terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Escritório de Projetos - Equipe busca conhecimento no Rio de Janeiro

Fachada da Prefeitura Municipal de Itabira (Foto/Rodrigo de Oliveira/Arquivo/Divulgação)

Uma equipe da Prefeitura de Itabira esteve no Rio de Janeiro para conhecer o Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Estado do Rio (EGP-Rio). 

A equipe, formada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena, o procurador jurídico Daniel Perrelli Lança e pelo chefe do Departamento de Desenvolvimento Industrial e gerente municipal de Convênios e Contratos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) Edimilson Celso Brandão, foi recebida pelo subsecretário adjunto da Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, José Candido Murici, que apresentou toda a estrutura de funcionamento do Escritório de Projetos.

A EGP-Rio administra atualmente R$17 bilhões distribuídos em 99 projetos e é referência nacional em gestão pública de projetos. Segundo Edimilson Brandão, a repartição é “frequentemente visitada por representantes de vários municípios interessados em implantar um Escritório de Projetos”.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, a estrutura do local impressiona. “Tudo é muito bem dividido, detalhado. Há a parte de captação de recursos, o setor de celebração de convênios e o de acompanhamento e execução dos projetos. Impressiona o fato de que, da mesma maneira que eles fazem a captação de recursos, eles conseguem promovê-la. O Escritório de Projetos do Governo do Estado do Rio possui convênios com o Governo Federal mas também com diversas outras entidades”, declarou o prefeito.

A informatização de todos os trabalhos executados no EGP-Rio também chamou a atenção da equipe. “Eles possuem um sistema informatizado que permite o controle diário e automático de qualquer processo ou projeto. Por exemplo, se você quer saber como está o andamento de uma obra, o sistema mostra tudo: quanto já foi gasto, quanto já foi construído, como está o processo. Assim, pode-se controlar o projeto como um todo”, disse Edimilson Brandão.

“Vamos implantar o nosso Escritório de Projetos baseado em nossas necessidades e em nossa realidade, mas sempre vamos buscar novas experiências que têm obtido sucesso. Queremos seguir os melhores exemplos. E o EGP-Rio é referência nacional. Por isso fomos conhecer seu funcionamento. Vamos implantar aqui em nosso município algo semelhante ao que vimos lá”, garantiu Damon Lázaro de Sena.

De acordo Daniel Lança, o Projeto de Lei para a criação do Escritório de Projetos de Itabira já está pronto e segue, até o final deste mês, para a Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário