segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cidade limpa Campanha vai conscientizar população sobre limpeza das ruas e calçadas

Stand da Itaurb também exposto no local, em parceria com o Savi pensando em favor da preservação do meio ambiente (Foto/Ascom Ita)
 

Iniciada na manhã de sexta-feira (11), a campanha “Cidade limpa, qualidade de vida melhor” procura conscientizar a população itabirana sobre a limpeza das calçadas e ruas do município. A mobilização é feita pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
 
Membros do Savi distribuindo o material explicativo, sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente (Foto/Ascom Ita)
 
No primeiro dia da campanha, foram distribuídos panfletos aos pedestres que passavam pela praça Acrísio Alvarenga. No local, foram montados estandes com maquetes e trabalhos feitos com materiais recicláveis. Neste dia, a Sociedade Ambiente Vivo Itabira (Savi) também expôs objetos confeccionados pela própria organização não-governamental.  
 
Stand da Savi exposto para a população se informar, o quanto é importante a educação ambiental em nossas vidas (Foto/Ascom Ita)
 
De acordo com o diretor-presidente da Itaurb, Carlos Carmelo Torres, a campanha quer conscientizar os moradores para que cuidem dos passeios em frente às moradias e a varrição feita pela Itaurb seja preservada. Disse ainda que, quando o lixo é disponibilizado fora do dia programado, corre-se o risco de algum animal rasgar o pacote e espalhar os resíduos pelas ruas. “É necessário que as pessoas apresentem o lixo nos dias e horários certos”, ressaltou.

Outra ação que a Itaurb está promovendo é a campanha de educação ambiental nas escolas da cidade. Desde junho, as escolas da rede municipal (31 no total) receberam a palestra que tem como foco a coleta seletiva. Agora, a campanha vai se estender às instituições de ensino da rede estadual. As escolas da rede particular também podem requisitar a palestra entrando em contato com a Itaurb. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3833-4000 ou 3833-4010.


Multa para quem bloquear calçadas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da Seção de Fiscalização de Posturas Municipais, vai notificar e multar, caso necessário, os proprietários de imóveis que utilizam os passeios para colocar entulhos e materiais de construção. 

Segundo o chefe do Departamento de Serviços Urbanos, Carlos Ribeiro, o objetivo desse trabalho é garantir a acessibilidade de pedestres e a limpeza das vias públicas. “A responsabilidade pela construção, manutenção e limpeza da calçada é do proprietário do imóvel”, ressaltou. 

A SMDU informou que, ao ser notificado, o proprietário do imóvel terá um prazo para desbloquear as calçadas. Caso a determinação não seja cumprida no prazo definido pelo fiscal, o proprietário será multado. Posteriormente, o material que causou a obstrução será apreendido.

O Código de Posturas Municipal (Lei 1972/78) proíbe a permanência de materiais sobre os passeios públicos que possam prejudicar ou impedir a passagem de pedestres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário