Projeto leitura comunitária ouve os moradores do Distrito Senhora do Carmo (Foto/Ascom Ita)
|
O projeto Leitura Comunitária, segunda parte do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Itabira chegou, na tarde de ontem (18), ao distrito de Senhora do Carmo e com uma participação significativa dos moradores, não propriamente em termos numéricos, mas no que se refere à quantidade de idéias. Investimentos em infraestrutura no turismo, na qualificação de mão de obra e diversificação da produção rural estavam entre as principais sugestões para um crescimento equilibrado dos distritos e do município de uma forma geral.
Moradores falam das dificuldades que são encontradas no Distrito Senhora do Carmo (Foto/Ascom Ita)
|
Entre os principais problemas enfrentados no Carmo, segundo os moradores estão: ausência de mão de obra na produção rural; necessidade de melhoria na habitação e saneamento básico (tratamento do esgoto nos distritos e implantação de fossas sépticas nas áreas rurais); falta de opções de lazer e esporte (principalmente para as crianças); e a falta de transporte entre as áreas rurais e o distrito.
Outra grande preocupação dos moradores do Carmo se refere à busca de alternativas futuras para o abastecimento de água na região. A construção de uma escola municipal e o asfaltamento de estradas em morros das áreas rurais também estão entre as cobranças feitas pelos moradores. Em relação às sugestões feitas pela população do distrito, a reativação do Centro de Tradições, com oficinas de teatro, música, percussão, entre outras, foi unanimidade entre os moradores.
Hoje (19), a partir das 19 horas, o projeto Leitura Comunitária acontece no Centro Comunitário de Ipoema. Já na próxima semana, sempre no mesmo horário, a oficina itinerante acontece na Câmara Municipal, na quarta-feira (26). Na quinta (27) será a vez da Escola Municipal Ester Pereira (Gabiroba) receber a oficina e na sexta-feira (28), o projeto chega à Associação Comunitária do Bairro Praia.
Secretário Municipal do Planejamento Júlio César de Araújo "PSB" é um dos coordenadores do Núcleo gestor do "Plano Diretor" (Foto/Ascom Ita)
|
O Leitura Comunitária é coordenado por um Núcleo Gestor, composto por representantes da Prefeitura e de alguns segmentos da sociedade civil, tendo o apoio técnico da Fundação Israel Pinheiro (FIP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário