terça-feira, 5 de novembro de 2013

CULTURA:

Itabira recebe representantes do Programa Música Minas e oferece novas diretrizes de ação para músicos e produtores culturais da região
 
05/11/2013



A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade promove no dia 7 de novembro, às 19h30, na Escola Livre de Música o Programa Música Minas. Criado para apoiar a divulgação, a circulação e a exportação da música produzida em Minas Gerais, o programa nasceu em 2009. Através da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura e o Fórum da Música de Minas Gerais, reúne entidades representativas da música no Estado,  como  a  Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina (AAMUCE), Fora do Eixo Minas (FEM), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, Sociedade Independente da Música (SIM), Instituto Sociocultural do Jequitinhonha (VALE MAIS) e Associação Mucury Cultural.

O Programa é considerado um dos mais sólidos do país e encara o desafio de fazer com que toda a diversidade mineira seja reconhecida em todo o país. Durante os anos em que vem sendo trabalhado, o Música Minas se firmou e ganhou também repercussão internacional.

Graças a essa parceria entre sociedade civil e Estado novos caminhos estão sendo construídos para que haja ainda mais espaço para artistas e agentes da cadeia produtiva da música no Brasil e no exterior, gerando oportunidades estratégicas de negócios e crescimento para diversas carreiras.

É importante destacar que o Programa já beneficiou cerca de 1230 artistas, selecionados pelos Editais de Circulação Estadual, Circulação Nacional, Circulação Internacional,  Intercâmbio e Rodada de Negócios.  


Momento de interiorização

Na tentativa de expandir ainda mais as ações do Programa e agregar ainda mais artistas mineiros, o Música Minas vem realizando uma série de ações de interiorização. Para tal, são realizadas palestras, painéis de discussão e mesas redondas que visam divulgar as oportunidades e os editais que possibilitam a capacitação dos agentes culturais.

O Programa chega a Itabira e oferece a possibilidade de interagir com o Gestor Estadual, Gabriel Murilo, e o Gestor de Comunicação, Israel do Vale. A intenção é reunir músicos, produtores, técnicos, gestores públicos ou privados e outros agentes da cadeia criativa e produtiva do município.
 
 
O objetivo é fomentar a criação de microrrotas pelo interior, por meio de parcerias com prefeituras, universidades, festivais, eventos, bares, restaurantes, centros culturais e equipamentos públicos e privados com vocação para a música.

O encontro com os representantes do programa acontece no dia 7 de outubro, às 19h30, na Escola Livre de Música, que funciona da Casa do Brás, na rua Guarda-Mor Custódio, 156. Outras informações pelo telefone 3835-2102 ou pelo site www.culturaemitabira.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário