sábado, 1 de março de 2014

Opinião - A importância do COMTUR


Lúcio de Souza é presidente do Conselho Municipal de Turismo de Itabira (COMTUR)

Artigo publicado na edição 253 da Revista DeFato
 
O Conselho Municipal de Turismo de Itabira (COMTUR) tem por finalidade orientar, promover e gerir o desenvolvimento do turismo no município de Itabira. É constituído por 21 membros efetivos com igual número de suplentes, designados pelo prefeito mediante indicação da comunidade, que tenham interesse pelo desenvolvimento e fomento do turismo em Itabira.
 
O nosso regimento é baseado em cinco pilares: deliberativo, consultivo, normativo, fiscalizador e de assessoramento à administração pública municipal, que representam as metas a serem monitoradas através da implantação do Plano Municipal de Turismo de Itabira, que nos próximos dois anos teremos a responsabilidade de dar prosseguimento.
 
É de responsabilidade do COMTUR desenvolver linhas de ações na gestão de planejamento, informações e estudos, sensibilização e mobilização, capacitação, qualificação, infraestrutura,  desenvolvimento de produtos e marketing turístico. Também se responsabiliza em proporcionar programas e projetos de interesse turístico visando incrementar o fluxo de turistas no município, respeitando sua capacidade receptiva, assim como seu patrimônio histórico, cultural e ambiental, além de monitorar o crescimento do turismo propondo e deliberando medidas, entre outras ações.
 
Itabira é contemplada com o Turismo Cultural, através do poeta Carlos Drummond de Andrade, do artesanato local, do projeto Caminhos Drummondianos, do Museu do Tropeiro, da gastronomia, da Cultura das Tradições e do Turismo Religioso. Para o desenvolvimento econômico e turístico da nossa cidade foi instituído Workshop Itabirano de Negócios (WIN) e o Circuito do Sabor, considerados Turismo de Negócios, desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), entidade que também represento.
 
Itabira tem um potencial turístico rural e urbano, já mapeado  pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), sendo, até o momento, oito roteiros com paisagens deslumbrantes, entre cachoeiras, Área de Proteção Ambiental, Mata do Limoeiro, Morro Redondo e Serra do Cipó. Além disso, a cidade tem potencial para sediar atividades que possam causar impactos na atividade turística, pela proximidade com a BR-381, do aeroporto programado para ser instalado na região e das empresas e cidades ao redor que contribuirão para o fortalecimento do setor.
 
Para a Copa do Mundo no Brasil, será necessário que os órgãos competentes adotem medidas que organizem a cidade para receber os turistas, como, por exemplo, a revitalização das áreas públicas, museus, parques, áreas ambientais, capacitação de guias turísticos bilíngue, além de diversas ações de suma importância.
 
Na nossa gestão estaremos alertas e atuantes, adotando um posicionamento mais construtivo, voltado para resultados com ações pautadas no planejamento estratégico, contemplando visões de curto, médio e longo prazo. Esse é o nosso desafio diante da importância do COMTUR para o município de Itabira.
 
 
Lúcio de Souza
 
Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Itabira (COMTUR), diretor da NGA Assessoria - Núcleo de Gestão e Assessoria em Licitação Pública, diretor/conselheiro da Acita, ex-diretor administrativo da Woodstock Eventos, com experiência no ramo de comunicação - redator, locutor e produtor de comercial para empresas e campanhas políticas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário