quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ESPORTE:

Atletas itabiranos da ginástica de trampolim retornam da Bulgária
 
20/11/2013               

Técnico da equipe Márcio Guerra e os seis atletas itabiranos representou a Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim em Sófia, capital da Bulgária (Foto/Ascom Ita) 
Os seis atletas itabiranos que integram a Seleção Brasileira de Ginástica de Trampolim retornaram ao município, na tarde desta terça-feira (19), após participarem do Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim por idades em Sófia, capital da Bulgária. 
 
A ginasta Larissa Ribeiro representou Itabira em seu salto no trampolim, no mundial (Foto/Ascom Ita)

O evento, que aconteceu entre os dias 10 e 18 deste mês, é realizado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Esta é a primeira vez que os atletas itabiranos participam do campeonato mundial. A comitiva itabirana que esteve na Bulgária foi composta pelos atletas, o técnico da equipe, professor Márcio Guerra e o secretário municipal de Esportes e Lazer Elson Ferreira de Sá. A viagem foi custeada pelo governo municipal.

Durante os oito dias em que estiveram no país europeu, os itabiranos puderam realizar os treinos oficiais em aparelhos profissionais. A equipe, liderada por Márcio Guerra, ainda utiliza um centro de treinamento pouco estruturado, sem equipamentos específicos para a prática do esporte.

Em julho, o prefeito de Itabira Damon Lázaro de Sena anunciou um investimento de R$ 200 mil para a aquisição de equipamentos de trampolim. Até aquele momento, mesmo depois de 10 anos de trabalho, o município ainda não havia investido na estruturação do esporte na cidade. Na época, Damon Lázaro de Sena ressaltou a importância de investimentos em esportes. “O dinheiro público existe para atender o público, por isso, nosso governo prioriza, entre outras coisas, o investimento na área esportiva. O esporte forma cidadãos para o futuro”, disse o prefeito.

Para Elson Sá, o desempenho dos atletas foi positivo, pois além do rendimento, a equipe pôde adquirir experiência e conhecimento. “Avalio positivamente o desempenho de cada um de nossos atletas, uma vez que eles participaram pela primeira vez de um campeonato internacional. O rendimento foi dentro do esperado, pois, agora é que estamos investindo em equipamentos específicos. Os outros países que sobressaíram já investem, há muito tempo, na ginástica de trampolim. São equipamentos modernos, iguais aos que estamos comprando, por determinação do prefeito Damon Lázaro de Sena e que, a partir do ano que vem, serão instalados em Itabira. Portanto, consideramos que a participação foi muito boa, porque os meninos trouxeram experiências, motivação e vontade de crescer, ainda mais, dentro do esporte”, ressaltou o secretário.


Conheça a equipe que representou Itabira no Mundial de Trampolim:

Larissa dos Santos Gomes (15 anos) 
Escola Estadual Marciana Magalhães
Prova disputada: Tumbling

Antenor Tibães (14 anos)
Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio
Prova disputada: Duplo-Mini Trampolim

Ester Mendonça Lopes (14 anos)
Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio
Prova disputada: Tumbling

Querolay Alves Figueiredo (16 anos)
Escola Estadual Emílio Pereira
Prova disputada: Duplo-Mini Trampolim

Gustavo Soares de Oliveira (15 anos)
Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro
Prova disputada: Tumbling

Wemerson Xavier Glicério (15 anos)
Escola Estadual Madre Maria de Jesus
Prova disputada: Tumbling

Márcio Guerra
Técnico da equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário