quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mobilização contra a dengue - Dengômetro e Dengue Móvel chegam a Itabira


Dengômetro e dengue móvel chegam em Itabira (Foto/Viviam Campos/Ses)
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Itabira, traz ao município o Dengue Móvel e o Dengômetro nos dias 14 e 15 de fevereiro. Esta é mais uma atividade da Força-Tarefa realizada em Itabira desde o último dia 03.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena esta é mais uma importante ação no combate a dengue em Itabira. “A dengue é uma doença que pode matar. Em Itabira, tivemos alto índice de infestação. Por isso, é necessário que todos participem para que não haja casos efetivos da doença”, disse o prefeito.

O Dengômetro é um ambiente de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Uma equipe da SES/MG estará no local para orientar a população sobre a importância da participação de toda a comunidade na prevenção e controle da doença. No espaço, haverá ainda a distribuição de material informativo, pois o maior número dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, encontra-se nas residências. 

Já o Dengue Móvel é um caminhão destinado à troca de lixo reciclável (latas, garrafas PET e pneus) por óleo de cozinha. O objetivo é estimular a população a retirar de casa as peças que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito. Os objetos recicláveis serão enviados para o Ecoponto, no bairro Água Fresca, e para a reciclagem da Itaurb.

O sistema de troca será da seguinte maneira:

* Óleo de cozinha:

_20 latas por um litro;
_20 pets por um litro;
_um pneu por um litro.

De acordo com informações da SES, o material reciclável será trocado enquanto durar o estoque. Quando acabar o óleo de cozinha, haverá troca por material escolar.

* Material escolar:
 
_15 latas por um caderno;
_15 pets por um caderno;
_um pneu por dois cadernos;
_três latas por uma borracha;
_três pets por uma borracha.
 
Para estimular a comunidade a participar da ação, uma equipe da SES está realizando um trabalho de mobilização nas escolas e creches do município. 
 
O Dengômetro e o Dengue Móvel serão instalados na praça Acrísio Alvarenga, no Centro. O atendimento será das 09h às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário