participou de mais de 50 novelas, minisséries e especiais, dublagens, 22 longas-metragens e dezenas de peças teatrais. Ele também foi vereador do Rio em dois mandatos. Um de seus personagens mais conhecidos foi Jerônimo, um dos protagonistas na primeira versão da novela Irmãos Coragem da TV GLOBO.
 
— Meu interesse pelo teatro veio através do rádio. Quando eu era criança, ouvia muito rádio, radioteatro, com aqueles atores fantásticos. Quando fiz 13 anos, a tia do meu pai me deu um ingresso para uma matinê da peça Obrigado Pelo Amor de Vocês, na qual trabalhavam atores de rádio. Foi a primeira vez que fui a um teatro e fiquei absolutamente encantado. Era uma peça de três atos, em que pessoas envelheciam 50 anos, ali, na minha cara. Meu encantamento foi tamanho que, ao completar 35 anos de carreira, montei essa peça; eu me dei de presente fazer essa peça — declarou Cláudio em depoimento ao projeto “Memória Globo"
 
Segundo o “Memória Globo”, Cláudio fazia teatro amador na escola, em 1956, quando foi convidado por um amigo para participar de um teste no TBC – Teatro Brasileiro de Comédia –, que iria montar a peça Nossa Vida com Papai e precisava de um ator jovem, na faixa dos 16 anos.. Na mesma época, começou sua carreira também na televisão, ao ser convidado para atuar no programa João e Maria, na TV Tupi.
 
Fonte: Jornal "O GLOBO"
 
 
 
 
 
*Leia Mais:
 
Cláudio Cavalcanti
 
 
Cláudio Murillo Cavalcanti (Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1940 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2013) foi um ator, diretor de TV, produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador, radialista e político brasileiro. É considerado um dos mais importantes nomes do cenário artístico brasileiro.
 
Foi homenageado com várias condecorações, entre elas a Medalha Tiradendes (ALERJ) e a Medalha General Zenóbio da Costa (Exército Brasileiro), e é Comendador do Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador.
 
Cláudio Cavalcanti foi casado desde 1979 com Maria Lucia Frota Cavalcanti, psicóloga e atriz, com quem dividiu o palco inúmeras vezes. Ambos são vegetarianos e ativistas dos direitos dos animais, e sua mulher foi a criadora da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais, na cidade do Rio de Janeiro, exercendo o cargo de Secretária Municipal de janeiro de 2001 a fevereiro de 2005.

 

Biografia

Cláudio Cavalcanti iniciou a carreira de ator em 13 de dezembro de 1956, aos 16 anos de idade, no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), atuando ao lado de Nathália Timberg, Sérgio Britto e Fernanda Montenegro. No mesmo ano estreou em televisão fazendo teatro ao vivo. Desde então nunca mais interrompendo suas atividades de ator, continuando a atuar em Teatro, Televisão e Cinema até os dias de hoje, tendo em seu currículo 41 peças, 39 novelas e 35 filmes.
 
Como protagonista, destacam-se entre seus principais trabalhos de tele-dramaturigia: Anastácia, a Mulher sem Destino; Rosa Rebelde; Véu de Noiva; Irmãos Coragem, O Homem que Deve Morrer, Carinhoso, O Bofe, Cavalo de Aço, Vejo a Lua no Céu, O Feijão e o Sonho, Maria Maria, Terras do Sem Fim, Pai Herói, Dona Xepa, Água Viva, Sétimo Sentido, Roque Santeiro, Hipertensão, Lua Cheia de Amor, A Viagem, Marcas da Paixão, Vidas Cruzadas e Roda da Vida. Em Teatro, entre outros, protagonizou Era Uma Vez nos Anos Cinquenta (Troféu Mambembe de melhor ator), Fernando Pessoa, Bodas de Papel, O Beijo da Louca, Obrigado Pelo Amor de Vocês (peça com que foi contratado para inaugurar o Teatro do Casino do Estoril, em Lisboa), Disque M para Matar, Estou Amando Loucamente, Vida Nova, O Nosso Marido, A Primeira Valsa, Freud e o Visitante, O Mundo é um Moinho, E Agora o que Faço como o Pernil, O Doente Imaginário e, em fevereiro de 2009, Quando se é Alguem, texto inédito de Pirandello.
 
Como escritor tem 5 livros publicados dentre os quais 3 antologias. Como cantor foi campeão de vendas como o Long Play "Claudio Cavalcanti" em 1971.
 
Concomitantemente com suas atividades artísticas, em outubro de 2000 foi eleito vereador da Cidade do Rio de Janeiro, pelo então PFL, atual DEM, com a plataforma "Por uma política de respeito aos animais". Reeleito em 2004, cumpriu dois mandatos. Em oito anos de atividade legislativa, criou e teve aprovadas 29 leis, consideradas pioneiras em relação a defesa dos direitos animais, entre as quais a que proíbe o extermínio de animais abandonados e introduz a esterilização gratuita como método oficial de controle populacional e de zoonoses. Também, entre outras, proibiu rodeios, circos com animais, estabeleceu multa para maus-tratos e crueldade contra animais e conseguiu a aprovação da lei que proibia a utilização de animais em experiências cinetíficas, recebendo maciço apoio nacional e internacional e criando enorme polêmica. Posteriormente a Lei foi vetada pelo então prefeito, César Maia.
 
Em 2006 candidatou-se a deputado estadual, tendo obtido 39742 votos e sendo diplomado em dezembro de 2006 como suplente, durante licença de um dos titulares. Não conseguiu se reeleger vereador em 2008, porém após a cassação do deputado Natalino, tornou-se titular em definitivo da vaga na ALERJ. No entanto, ainda não se sabe porque, a assembleia empossou outro deputado menos votado. Atualmente, aguarda o julgamento de um Mandado de Segurança contra a Mesa Diretora da ALERJ, mandado esse que está em tramitação no Órgão Especial do TJ-RJ.
 
Morreu no início da noite do dia 29 de setembro de 2013, no Rio de Janeiro, com 73 anos. O ator estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco desde a semana de 22 de setembro, e no dia 24, havia passado por um cirurgia por conta da falência de uma vértebra. Segundo seu cardiologista e genro, Carlos Eduardo Menna Barreto, o ator sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento.

 

Teledramaturgia

_2013 - Sessão de Terapia - Otávio (GNT)
_2011 - Amor e Revolução - Geraldo (SBT)
_2001 - Roda da Vida - Vidal (Rede Record)
_2000 - Marcas da Paixão - Djalma (Rede Record)
_1999 - Chiquinha Gonzaga - Rogério
_1998 - Labirinto - Gaspar
_1996 - Salsa e Merengue - Olavo
_1995 - Explode Coração - Tolentino
_1994 - A Viagem - Alberto
_1993 - Mulheres de Areia - Roque
_1990 - Lua Cheia de Amor - Conrado
_1990 - Rainha da Sucata - delegado que investiga a morte de Laurinha Figueiroa
_1989 - República - Floriano Peixoto
_1989 - O Salvador da Pátria - Eduardo Corrêa
_1986 - Hipertensão - Sandro Galhardo
_1985 - Roque Santeiro - Padre Albano
_1984 - Transas e Caretas - Douglas
_1984 - Padre Cícero - Dom Joaquim
_1983 - Caso Verdade, Vida Nova - Mr. Scott
_1982 - Sétimo Sentido - Danilo Mendes
_1981 - Terras do Sem Fim - João Magalhães
_1981 - Baila Comigo - Guilherme Fonseca
_1980 - Água Viva - Edir
_1979 - Pai Herói - Gustavo
_1978 - Pecado Rasgado - Bruno
_1978 - Maria, Maria - Ricardo Valentiano Brandão
_1977 - Nina - Grimaldi
_1977 - Dona Xepa - Otávio
_1976 - O Feijão e o Sonho - Juca Campos Lara
_1976 - Vejo a Lua no Céu - Eusébio
_1975 - Bravo! - Maurício
_1973 - Carinhoso - Paulo
_1973 - Cavalo de Aço - Aurélio
_1972 - O Bofe - Maneco
_1971 - O Homem que Deve Morrer - Leandro
_1970 - Irmãos Coragem - Jerônimo Coragem
_1969 - Véu de Noiva - Renato Madeira
_1969 - Rosa Rebelde
_1969 - Enquanto Houver Estrelas - César (TV Tupi)
_1969 - O Retrato de Laura - Marcelo (TV Tupi)
_1968 - A Gata de Vison - Taylor
_1968 - Demian, o Justiceiro - Dagarata
_1967 - A Mulher que Amou Demais
_1967 - Anastácia, a Mulher sem Destino - Jean Paul
_1965 - 22-2000 Cidade Aberta - Carlinhos

 

Participações Especiais

_1994 - Xuxa Especial de Natal - Crer para ver - Palhaço chorão.
 
 

No Cinema

_O Menino Maluquinho II - A aventura
_Tiradentes - O filme
_Mutirão de Amor
_Caminhos Cruzados
_Uma Estranha História de Amor
_Um Marido Contagiante
_Contos Eróticos
_Ipanema, Adeus
_Como nos Livrar do Saco
_O Grande Gozador
_Quando as Mulheres Paqueram
_Ascensão e Queda de um Paquera
_Memórias de um gigolô
_A Cama ao Alcance de Todos
_A ascensão
_A um Pulo da Morte
_Cuidado! Espião Brasileiro em Ação
_Nudista à Força
_Engraçadinha depois dos trinta
_A História de um Crápula
_Um Ramo para Luísa
_Contos Eróticos - Vereda Tropical
 

Dublagem

_Robin Hood


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 


Cláudio Cavalcanti retorna as Organizações Globo após atuar em novelas fora da Rede Globo, antes de seu falecimento.

E ao mesmo tempo, ele teve as suas novelas e minisséries  reprisadas no canal pago "VIVA", antes e após o seu falecimento.

Por Rodrigo de Oliveira  

E vale lembrar que em 2012 foi reprisado em canal pago e em HD no VIVA, a Novela Roque Santeiro, de Dias Gomes (1986), e o ator Cláudio Cavalcanti, interpretou o personagem Padre Albano.

E em 2011 no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), ele atuou em sua primeira e penúltima novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago (2011), ele interpretou o camponês Geraldo, sendo a sua terceira novela fora da Globo, após ter feito duas novelas na Rede Record: Marcas da Paixão, de Solange Castro Neves (2000), ele interpretou o personagem   Djalma, e a segunda novela na Record foi Roda da Vida, de Solange Castro Neves (2001), ele interpretou o personagem Vidal. 
  
E em 2012 foi reapresentado pela segunda vez o compacto do Remake da novela Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro (1993), no "Vale a Pena Ver de Novo", na Rede Globo entre o dia 12 de setembro de 2011 a 9 de março de 2012, em 129 capítulos substituindo O Clone, de Glória Perez (2001) e sendo sucedida por Chocolate com Pimenta, de Walcyr Carrasco (2004). Onde o ator Cláudio Cavalcanti interpretou o personagem Roque na novela Mulheres de Areia. E a primeira reprise do compacto da novela  Mulheres de Areia (1993) no "Vale a Pena Ver de Novo" ocorreu entre o dia 25 de novembro de 1996 a 25 de abril de 1997, em 110 capítulos, substituindo Meu Bem Meu Mal, de Cassiano Gabus Mendes  (1990) e sendo substituída por A Viagem, de Ivani Ribeiro (1994).
 
E no mesmo ano (2012), foram feitas as reprises das minisséries: Labirinto, de Gilberto Braga (1998), e Chiquinha Gonzaga, de Lauro César Muniz e Marcílio Moraes (1999), e outas minisséries em que o ator Cláudio Cavalcanti atuou ainda na TV Globo, que foi ao ar, no canal pago VIVA.

E desde o início de Janeiro deste ano está sendo reprisado no canal pago "VIVA", a novela Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu (1990), onde ele interpretou o delegado que investiga a morte de Laura Almeida de Albuquerque Figueroa "Laurinha Figueiroa" (Glória Menezes). Do qual foi exibido o seu último capítulo na segunda - Feira (30/09) desta semana  na faixa das 11:45 ás 12:45 da tarde, no canal pago VIVA. E ele também atuou também na novela Água Viva, de Gilberto Braga (1980), interpretando o Edir. Da qual a novela Água Viva, está sendo reprisado desde a segunda - feira (30/09) na faixa das 00:00 ás 01:00 da noite e 12:00 ás 13:00 da tarde desta semana  no canal pago "VIVA". Sendo a produção de telenovela mais antiga exibida no canal até então, e ainda será a primeira novela do canal a ser exibido de Segunda a Sábado, após a sua quarta reapresentação pela primeira vez no canal pago "VIVA", substituindo Rainha da Sucata, sendo que a novela água viva já foi reprisada pela terceira vez no canal pago GNT, que é pertencente também á Rede Globo (Organizações Globo), antes de surgir o canal VIVA. Que é hoje considerado um dos mais conceituados canais de reprises.  

E vale lembrar também, que a novela Água Viva, de Gilberto Braga (1980), foi exibida semanalmente de 4 de fevereiro a 9 de agosto de 1980, em 161 capítulos na Rede Globo, em sua estreia, substituindo Os Gigantes, de Lauro César Muniz (1979) e substituida por Coração Alado, de Janete Clair (1980) . E em seguida, foi reapresentada no "Vale a Pena Ver de Novo" no dia 13 de fevereiro a 31 de agosto de 1984, em 145 capítulos. Foi a primeira novela das oito reprisada à tarde, quebrando o padrão de que apenas novelas das seis ou sete horas eram reprisadas nesta faixa. A sua liberação foi conseguida em cima da hora, já que em janeiro de 1984, a Rede Globo tinha exibido chamadas do retorno de Elas por Elas, de Cassiano Gabus Mendes (1982).
 
Um dos seus personagens mais conhecidos foi Jerônimo, um dos protagonistas da primeira versão da novela "Irmãos Coragem" (1970) , com Tarcísio Meira (João) e Cláudio Marzo (Duda), da TV Globo. Que foi o papel mais marcante de sua carreira, nesta novela que foi maior sucesso de audiência na Globo. 

O último trabalho de Claudio na TV foi a segunda temporada de “Sessão de Terapia”, do canal GNT, com estreia prevista no dia 7. Da qual ele gravou este seriado, antes de seu falecimento.


Box DVD Irmãos Coragem (8 Discos) 
 
Box DVD da novela "Irmãos Coragem". (Foto/Divulgação)
  
E falando nisso a Globo Marcas lançou a novela  "Irmãos Coragem" (1970), em parceria com a TV Globo, editados e compactados em 8 discos, em um único Box DVD no formato Digipack. 

E neste Box Dvd você vai ver grandes momentos do Ator Cláudio Cavalcanti como Jerônimo Coragem, sendo um dos protagonistas desta primeira versão desta novela, ao lado destes grandes elencos. Do qual foi o seu papel mais marcante de sua carreira, de sua trajetória. 


Sinopse        
         
No interior de Goiás, na fictícia cidade de Coroado, os moradores sobrevivem da principal atividade econômica na região, o garimpo de ouro. Na cidade vive a família Coragem: a mãe Sinhana (Zilka Salaberry) e os seus três filhos, João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e Duda (Cláudio Marzo). O coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho) é latifundiário e um dos homens mais poderosos de Coroado. Ele quer controlar o comércio de diamantes na região, mas os irmãos Coragem não aceitam a sua autoridade. Um dos principais conflitos da trama aparece quando João encontra um valioso diamante, que é roubado pelos capangas de Pedro Barros e então ao longo da história João e Jerônimo lutam de formas distintas para reaver o diamante. João enfrenta os inimigos através da força, enquanto Jerônimo entra para a política no partido da oposição.

Irmãos Coragem foi escrita pela grande novelista Janete Clair, com direção geral de Daniel Filho e traz uma trama com aventuras, lutas, injustiças e paixões que marcou a história da teledramaturgia brasileira. A fictícia Coroado foi a primeira cidade cenográfica da TV Globo. O cenário construído numa área de 5.000 m2, na Barra da Tijuca, foi o maior empreendimento cenográfico da televisão brasileira realizado até então. A novela também marcou a estreia de Sônia Braga na TV Globo e reuniu as duas duplas mais famosas da emissora na época: Tarcísio Meira e Glória Menezes e Cláudio Marzo e Regina Duarte. O incrível sucesso da trama fez a novela alcançar mais audiência do que a final da Copa de 70, entre Brasil e Itália.

Em 2011, esse grande clássico da teledramaturgia nacional está disponível em DVD. Sem dúvidas, um lançamento que cairá nas graças dos noveleiros de plantão espalhados por todo o Brasil!
 
E para adquirir estas e mais preciosidades da teledramaturgia em Box DVD, é só acessar www.globomarcas.com.br. E divirta-se e reveja os bons momentos do saudoso Cláudio Cavalcanti.
 
 
Fonte: Site Globomarcas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário