quinta-feira, 27 de março de 2014

Prefeitura de Itabira fará empréstimo com a CEF para resolver problemas de saneamento


Comissão discutem aprovação do empréstimo da CEF, para investimentos  em saneamento (Foto/Ariana Prisca/Via Comercial)
O prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) pretende executar uma série de projetos na área de saneamento. Para isso, ele apresentou aos vereadores um projeto de lei pedindo autorização para contratar um empréstimo na ordem de R$ 38.369.177,44, junto à Caixa Econômica Federal.
 
A intenção do prefeito é ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Laboreaux (construção dos módulos da 2ª etapa) e construir a ETE do bairro Praia. Além disso, ele pretende ampliar e adequar o sistema de abastecimento de água, captada da Barragem Santana.
 
Em sua justificativa anexa ao projeto de lei, Damon explicou aos vereadores que para a captação na Barragem Santana a Vale cedeu ao município a outorga de 150 litros por segundo, entretanto, as obras para captação, adução, tratamento e reserva dependem de financiamento. “A concretização do projeto, embora não solucione de forma definitiva o problema do suprimento de água tratada, possibilitará uma segurança maior ao sistema de abastecimento que trabalha em uma situação muito vulnerável”, justificou o prefeito. 
 
Ainda de acordo com Damon a construção da ETE do Praia e a ampliação da do Laboreaux completarão o sistema de tratamento de esgoto do município, cobrindo 100% da população urbana. “A contratação desta operação de credito se dará em condições financeiras favoráveis ao município, a prazo de 240 meses de amortização, com 24 meses de carência e juros de 6% ao ano e Taxa de Administração de 2% na carência e no retorno”, garantiu o prefeito por meio do documento encaminhado aos vereadores.
 
O líder do governo na Câmara, Paulo Soares de Souza (PSB) defendeu a aprovação do projeto na Câmara. “A prefeitura tem que ter linha de credito. A prefeitura tem uma série de projetos para Itabira e investimentos altíssimos. Somos uma cidade pólo e abrir uma linha de credito com a Caixa, nos parâmetros normais eu vejo com muita tranquilidade”, disse o vereador, acreditando na aprovação do projeto sem resistência na terça-feira que vem.
 
 
Fonte: Site Via Comercial

Nenhum comentário:

Postar um comentário