Da esquerda. para direita: Giovanni Acácio, Marcel Parentoni, Márcio Labruna,
Damon de Sena,Rafael Balbino e Jadir Eustáquio (Foto/Ascom Ita)
|
Estiveram presentes no evento o prefeito Damon Lázaro de Sena; o Chefe de Gabinete Jadir Eustáquio do Espírito Santo; o gerente da Inovatec Márcio Antônio Labruna; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo em exercício Giovanni Acácio de Oliveira; o diretor da Unifei - Itabira Marcel Parentoni; o diretor de comunicação da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) José Carlos Lima; profissionais e alunos da universidade.
As explicações sobre o edital foram dadas pelos professores da Unifei Rafael Balbino e Fabiana Guedes. “Itabira e região têm como principal atividade econômica a mineração. No entanto, é uma atividade que trabalha com um bem finito, com recursos que tem previsão de escassez em um período próximo. Esse programa vem com a filosofia de ajudar a criar novas empresas que atuem em outras vertentes da economia”, afirmou Rafael Balbino.
Segundo o professor, o programa será aberto para alunos da Unifei e toda a comunidade de Itabira e região. “Estaremos oferecendo a estrutura física da Unifei, laboratório, salas de pré-incubação, além do corpo docente capacitado para ajudar as empresas pré-incubadas a prepararem um bom Plano de Negócio”, explicou.
Palestrante Fabiana Guedes (Foto/Ascom Ita)
|
“Realmente, precisamos trabalhar a cultura empreendedora em Itabira e despertar a ideia da pesquisa. A Unifei, com corpo docente de alto nível, com esses laboratórios, tudo isso estará a serviço da classe empresarial, da comunidade, dos alunos de toda Itabira e região para o desenvolvimento de projetos que promovam a diversificação econômica”, destacou Márcio Labruna.
Damon Lázaro de Sena agradeceu à Unifei, à Inovatec e às pessoas que estão empenhadas em estimular a cultura do empreendedorismo. “A grande satisfação é que estamos desenvolvendo ações para permitir que Itabira continue crescendo. Nossa economia é baseada na exploração mineral. Temos a convicção de que a diversificação econômica é importante para a qualidade de vida. Devemos explorar mais essa parceria com a Unifei, porque muito há dentro da universidade para agregar valor à qualidade de vida, para ajudar a cidade a evoluir no tempo e buscar sua diversificação”, ressaltou o prefeito.
Saiba mais
O Programa de Pré-Incubação vai oferecer 10 vagas e abrange as áreas de base tecnológica, tecnologia social e tradicional. As inscrições começaram na última sexta-feira (11) e terminam no dia 25 de abril. Haverá a seleção dos projetos e entrevista dos candidatos pré-selecionados. O resultado será divulgado no dia 16 de maio e as atividades começam no dia 21 do mesmo mês.
Segundo a professora Fabiana Guedes, os treinamentos acontecerão às quartas-feiras, no período da manhã. A previsão é de que o programa tenha duração de seis meses. O edital completo está disponível no link http://www.unifei.edu.br/campi/coordenacao-extensao. Mais informações na Coordenação de Extensão da Unifei – Itabira pelo telefone (31) 3839-0876.
Nenhum comentário:
Postar um comentário