quinta-feira, 3 de abril de 2014

Mobilização - Prefeitura entrega sacolas retornáveis para distribuição no comércio itabirano

Escolas e instituições parceiras do projeto SOS Natureza vão participar de um desafio ecológico: contribuir na mobilização para que as sacolas plásticas sejam substituídas no município. A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), vai repassar ao projeto uma remessa de 600 sacolas retornáveis que serão distribuídas no comércio da cidade. A entrega acontecerá nesta quinta-feira (03), às 16 horas, na SMMA.

O repasse será feito à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae), que vai redistribuir o material às escolas participantes do SOS Natureza para realização do trabalho de campo. As sacolas foram produzidas pelo Instituto Tecendo Itabira, por meio de convênio com a SMMA e com a participação do grupo de mães da Apae.

Conforme Lei Municipal 4.281/2009 (regulamentada pelo Decreto 960/2013), a distribuição das sacolas plásticas comuns será proibida a partir do dia 13 de abril. Já as sacolas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis serão proibidas a partir de outubro deste ano. Os comerciantes e consumidores poderão utilizar materiais alternativos, como sacolas retornáveis, sacos de papel e caixas de papelão.


Saiba mais

O projeto SOS Natureza foi idealizado pela Apae e é gerido pela Prefeitura, por meio da SMMA. Conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Itaurb, Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, Memorial Carlos Drummond de Andrade, Vale – Programa Atitude Ambiental, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Museu do Tropeiro e Instituto Tecendo Itabira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário