quarta-feira, 26 de março de 2014

Itaurb recebe Prêmio ODM Minas 1ª edição

Dos 129 projetos inscritos apenas 15 foram premiados pelo Governo de Minas, entre eles, a Itaurb com o selo nº 7: “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”
 
Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena "PV", Governador do Estado Antônio Anastasia "PSDB" e o Diretor - Presidente da Itaurb Carlos Carmelo Torres "Cac", representam o município de Itabira, e é reconhecida pelo selo nº 7, pelo prêmio ODM Minas em sua 1ª edição(Foto/Ascom/Itaurb)
  
Na tarde de segunda-feira (24/03), o prefeito Damon Lázaro de Sena, o diretor-presidente Carlos Carmelo Torres Moreira e equipe da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) estiveram no Palácio Tiradentes – sede do governo estadual – em Belo Horizonte, para a cerimônia do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Minas 1ª Edição.

A Itaurb foi premiada pelo projeto Educação Ambiental: a importância da coleta seletiva, implantado há 23 anos em Itabira e, entre os 129 projetos inscritos foi pré-selecionado para a 2ª etapa, onde disputavam 30 práticas. Deste total, apenas 15 projetos foram contemplados com o prêmio estadual. A empresa itabirana recebeu o selo nº 7: “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”. 

De acordo com José Leomar de Brito, executor do projeto, esta é a terceira premiação da Itaurb. “Em 1995 ganhamos o Minas Ecologia, quando a coleta seletiva tinha apenas quatro anos e em 2008, ficamos em 4º lugar no 7º Prêmio Furnas Ouro Azul, categoria empresa pública”, explicou José Leomar.

Para o diretor-presidente da Itaurb, este prêmio reflete a preocupação do governo municipal em viabilizar cada vez mais os projetos da empresa. “Demonstra que o governo está em consonância com os objetivos do milênio. É uma prática adotada há 23 anos, mas que nós aperfeiçoamos. No ano passado multiplicamos por quatro a quantidade de pessoas que passaram pelas palestras ministradas pela Itaurb e esse foi um dos motivos para ganharmos hoje”, ressaltou Carlos Carmelo. Ainda segundo ele, “a premiação de hoje é estadual e os 15 vencedores estão automaticamente classificados para a edição nacional do Prêmio ODM”.

Já o prefeito Damon Lázaro de Sena sinaliza a evolução do município na questão da sustentabilidade. “A importância deste reconhecimento (prêmio) pela nossa coleta seletiva demonstra a nossa busca por novos dias para a Itaurb, demonstra também a preocupação do governo com a sustentabilidade e com os objetivos do milênio. Estamos pensando no todo e esse prêmio nos fortalece para ampliar as ações da prefeitura em todas as áreas de Itabira”, concluiu o prefeito.

Governador Antônio Anastasia fala sobre o reonhecimento que o Prêmio ODM Minas traz em sua 1ª edição, durante o evento (Foto/Ascom/Itaurb)  
Presente na cerimônia de premiação, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia definiu o Prêmio ODM Minas como prova dos esforços da sociedade mineira para o avanço do país nos últimos anos. “Os objetivos do milênio representam o imenso esforço da sociedade universal, de todos os países capitaneados pelas nações unidas com o objetivo de melhorar a vida no nosso planeta em vários aspectos: especialmente na inclusão, na participação das mulheres, na saúde, no meio ambiente, no nível de educação e emprego. Na qualidade de vida como um todo. Então, é evidente que esses objetivos previstos até 2015 sinalizam o avanço do Brasil durante esses anos com o desenvolvimento destes projetos reconhecidos hoje”.


Coleta Seletiva

Implantado em Itabira há 23 anos, o projeto Educação Ambiental: a importância da coleta seletiva ministra palestras para as empresas públicas e privadas, associações de bairros, escolas municipais, estaduais e particulares, faculdades e universidades da cidade e da região. Promove ainda, oficinas de sucata plástica e papel reciclado e expõe a produção de peças e materiais a partir de reciclados em feiras livres, exposições agropecuárias e praças.


Prêmio

Diretor - Presidente da Itaurb Carlos Carmelo Tôrres "CAC", ladeado pelo prefeito
Damon Lázaro de Sena "PV" e a sua equipe (Foto/Ascom/Itaurb)
No ano 2000, 191 países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram o Pacto do Milênio, documento que visa projetar políticas e ações para alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em Minas Gerais, a cooperação com a ONU em prol dos ODMs e redução da pobreza também foi oficializada por meio do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/015 – parceria da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
 
Em reconhecimento aos projetos desenvolvidos por empresas públicas ou privadas, prefeituras, universidades e organizações não governamentais (ONG) de Minas Gerais, o Prêmio ODM Minas 1ª Edição foi desenvolvido em parceria com o Prêmio ODM Brasil 5ª Edição – executado pelo governo federal – e, todas as práticas mineiras inscritas no prêmio nacional foram automaticamente inscritas na premiação estadual.
 
Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão composta por profissionais da Seplag, da Secretaria Geral da Governadoria (SGG), da Fundação João Pinheiro e do Movimento Nós Podemos Minas. Segundo Renata Vilhena, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, “Os vencedores recebem o reconhecimento do público, do governo e da sociedade civil. Merecem aplausos por ajudarem, com competência e dedicação, na construção de um Estado e, porque não, de um mundo melhor para se viver”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário