sexta-feira, 21 de março de 2014

Plano Diretor Participativo - Moradores de Ipoema querem desenvolvimento com preservação da identidade cultural



Moradores de Ipoema participaram da 3ª etapa da Leitura Comunitária do Plano Diretor, na quinta-feira (20), no centro comunitário do distrito. A comunidade ipoemense se mostrou unida ao defender a preservação das riquezas naturais, assim como da identidade cultural da região. A revisão do Plano Diretor, principal instrumento que ordena o crescimento e desenvolvimento do município, é realizada pela Prefeitura de Itabira. O secretário municipal de Planejamento Júlio Cesar de Araújo é o coordenador desta ação e representa o prefeito Damon Lázaro de Sena nas reuniões. 
 
Depois de ouvirem explanações feitas pelas consultoras técnicas Yara Marques e Fernanda Ferreira, ambas da Fundação Israel Pinheiro (FIP), contratada pela Prefeitura para realizar a revisão do Plano Diretor, os moradores do distrito e de áreas rurais participaram ativamente da oficina, opinando, fazendo críticas e dando sugestões sobre: “Que município nós queremos?”, conforme proposto pelas consultoras. Yara Marques e Fernanda Ferreira falaram detalhadamente sobre o significado do Plano Diretor, sua importância, diretrizes, implicações e objetivos, além de esclarecer a necessidade de revisões periódicas da lei. Na oficina, os participantes debateram quatro temas específicos: atividades rurais; meio ambiente; habitação e moradia; e atividades econômicas. Apesar dos temas propostos, todos tiveram liberdade para abordar e opinar sobre outros assuntos de interesse do município. 
 
Ipoema apresentou propostas para futuros debates e possível inclusão no processo de revisão do Plano Diretor, como: melhoria no calçamento das ruas do distrito; implantação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); elaboração de projeto para preservação de rios; investimentos no lazer (criação de um clube) e desenvolvimento do turismo. 

Na próxima quarta-feira (26), a oficina itinerante acontece na Câmara Municipal.  Na quinta (27) e sexta-feira (28), o projeto acontece respectivamente na Escola Municipal Ester Pereira (Gabiroba), e na Associação Comunitária do Bairro Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário