terça-feira, 22 de abril de 2014

Prevenção - Campanha de vacinação contra gripe começa nesta terça-feira

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi iniciada em todo o país na manhã desta terça-feira (22). Em Itabira, ela é realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As doses serão aplicadas até o dia 9 de maio nas 18 unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação. O atendimento é feito das 8h às 16h30. 

Houve ampliação do público infantil que será abrangido pela campanha: agora, serão imunizadas crianças de seis meses a cinco anos de idade. Também serão vacinadas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, detentos, funcionários do sistema prisional e da área de saúde. Os portadores de doenças crônicas ou com condições clínicas especiais podem receber a vacina, mas devem apresentar prescrição médica.

De acordo com a chefe da seção de Vigilância Epidemiológica, Lumênia Souza Duarte, as vacinas garantem proteção por, aproximadamente, um ano. “Elas são reformuladas anualmente contra novos vírus e, a partir da segunda semana após recebimento da dose, a pessoa adquire proteção contra o vírus da gripe”, afirmou.

Ela acrescentou que todos aqueles que se enquadram nos grupos prioritários devem ser vacinados, exceto quem tiver alergia a ovo ou estiver com febre no dia da vacinação. Após a aplicação, raramente pode ocorrer dor no local da injeção ou mal-estar: os efeitos passam, na maioria das vezes, em até 48 horas. 

Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação. A mobilização nacional, conhecido como “Dia D”, acontecerá no próximo sábado (26). Neste dia, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra três subtipos de vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. São priorizados grupos mais vulneráveis ao agravamento de doenças respiratórias. Com a imunização, reduz-se o risco de complicações relacionadas à gripe que podem levar a internações ou até a óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 


Outras medidas preventivas

O vírus influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O período de maior circulação do vírus da gripe ocorre, principalmente, de junho a agosto.

Por isso, o Ministério da Saúde orienta que a população em geral adote algumas medidas para evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes arejados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário