quinta-feira, 10 de abril de 2014

Metabase diz que Vale demitiu 100 trabalhadores

Paulo Soares deitou no meio da via e parou o trânsito no Cauê (Foto/ACM SM)
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na In-dústria de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase), Paulo Soares de Souza está engrossando ainda mais o discurso e as ações contra a Vale. Segundo o sindi-calista, a empresa já demitiu ao menos 100 Trabalhadores nos últimos dias.

Na manhã de ontem, Paulo Soares chegou a ficar deitado por cerca de duas horas no asfalto, na entrada da mina Cauê, para tentar evitar a entrada dos trabalhadores. Suas costas, contou o sindicalista, chegaram a “queimar” devido ao calor do asfalto.
 
Paulo Soares criticou a postura da direção da mineradora em Itabira e “declarou guerra” à empresa. As demissões, disse ele, são desnecessárias. “A Vale teve mais de R$ 1 bilhão de lucro. Em uma ação arbitrária, começou a demitir e a todo momento nós tentamos impedir, tentamos conversar e já estamos com mais de 100 demissões. Então, não temos outra alternativa a não ser fazer uma reação. Ou a Vale para as demissões, ou vamos parar tudo. Não vai entrar trabalhador, indiferente da cor do uniforme”, declarou o sindicalista.
 
Incomodado com a postura da mineradora, o presidente do sindicato informou que uma ação conjunta com o Movimento dos Sem-Terra (MST) está marcada para ocorrer em Itabira nos próximos dias. “Estamos pedindo ajuda de instituições do Brasil inteiro para frear essas demissões arbitrárias. Estamos tentando agendar uma reunião com a empresa e estaremos aguardando: se a Vale não parar as demissões imediatamente, nós vamos parar tudo”, ameaçou Paulo Soares.
 
Ao ser questionado sobre qual o motivo das demissões, Paulo Soares foi categórico. De acordo com ele, a motivação é “ganância”. “Baseada na estupidez, na incompreensão, na covardia. Não há razão econômica para isso. Se a empresa não tá bem, até há um entendimento [sobre demissões], mas não é essa a realidade. A empresa vive uma ótima situação, Itabira proporciona lucros absurdos. Por este motivo a direção do sindicato declara guerra à empresa. Se a empresa não parar as demissões, vamos partir para cima. A Vale será responsabilizada por qualquer acidente que vier a acontecer”, garantiu o sindicalista.
 
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário