A Semana do Meio Ambiente promete movimentar Itabira nos próximos dias. Com uma programação ampla e intensa voltada para toda a comunidade, a ação tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre a importância do homem no meio ambiente em que está inserido. A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (02/06), às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). A programação continua até o sábado (07).
Com dois seminários – um já na abertura –, oficinas, trilhas ecológicas, caminhada noturna, blitz educativa, palestras e lançamento do programa “Preservar para não secar”, a Semana do Meio Ambiente conta também com a premiação do concurso de desenho “Eu faço parte do Parque”, nas escolas municipais José Custódio Costa e Maria Elias, localizadas na comunidade de São José do Turvo (dias 02 e 03), e ainda, a premiação dos vencedores do concurso cultural de redação “Se é ambiente, estou no meio” (dia 07). Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio (CBH-Santo Antônio), Sociedade Ambiente Vivo Itabira (Savi) e Grupo da Água – movimento do qual a Prefeitura de Itabira faz parte –, o concurso cultural envolve alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais e estaduais da cidade.
Haverá ainda eventos voltados para o público acadêmico e diversas atividades nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. De acordo com a chefe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Luciana Rodrigues de Paula Otoni Rodrigues, toda a programação foi planejada para estimular a compreensão da população sobre as questões ambientais e propagar a importância da qualidade ambiental para a sobrevivência da humanidade. “Precisamos fazer com que as pessoas percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e, sobretudo, que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Com as atividades da Semana do Meio Ambiente, pretendemos levar cada indivíduo a repensar suas atitudes, tornando-se mais consciente da relação entre os seres vivos”, declarou.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira dos Santos, “quando pensamos em meio ambiente, temos que nos colocar no meio uma vez que fazemos parte dele. Sem seus recursos, não satisfazemos nossas necessidades, não há vida. Por isso, é essencial haver um maior equilíbrio entre os seres humanos e o mundo natural”.
A Semana de Meio Ambiente é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da SMMA, e conta com o apoio do CBH-Santo Antônio, grupo Voluntários Vale, Programa Atitude Ambiental Vale, Savi, Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Funcesi, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais (Sistema Fiemg), Polícia Militar de Minas Gerais e Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário