sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Combate à dengue - Força-tarefa recolhe 49 caminhões de inservíveis em Itabira

Dengue Mócel e o Dengômertro em parceria com o governo estadual municipal, unidos para alertar a população, evitando ser a próxima vítima desta doença que gerou óbito em 2013, no ano passado (Foto/Ascom Ita)   
 
A força-tarefa montada pela Prefeitura de Itabira, em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais, apresentou resultados positivos. Por um período de duas semanas, 49 Agentes de Combate a Endemias (ACE) da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) permaneceram na cidade. Os profissionais do Estado fizeram visitas em dez bairros, sendo: Praia, Bethânia, Barreiro, Machado, Jardim Gabiroba, Pedreira, Bálsamos, Alto Boa Vista, Nossa Senhora das Oliveiras e Madre Maria de Jesus. As demais localidades (Parque de Exposições, Conceição, Vila Piedade, Vargem, Santa Marta, Clóvis Alvim I e II) foram trabalhadas pela equipe de ACE do município, formada por 44 profissionais. Foram eliminados 391 focos do mosquito e retirados 49 caminhões de inservíveis das localidades citadas. 

População troca vasilhames, pneus, latas  por 1 litro  de lata de
óleo e materiais escolares (Foto/Ascom Ita)
Na sexta-feira e no sábado (14 e 15/02) a SES enviou à Itabira o Dengômetro e o Dengue Móvel. O Dengômetro é um ambiente de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Uma equipe da SES/MG esteve no local para orientar a população sobre a importância da participação de toda a comunidade na prevenção e controle da doença e distribuição de material informativo, pois o maior número dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, encontra-se nas residências. Já o Dengue Móvel é um caminhão destinado à troca de lixo reciclável (latas, garrafas PET e pneus) por óleo de cozinha. O objetivo de estimular a população a retirar de casa itens que poderiam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito foi alcançado: foram trocados cerca de 3.800 litros de óleo, 300 cadernos, 1.000 borrachas e 2.280 lápis por lixos recicláveis, sendo 340 kg de garrafas PET, 350 kg de latinhas e aproximadamente 1.500 pneus que lotaram dois caminhões. 

Esta etapa da força-tarefa de combate à dengue contou com o trabalho de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Itaurb, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Governo/Assessoria de Comunicação Social, Gerência Regional de Saúde e com o apoio da imprensa itabirana por meio de divulgação gratuita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário