sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Segurança pública - Reunião aborda criação da Secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal


Da esquerda para direita Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena "PV", Coronel Alfredo Ramalho, Assessor Parlamentar Emerson Marinho dos Santos, Secretária Municipal da Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos e o Secretário de Desenvolvimento Urbano Daniel Alves  Lima (Foto/Ascom Ita)

     
Na tarde de quinta-feira (17), o prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu em seu gabinete o vice-prefeito de Ipatinga, coronel Alfredo Ramalho, e o assessor parlamentar Emerson Marinho dos Santos. Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete Edilson de Magalhães Lopes, a secretária de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos e o secretário de Desenvolvimento Urbano Daniel Alves Lima. A reunião teve como objetivo principal obter informações para a criação da Guarda Municipal em Itabira.

Alfredo Ramalho foi comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga e é titular da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã na respectiva cidade. Ele se dispôs a dar algumas sugestões baseadas nas experiências adquiridas enquanto militar e responsável pela secretaria voltada à segurança pública. 

O vice-prefeito de Ipatinga sugeriu a Damon de Sena que sejam criadas, simultaneamente, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Guarda Municipal. Acrescentou que o efetivo necessário poderia ser convocado por meio de concurso público e destacou a necessidade de a Guarda Municipal estabelecer parceria com a Polícia Militar. O prefeito também obteve orientações sobre a equipe que deverá ser mobilizada para a criação da Secretaria de Segurança Pública.

Alfredo Ramalho sugeriu a instalação de vigilância eletrônica nas instituições de ensino. Disse também que é necessário executar um trabalho voltado para a cultura da paz nas escolas, chamando os envolvidos com o setor educacional para enfrentar a violência, a vulnerabilidade social e o bullying. Damon de Sena complementou: “Para mim, educação é importante para todas as outras áreas. Ela é necessária para que se valorize mais a vida”.

Foi abordado ainda sobre o trabalho integrado que deve existir entre a Transita (para verificar a circulação dos veículos na cidade) e a Polícia Militar (para verificar a documentação dos condutores). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário