segunda-feira, 25 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO:


Encerramento da 1ª Jornada da Educação para a Promoção da Igualdade Racial reúne 580 pessoas

25/11/2013 

Da esquerda para direita: vereador José Luiz Ferreira dos Santos "Batatinha" (PSDB), chefe da seção para a Promoção da Igualdade Racial Marinete Nunes, Primeira Dama Áurea Cardoso Marques de Sena (PV) e o Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV) . (Foto/Ascom Ita)
              
Aconteceu no domingo (24), no Morro Santo Antônio, o I Encontro de Povos Quilombolas e Comunidades Negras do município de Itabira. O evento marcou o encerramento da 1ª Jornada da Educação para a Promoção da Igualdade Racial, que teve como tema “Resgatando Valores e Preservando Raízes”.

Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV) ladeado pelos representantes das demais entidades e autoridades, juntamente com as comunidades quilombolas de suas origens (Foto/Ascom Ita)  
 
Realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Seção para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Governo, o encontro reuniu 580 pessoas de três comunidades quilombolas: Morro Santo Antônio e Capoeirão, pertencentes ao município de Itabira e o Quilombo Barro Preto, de Santa Maria de Itabira. Também estiveram presentes sete comunidades negras do município: Engenho, Machados, Gomes, Pari, Capitinga, Pereira e Ponte.
 
De acordo com a chefe da seção para a Promoção da Igualdade Racial, Marinete Nunes, graças ao apoio do governo municipal o I Encontro de Povos Quilombolas e Comunidades Negras de Itabira cumpriu seu objetivo de resgatar a tradição da união entre os povos e de promover o respeito às diferenças. 
 
Grupo de Batuque Barro Preto do Indaiá as manhãs de domingo no  Morro Santo Antônio no encerramento da programação da 1ª Jornada da Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Foto/Ascom Ita)

Durante o encontro, diversas atividades recreativas e culturais animaram os participantes. A programação contou com show dos Meninos de Minas, apresentação do grupo de batuque Barro Preto do Indaiá e do grupo infantil Dança do Balaio – de Santa Maria de Itabira, Guardas de Marujos e grupo de capoeira da Associação dos Moradores do Rio Tanque (Amorita). Para muitos, esta foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de participar de um evento com tantas atrações. 

Guardas de Marujos também animaram as manhãs de domingo encerrando a programação da  com chave de ouro (Foto/Ascom Ita) 
 
Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, que estava acompanhado de sua esposa Áurea Aparecida Marques de Sena que é madrinha da seção para a Promoção da Igualdade Racial, “todos nós, de alguma forma, somos afrodescendentes, pois o nosso País possui uma grande miscigenação, mistura de raças, por isso o preconceito e a discriminação não deveria existir”.   

Grupo de capoeira mostrou o seu gingado no I Encontro de Povos Quilombolas e Comunidades Negras do município de Itabira, contribuíram com o encerramento da programação  com chave de ouro , a 1ª Jornada da Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Foto/Ascom Ita) 

O vereador José Luiz Ferreira dos Santos esteve presente durante todo o evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário