terça-feira, 19 de novembro de 2013

CULTURA:

Fundação Cultural lembra Zumbi dos Palmares com tradicional hasteamento de mastros

19/11/2013
 
Hasteamento de mastros de duas principais guardas de marujos, de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito (Foto/Divulgação/Fccda)

Para marcar o dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade realiza nessa quarta-feira (20), às 10h, em seus jardins, uma cerimônia de hasteamento de mastros com a participação de duas das principais guardas de marujos de Itabira, a Guarda de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.
 
Guardas de marujo fazem cortejo com o estandarte de seus santos padroeiros, juntamente com a imagem de São Benedito (Foto/Divulgação/Fccda) 

Chamado de bandeira de aviso, o mastro anuncia que a festa se aproxima. Segundo ensina a cultura popular, por apontar para o céu e o interligar com a terra, o mastro seria uma ponte entre criador e criatura. Antes de hastear os mastros, as guardas realizam um pequeno cortejo para representar a força e a perseverança do povo. Os estandartes ressaltam a importância de seus santos padroeiros. 

A festa que essa cerimônia anuncia na Fundação Cultural é uma celebração em homenagem à história de Zumbi dos Palmares. Por isso, é uma comemoração voltada para as raízes africanas. Quando escravos, em seus cultos, os negros dançavam e cantavam ao redor das colunas de sustentação das senzalas como uma forma de se comunicarem com seus orixás. Por isso, depois de libertos, as colunas forma substituídas por mastros.

O hasteamento de mastros é um dos mais importantes rituais religiosos da cultura popular. A bela festa vem acompanhada de batuques e cantoria que recordam as tradições dos primeiros povos a habitar a região.

Uma comemoração imperdível e aberta ao público. Outras informações pelo telefone 3835-2102 ou pelo site www.culturaemitabira.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário