sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CULTURA:
 
 
Com uma diversificada união de talentos musicais, a Banda Troca de Óleo comemora dois anos de sucesso de público

06/12/2013


Chico Buarque e Caetano Veloso escreveram – juntos – que “mesmo com toda a fama, com toda a Brahma, com toda a cama, com toda a lama... a gente vai levando essa chama. Mesmo com o nada feito, com a sala escura, com um nó no peito, com a cara dura... Não tem mais jeito, a gente não tem cura. Mesmo com todo rock, com todo pop, com todo estoque e com todo Ibope, a gente vai levando esse toque.” 

Foi levando o amor à música e o prazer de tocar samba que, em 2011, seis jovens itabiranos descobriram que unir seus talentos pessoais poderia ser uma boa idéia. De uma brincadeira, na descontração da uma reunião entre amigos, nascia a Banda Troca de Óleo.   

Mas ela talvez tenha nascido muito antes disso. Vitor Andrade, Lucas Real, Hugo Zanon, Luís Vieira e Jayme Ramalho trazem em suas histórias de vida uma ligação ainda mais profunda com a música. Todos eles cresceram ouvindo o melhor da música popular brasileira e desde muito novos descobriram o lado alegre de se ter a música enraizada. Um prato cheio para desenvolverem aptidões com diversos instrumentos.

Em 1969, Vinícius de Moraes publicou um texto que dizia que “o samba nasceu antigo e foi ficando cada vez mais jovem. E, depois de absorvida a luta e experiência de seus velhos mestres, ele partiu em busca de horizontes novos e iniciou a conquista do mundo.” Para a Banda Troca de Óleo, mesmo com toda a influência do berço, o caminho natural foi o samba e sua incomparável capacidade de unir estilos.

A liberdade exaltada pelo samba brasileiro inspirou a música tocada pela banda. Assim, desenvolveram a proposta de juntar todas as tribos da música brasileira em um repertório que, em muito, difere dos tradicionais grupos de samba/pagode brasileiros.


Banda Troca de Óleo Comemora 2 anos de sua existência, com muito samba e pagode, pra galera que comparecer nesta semana  na casa de shows Don Baez. Imperdível! (Foto/Divulgação) 
 
Ao comemorar seus dois anos de existência, a Banda Troca de Óleo reforça os laços com suas raízes, mas dá mais um passo em busca de novas influências que possam incrementar ainda mais a idéia de diversidade pregada pelo samba brasileiro.

Ainda usando as palavras de Vinicius de Moraes, “o samba construiu carreira com sorrisos fraternos e palavras de animação, em boa gíria carioca. Mas - insisto - na mão de incansáveis compositores, nunca se descaracterizou. Eles fizeram o samba quando a estrada era de pedras, não de pétalas. E novos talentos aparecem sempre ansiosos também por levar a tocha do samba até a vitória última. Isso é cultura. Cultura de um povo a manifestar em sua arte mais popular, não só um grande sentido de integração, como de sensibilidade coletiva; cultura de seus músicos, a se fazerem os intérpretes mais comunicativos dessa integração.” 

Os integrantes da Banda Troca de Óleo (Foto/Divulgação)

Para comemorar dois anos de estrada, a Banda realiza, a partir das 23h, no dia 14 de dezembro na casa de shows Don Baez, uma grande festa. Os ingressos custam R$10,oo para mulheres, e R$20,00 para os homens.

Outras informações e detalhes podem ser acessados pelos perfis da Banda no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário