segunda-feira, 26 de maio de 2014

Eleição 2014 - Hoje acontece as eleições Conselho Municipal de Assistência Social

Secretária Municipal de Ação Social, onde são abrigados a sala dos conselhos municipais (Foto/Rodrigo de Oliveira) 

Acontece neste momento as eleições do Conselho Municipal de Assistência Social, na Secretaria Municipal de Ação Social, onde estão alojado o Conselho Municipal de todas as classes sociais que englobam este setor. E as inscrições para concorrer a esta vaga, foram feitas até o dia 20 de maio.


E agora leia na íntegra a entrevista do atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Wander Lúcio Faustino, que foi concedida á imprensa na sede da AOADI, no dia 16 de maio da Sexta - Feira passada:

Wander Lúcio Faustino (Foto/Facebook/Divulgação)
Até dia 20 as inscrições, dia 26 processos que vai determinando os conselheiros, como que funciona esse processo e quem pode se candidatar há uma das 12 cadeiras, como titulares e suplentes?

_O conselho é composto de 12 conselheiros titular e 12 suplentes, sendo 06 representantes do governo, e o prefeito que indica através de várias secretarias, e mais 06 representantes da sociedade civil, que são representantes das entidades da área da assistência social, representante do trabalhador do setor, representante do usuário da assistência social, e são eleito entre eles. São várias entidades que presta serviço de assistência social, que são escrita no conselho, todas elas são convidadas, e são duas vagas para representante de entidade de assistente social.

_Então, nessa eleição que vai acontecer no dia 26 ás 09:00 Hs na Secretaria de Ação Social, todos esses representantes de assistentes social vão estar, e entre eles farão a defesa de quem pode melhor fazer o serviço de conselheiro de assistência social, sendo eleito os que tiverem melhores condições, e logo após é publicado o edital que quando o prefeito vai nomear - los conselheiros municipal de assistentes social.
 
 
Quais são as exigências que o conselheiro tem que atender para candidatar a uma das cadeiras?
 
_Eu estou no 2º mandato nesse conselho, e pra mim é justamente a disponibilidade de tempo e boa vontade, é um serviço voluntário todos os representantes da sociedade civil, e os representantes do governo embora eles participam da reunião em horário de serviço deles, e não recebem pela função de conselheiro. 1º é ter boa vontade e disponibilidade de tempo, e é claro ter um mínimo de conhecimento das necessidades das pessoas que precisam da política de assistência social.


Quais os tipos das decisões que tem que passar obrigatoriamente pelo conselho?

_São deliberações referente ao fundo municipal de assistência social de todo o custeio da assistência social, sobre os repasses que vem de fundo a fundo, do governo federal, do governo estadual, que chega no município, como esse dinheiro é investido na assistência social, e deve passar pelo conselho a aplicação desse recurso. A investigação sobre as entidades que prestam serviço, e que recebem esse repasse, os conselheiros visitam. E façam a vistoria mesmo! Se o dinheiro está sendo gasto de acordo com os planos de trabalho que são apresentados pelas entidades. E é claro! Pelo governo os seus equipamentos públicos: CRAS, CREAS, ou nos próprios serviços que são prestados diretamente pelas própria secretaria de ação social. E os conselheiros tem acesso nas deliberações de como é efetuado este serviço.

_Agora prestadores de serviço na área de assistência social, eles não tem uma organização aqui no município de Itabira. E qualquer assistente social ou o funcionário que trabalhe nos equipamentos públicos, ou nas entidades prestando serviços sociais, eles  podem se inscrever como prestadores de serviço desta área, e também o usuário deste setor ,  ou qualquer pessoa que recebe o serviço público através da assistência social. E a pessoa com deficiência que tem passe livre, que recebe uma cesta básica da prefeitura, que é beneficiada no bolsa aluguel, e por ai vai! Qualquer pessoa que é beneficiada no serviço de assistência social é usuário, e ele tem o direito a concorrer a essa vaga de conselheiro de assistência social.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário