Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena "PV" recebe os membros da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais "ACHMG", no Distrito de Ipoema (Foto/Ascom Ita)
|
O prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu na tarde desta sexta-feira (28), no Centro Comunitário do distrito de Ipoema, membros da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) para reunião ordinária da entidade. O encontro histórico no distrito aconteceu em comemoração ao título de Capital Estadual do Tropeirismo, concedido pelo Governo de Minas à Itabira em junho de 2013. A reunião também faz parte da programação de comemoração do 11º Aniversário do Museu do Tropeiro.
Grupo cultural Lavadeiras de Ipoema (Foto/Ascom Ita)
|
Os participantes foram recepcionados pelo grupo cultural Lavadeiras de Ipoema que, entre outras canções, apresentaram o Hino de Itabira. Houve também a declamação de poemas, da professora ipoemense Valéria Cardoso e do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, por representantes do distrito. O Centro Comunitário estava enfeitado com trabalhos realizados por alunos das 11 escolas rurais do município e da Escola Estadual Professor Manoel Soares, de Ipoema. Os trabalhos fazem parte da exposição “Museus: as coleções criam conexões”, idealizadas pela gestora do Museu do Tropeiro Aparecida Madureira.
Após as apresentações, o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Reinaldo César Guimarães, ressaltou a importância da preservação cultural nos municípios mineiros. “Ao vir para o distrito de Ipoema, fiquei pensando em como Minas Gerais é importante. E mais: ao chegar aqui, vi a preservação de toda uma cultura. Eu acredito que o povo que não tem cultura, não tem história. Eu estou encantado com o que vi aqui. Que Ipoema sirva de exemplo para Conceição do Mato Dentro”, disse Reinaldo Guimarães.
O prefeito Damon Lázaro de Sena agradeceu ao consultor jurídico da ACHMG Rogério de Souza Moreira, que na oportunidade representava o presidente da entidade Helvécio Luiz Reis, a oportunidade de receber o encontro em Ipoema. “É o trabalho que cada um dos senhores e das senhoras desenvolvem e compartilham é que faz deste tão grandioso estado um importante destino turístico brasileiro. Não vamos nos esquecer das belezas naturais, como várias existentes aqui mesmo em Ipoema, distrito de Itabira e abençoado por Deus, que contribuem para o crescimento do turismo. Mas, ressalto: contribuem, porque o bem material ou imaterial, por maior que seja, precisa das mãos zelosas, do olhar poético e apaixonado e do trabalho dos gestores para que seja compartilhado e saia da mera função contemplativa para agregar progresso, prosperidade e desenvolvimento”, concluiu. Também participaram da reunião os prefeitos Armando Verdolin (Barão de Cocais) e Saulo de Castro (Catas Altas), além de membros da associação, secretários municipais e servidores públicos.
A reunião continuou durante toda tarde informes e palestras e debates sobre o turismo e patrimônio histórico nas cidades associadas.
Monumento
O monumento alusivo ao título de Capital Estadual do Tropeirismo, conferido a Itabira em 2013, seria inaugurado na tarde desta sexta-feira. Devido a um incidente durante a fundição, a peça foi danificada e será restaurada pelo artista plástico Genin Guerra. Nova data será marcada para inauguração do monumento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário