terça-feira, 26 de novembro de 2013

CIDADES:

 
SANTA MARIA DE ITABIRA - MG
Presidente da Câmara de Santa Maria apela com jornalistas por causa de Facebook
 
Intimidação, coação, agressão verbal e calúnias contra repórter marcam fim de noite na Câmara de Santa Maria de Itabira.



O Repórter Fotográfico e diretor Responsável do Jornal Imprensa Jovem, Lucas Henrique de Morais, foi colocado para fora da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira, pelo presidente da casa, vereador Vicente Humberto dos Santos (PT) e o secretário Danilo do Gás (PPS). (Foto/Imprensa Jovem)

O Repórter Fotográfico e diretor Responsável do Jornal Imprensa Jovem, Lucas Henrique de Morais, foi praticamente colocado para fora da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira na noite de segunda-feira, dia 25 de novembro, pelo presidente da casa, vereador Vicente Humberto dos Santos (PT) e o secretário Danilo do Gás (PPS). Completamente exaltado, o presidente da câmara mostrou-se despreparado para relacionar-se com a imprensa. O estopim da confusão foi uma postagem do repórter no Santamariense Ausente, um grupo aberto no Facebook. Lucas escreveu: “Tiro no Pé? ou Imaturidade da Câmara de Santa Maria de Itabira… Uma bomba vai explodir, aguardem…”

Lucas e o jornalista Ailton Moraes estavam em Santa Maria para fazer a cobertura da reunião ordinária da câmara, o que é de praxe de toda a imprensa da região, porém quando chegaram ao plenário a reunião já estava em andamento e não deu para acompanhar a leitura e votação de todos os projetos da pauta do dia. Ao encerrar a reunião Ailton Moraes foi a recepção do legislativo e solicitou da servidora do setor uma cópia da pauta do dia (texto contendo os projetos a serem votados). A funcionária prontamente o atendeu e disse que buscaria junto ao setor Jurídico. Minutos depois ela voltou acompanhada de Vicente Humberto e disse que o presidente iria atendê-lo. Já no balcão o vereador Vicente disse ao jornalista que não forneceria a pauta: “Se o senhor desejar a pauta, faça-nos um oficio que encaminharemos,” disse ele.  Ailton Moraes tentou explicar que precisava de mais informações sobre a ordem do dia para elaborar sua matéria, e que em outras câmaras da região os presidentes encaminham a pauta para imprensa com 24 horas de antecedência, para divulgar e convidar a comunidade.

Vicente disse que alguns veículos recebem a pauta e se o jornalista enviasse o ofício receberia também. “Nesse momento peguei meu bloco para anotar o nome do endereçado do ofício, pois temos interesse de receber as pautas,” disse Ailton.

Após Vicente informar ao jornalista a forma de proceder, ele começou a tecer críticas a imprensa e aos jornalistas que frequentam a Câmara: “ Temos que por ordem pra moralizar, tem uns jornalistas de merda, uns cara que nem é jornalista que vem aqui ficam atrapalhando nossos trabalhos e importunando o legislativo. Tem que ter respeito! Tem que respeitar o Legislativo”, disse o presidente em tom de exaltação.

Ailton Moraes se preparava para deixar o a recepção da Câmara quando Vicente novamente disparou: “Vamos por esses caras no devido lugar deles, vamos mostrar eles que tem que nos respeitar. Não tem credencial nenhuma e fica postando coisas sobre agente na internet fazendo inferno. Esses cara tem que respeitar os vereadores, tem que respeitar o Legislativo”, gritou o presidente Vicente indo em direção a porta de entrada da Câmara onde Lucas Henrique se encontrava do lado de fora.

Lucas não resistiu a provocação e começou a rir, causando mais ira no legislador santamariense. Nesse momento Vicente chegou a ficar cara a cara com o repórter e disse que se continuasse postando inverdades sobre a câmara teria problemas. “Vou acabar com essa farra”, disse Vicente.

Nessa hora juntou o Vereador Danilo do Gás (PPS) e Fafá de Isaías (PTB) para fazerem coro com o presidente. Danilo chegou  a mão na cara do repórter e com um gesto de intimidação, ficou cara a cara com ele quase chegando as vias de fato.

Lucas tirou o boné, colocou as mãos para trás e gritava: “Vocês vão me bater? Vão bater? Sei dos meus direitos, eu conheço a constituição. Tô aqui no exercício da minha profissão!” Danilo o mandava calar boca e exigindo respeito, quase encostando sua barriga na do repórter de tão perto que estava ao gritar com ele.
 
Lucas falou: “Estou desrespeitando? Desrespeitando quem? Então me desculpem. Mas quem começou me afrontando e falando de mim foi o presidente, se referindo que postei no Facebook!” Nessa hora Vicente o chamou de vários adjetivos pejorativos, com desdém e saiu em direção ao balcão da câmara dizendo que ia chamar a polícia. Ailton Moraes, que estava calado, disse que seria bom mesmo uma guarnição no local e que não era necessário aquela situação toda causada por causa de um pedido de pauta.
 
Presença da Polícia Militar na Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira, acionada  pelo jornal "Imprensa Jovem" para registrar o boleim de ocorrência contra os Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira   Vicente Humberto dos Santos (PT)
 
Quando a Polícia Militar chegou ao local, Vicente, Danilo e Lucas foram encaminhados ao posto policial para ser lavrado o Boletim de Ocorrência. Ailton Moraes foi como testemunha de Lucas. No posto policial os vereadores Vicente e Danilo mudaram as versões dos fatos, alegando que tudo acontecera durante a sessão plenária da câmara. Também alegaram que toda a confusão fora orquestrada por Ailton Moraes e que ele os insultou, deixando o mesmo de ser testemunha e figurando como autor. Ailton Moraes disse que o ônus da prova cabe ao acusador e que falso depoimento também é crime. Ele vai aguardar o processo ser conduzido ao judiciário para ver como vão continuar com a mentira. Também disse que toda a confusão foi filmada por um cidadão que estava sob as ordens do vereador Vicente Humberto. “Em juízo vamos pedir cópia de tudo e desmascarar as mentiras,” disse o jornalista.

O fato no Posto Policial iniciou por volta das 20horas e 30 minutos e rendeu até às 2 horas da madrugada, quando assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência.


Fonte: Jornal Imprensa Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário