sábado, 10 de maio de 2014

Plano Diretor Participativo - FIP apresenta resultados da Leitura Comunitária

Público presente durante a revisão do Plano Diretor (Foto/Ascom Ita)
 
A Fundação Israel Pinheiro (FIP), instituição contratada pela Prefeitura de Itabira para prestar consultoria durante a revisão do Plano Diretor do município, apresentou na noite de quarta-feira (07), no plenário da Câmara Municipal, os resultados obtidos durante a Leitura Comunitária, uma das fases que compõem o processo de revisão. 

As oficinas de Leitura Comunitária aconteceram em março. Ao todo, foram realizados seis encontros nos quais os participantes, divididos em grupos, debateram diversos temas e ideias sobre sua comunidade e o município. As oficinas ocorreram no Centro Comunitário Maria Gomes/ Amorita, no Centro de Tradições de Senhora do Carmo, no Centro Comunitário de Ipoema, na Câmara Municipal, na Escola Municipal Ester Pereira Guerra (Bairro Gabiroba) e na Associação Comunitária do Bairro Praia.

Vice - Prefeito Reginaldo Calixto de Oliveira "PMDB" e Yara Marques (Foto/Ascom Ita)
De acordo com a funcionária da FIP e coordenadora geral da revisão do Plano Diretor em Itabira, Yara Landres Marques, a apresentação é o resultado dos dados coletados nessas oficinas. “É a contribuição que foi dada pela comunidade nas oficinas de Leitura Comunitária. Nós pegamos todas elas e consolidamos os pontos que as comunidades têm levantado para compor o Plano Diretor. No dia 29 de abril, apresentamos a Leitura Técnica – um diagnóstico com todos os dados coletados pelos técnicos da FIP aqui no município. O próximo passo é fazer a junção das duas Leituras e discutir os pontos prioritários. Com isso, já estamos caminhando para a ação dos capítulos do Plano Diretor de Itabira”, afirmou Yara Marques.

Representando o prefeito Damon Lázaro de Sena, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Reginaldo Calixto de Oliveira, agradeceu a presença de cada um dos envolvidos no processo de revisão do Plano Diretor. Para ele, “a revisão do nosso Plano Diretor e a participação da população é extremamente importante uma vez que a cidade está crescendo e progredindo cada vez mais. Precisamos discutir juntos como crescer de forma ordenada e organizada para que todos possamos ter uma qualidade de vida melhor”.

Na oportunidade, Reginaldo Calixto justificou a ausência do prefeito Damon Lázaro de Sena que tinha compromissos agendados em Brasília. “O nosso prefeito se encontra em viagem e pediu para agradecer a cada um de vocês que estão aqui, participando e colaborando pelo crescimento de nossa cidade. Com certeza, vamos ver o trabalho de cada pessoa que se dedicou à revisão do Plano Diretor, no crescimento ordenado, consciente e estruturado de Itabira”, disse Calixto.

Participaram do evento equipes das secretarias municipais de Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Urbano (SMDU), ligadas diretamente à revisão do Plano Diretor, secretários municipais, vereadores, presidentes de associações de bairros e  de entidades, servidores públicos municipais, alunos da Unifei-Campus Itabira, representantes de comunidades quilombolas e comunidades rurais e urbanas.


Em tempo

É possível participar enviando sugestões para o e-mail planodiretordeitabira@gmail.com. O cidadão pode sugerir sobre espacialização da cidade, meio ambiente, mobilidade, habitação e infraestrutura urbana, gestão urbana e participação popular, cultura, atividades econômicas e rurais. Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Itabira oferece aos moradores a oportunidade de participar ativamente do processo de revisão do Plano Diretor. Outras informações sobre o assunto estão disponíveis no site www.itabira.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário