sábado, 5 de abril de 2014

Homem morre em Itabira com suspeita de dengue hemorrágica

Mosquito Aëdes aegypti (Foto/Divulgação)
 A Secretaria Municipal de Saúde informou, ontem, por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que foi registrada em Itabira uma morte que pode ter sido causada por dengue hemorrágica. Um homem de 47 anos deu entrada no pronto-socorro no dia 31 de março com sintomas de febre e dor no corpo.

Os médicos que o atenderam suspeitaram de que seria dengue e todos os medicamentos recomendados (soro e antitérmico) foram ministrados, garantiu a Secretaria de Saúde, segundo a assessoria. O teste rápido (NS1) deu resultado positivo para dengue. Na quarta-feira, o paciente sofreu parada cardiorrespiratória e morreu.
 
A assessoria garante ainda que Secretaria de Saúde tomou todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e encaminhou material biológico do paciente para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
  
Será investigada a causa da febre hemorrágica, que pode ter relação com hepatite A, dengue, febre amarela, febre maculosa, hantavirose ou leptospirose. O resultado final deve ser informado em 15 dias.
 
Força - Tarefa ainda estão em exercício, no combate a dengue (Foto/Asom Ita)
Força-tarefa - Os serviços de capina manual, roçada mecanizada e retirada de entulho de ruas, parques e praças – que fazem parte do Plano Emergencial de Combate à Dengue – tem resultado numa média de 55 caminhões de material recolhido por dia. A força-tarefa teve início no dia 24 de fevereiro e, nestes 36 dias de trabalho, retirou 1.870 caminhões carregados de mato, lixo e entulho.
 
Os 140 trabalhadores da Construtora Ápice – empresa contratada pela Prefeitura para a execução dos serviços que integram a força-tarefa – estão atuando esta semana nos bairros Penha, Fênix, Juca Batista, Gabiroba, Água Fresca, João XXIII, Ribeira de Baixo, Abóboras, Machado, Valença, Jardim dos Ipês e São Marcos, além do parque Belacamp e arredores do campo do Ivipa, no Penha.
 
Só no Belacamp, já em fase final de limpeza, estão sendo utilizados diariamente dois caminhões e três caçambas no recolhimento do mato retirado no parque e nas imediações.
 
De acordo com o cronograma emergencial desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de terça-feira até amanhã, os serviços de roçada mecanizada terão continuidade em ruas do Penha, Juca Batista, Água Fresca, Belacamp, quadra no Fênix e Gabiroba.
 
As ruas do Ribeira de Baixo, Fênix, Abóboras, João XXIII, Machado, e Juca Batista – todas com capina praticamente em fase de conclusão – estão recebendo a retirada de entulho e mato ao longo de toda a semana. A equipe da força-tarefa já concluiu a limpeza nas imediações da Escola Nota 10, no Santa Marta, no Cemitério da Paz, Batalhão da PM, no Clóvis Alvim e na escola Trajano Procópio Alvarenga (Premen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário