terça-feira, 18 de março de 2014

Infraestrutura - Prefeitura vai reurbanizar a Estrada 105

Estrada 105, hoje com buracos nas vias por onde trafegam os motoristas e condutores de veículos automotores, que é uma via de acesso mais rápido, facilitando a vida que usufruem desta via, para chegar na localidade mais rápida (Foto/Ascom Ita)   

A Estrada 105 será totalmente reurbanizada pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO). O valor do investimento será de R$ 4.072.480,48 (quatro milhões, setenta e dois mil, quatrocentos e oitenta reais e quarenta e oito centavos). Serão 4,07 quilômetros de via reurbanizada e 5.495 toneladas de asfalto utilizadas na obra. A previsão é que a reurbanização da Estrada 105 seja concluída em quatro meses. O secretário municipal de Obras, Sebastião Ayres, explicou que a reurbanização vai, entre outras melhorias, “retirar totalmente o asfalto existente, refazer a base do pavimento e aplicar novo asfalto”. 

Para executar esta obra, o trânsito na Estrada 105 sofrerá alterações a partir do próximo dia 24. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jader Túlio Cristiano Magalhães, a orientação é que os veículos de grande porte que cheguem pelo trevo de Itabira e tenham como destino a área de mineração do Cauê, utilizem o seguinte desvio: passar pelo Parque de Exposições, rodovia MG-129 para Santa Maria de Itabira até o trevo de acesso da Barragem de Santana, contornar a MGC-120, voltar pelo Pedreira e assim, chegar à portaria da Mina Cauê. Os veículos que vêm pela estrada de Nova Era também deverão pegar a MG-129 e fazer o mesmo percurso. Para facilitar o acesso e o bom funcionamento do trânsito, haverá postos de fiscalização nos trevos do Itabiruçu e do Areão. O trânsito será liberado apenas para os veículos que seguirem do trevo do Areão até a entrada de acesso à Mina Periquito.

Outras rotas são sugeridas para aqueles que fazem o contorno no município. Os motoristas podem utilizar o trajeto: seguir da rodovia MGC- 129 em direção ao Barreiro, Gabiroba, João XXIII e seguir para a região central. Já para os motoristas que circulam dentro da cidade, o secretário sugere rotas alternativas de acesso ao Campestre, principalmente, passando pela Vila Paciência. Para Jader Magalhães é importante que os condutores evitem circular pelo hipercentro durante o período de reurbanização da Estrada 105. “Esta obra foi solicitada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena e é extremamente importante para o município. São mais de duas décadas sem investimento maciço naquele local. A 105 tem a característica de uma via expressa, uma vez que a estrada liga um extremo a outro da cidade, interligando três bairros. Bem sinalizada e em boas condições de circulação, é uma das principais ferramentas para desafogar o trânsito no Centro da cidade. Nesse momento, pedimos paciência à população. Não existe a possibilidade de fazer obras sem transtornos”, disse Jader Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário