Autoridades itabiranas, representantes da sociedade civil e servidores públicos estiveram presentes no 4º Encontro do Fórum Municipal sobre a Política Ambiental na manhã desta quarta-feira (19). O evento marcou o início da programação preparada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), para comemorar o Dia Mundial da Água. Durante o encontro no auditório da SMMA, foram discutidas a disponibilidade da água e a necessidade de sua conservação.
Participaram do evento o prefeito Damon Lázaro de Sena, o secretário de Meio Ambiente Nivaldo Ferreira dos Santos, o presidente da Câmara Municipal Rodrigo Alexandre Assis Silva, a representante da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era Marise Pontes Marques e o engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Dartson Fonseca.
Damon Lázaro de Sena ressaltou a importância da água para a existência de vida, já que o próprio corpo humano adulto é constituído por 50% a 60% desse líquido. Sobre as ações do governo municipal com relação à água, ele comentou que está em andamento o processo para implantação do Ecocrédito, que será concedido a proprietários de terrenos que conservarem as nascentes. “Isso vai estimular as pessoas a protegê-las, para que tenhamos água limpa abundantemente. Outra questão importante é arborizar nossa região, nas áreas urbana e rural. A vegetação permite maior captação de água pelo solo para compor o lençol freático e manter nossas nascentes”, destacou.
O prefeito acrescentou que também estão em andamento os projetos para captação de água do Rio de Peixe, Barragem Santana e Rio Tanque; construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Pedreira e ampliação da ETE Laboreaux. “É obrigação nossa cuidar do esgoto que produzimos”, ressaltou.
Público presente, durante a cerimônia de abertura do Fórum da Política Ambiental e da programação do Dia Mundial pela Água (Foto/Ascom Ita)
|
Posteriormente, o secretário de Meio Ambiente Nivaldo dos Santos fez um breve resumo dos encontros do Fórum Municipal sobre a Política Ambiental que aconteceram no ano passado, nos quais foram enumerados os principais desafios ambientais existentes no município e as ações a serem executadas para solucioná-los. “É importante ter uma discussão permanente, um espaço em que frequentemente sejam debatidas as questões ambientais”, disse.
O fórum prosseguiu com a palestra ministrada pelo engenheiro do SAAE Dartson Fonseca: ele mostrou que a escassez de água é crescente, tanto em quantidade quanto em qualidade. Entre outros pontos, destacou a importância desse líquido para consumo da população e para o desenvolvimento de atividades econômicas.
Confira as próximas atividades da Semana da Água:
_20/03 (quinta-feira), às 13h30: Projeto SOS Natureza visita o Parque Natural Municipal do Intelecto. Tema: Meio ambiente inteiro;
_21/03 (sexta-feira), às 8h: Mutirão de limpeza da Cachoeira Boa Vista (encontro na sede do Parque Estadual Mata do Limoeiro);
_22/03 (sábado), às 8h: Projeto Água Limpa – Rotary Club Itabira Estrada Real (recolhimento de óleo doméstico). A entrega pode ser feita nos supermercados JL (Esplanada da Estação) e Nova América (João XXIII e Bela Vista); - 22/03 (sábado), às 8h: Painel “Saneamento Básico e Abastecimento de Água: Situação Atual e Perspectivas”. O evento será no auditório da SMMA, conforme o seguinte cronograma:
8h – Abertura
8h30 – Palestra com Léo Heller (professor-doutor da UFMG)
9h30 – Relato de experiência de elaboração do Plano de Saneamento Básico de Ouro Branco 10h30 – Realidade de Itabira
11h15 – Palestra “Comunicação sócio-ambiental como ferramenta de controle social” com Eugênio Müller (membro do Grupo da Água)
11h40 – Apresentação de propostas para encaminhamentos
12h – Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário