sexta-feira, 13 de junho de 2014

Acordo Coletivo de Trabalho Específico - Assembleia

Chegou o momento de negociar o Acordo Coletivo de Trabalho Específico da Vale  para os trabalhadores das minas de Itabira.
 
O Acordo Específico contém cláusulas que afetam as condições de trabalho locais como, por exemplo: lanche, intervalo para alimentação/descanso, compensação e pagamento de horas extras e compensação de horas trabalhadas em feriados. 
 
O Metabase realiza nesta sexta-feira, 13 de junho, a assembleia para montagem da Pauta de Reivindicações do Acordo Específico da Vale. 

Para conquistarmos um Acordo Específico que melhore as condições de trabalho é importante a participação na Assembleia. Tragam suas sugestões para a montagem da Pauta de Reivindicações. 


Relato de trabalhadores - Clima chato na GATPS Conceição

Os trabalhadores da GATPS Terraplenagem Conceição estão apreensivos e intranquilos com as atitudes do supervisor e relatam o que ocorreu no dia 6 de junho. 
 
“ Vimos através dessa mensagem fazer uma denúncia nessa sexta-feira, 6 de junho . O clima na GAT PS Terraplenagem ficou muito chato depois que o supervisor resolveu fazer uma inspeção de segurança. Começou cedo e foi até na hora de ir embora . Ele pegou no pé de todo mundo. Depois fez reunião e disse que se continuasse desse jeito teria que mandar muita gente embora que lá fora tem muita gente querendo nossa vaga. Na verdade, estávamos trabalhando certo, mas para ele nunca está bom. Sempre ele tem de achar algo para nos colocar como errados. Desse jeito estamos trabalhando constrangidos e com medo de sermos mandados embora. Onde vamos parar desse jeito? Ele tem de nos dar apoio e não ser esse carrasco que se julga o dono da verdade”.

Como se vê, os trabalhadores desejam trabalhar num ambiente tranquilo e querem um tratamento respeitoso. Saber ouvir, apoiar e incentivar é melhor do que ficar utilizando o cargo para ameaçar. Aliás, o “Guia de Bolso do Líder da Vale” - fornecido pela empresa aos supervisores - orienta o seguinte em relação à saúde e segurança: “Utilize a educação como uma ferramenta de disseminação de Saúde e Segurança. Dê o exemplo. Mantenha-se atualizado em relação aos treinamentos de Saúde e Segurança e atue como educador.” 

A chefia está, portanto, orientada a atuar com educação e não para ameaçar os subordinados de demissão que, além disso, é prática de assédio moral. Ao que parece, alguns líderes não levam a sério o “Guia de Bolso” ou não se dão ao trabalho de lê-lo. Preferem agir por conta própria. Na bruta. 


Contra os itabiranos

Já são inúmeras as reclamações contra a empresa Usimec, contratada para prestar serviços de montagem na área da Vale. A principal queixa é que a Usimec não dá oportunidade aos trabalhadores itabiranos e prefere contratar  mão de obra de outras cidades. Muitos trabalhadores dizem que quando são admitidos, ao terminar o contrato de experiência, são demitidos e substituídos por profissionais de outras cidades. 

É uma conduta, no mínimo, estranha, pois Itabira possui um grande contingente de mão de obra especializada e experiente. 

Por outro lado, não é correto uma empresa se instalar na cidade, ganhar dinheiro e não deixar nenhum benefício social – no caso, geração de empregos para as pessoas da cidade. 

Já os trabalhadores da Usimec reclamam que quando largam serviço após as 18 horas não é permitido bater o cartão de ponto para não ficar o registro de horas extras.


Sem extra nos feriados

Na empresa JSL os trabalhadores nos turnos de revezamento, escala 4x1, estão insatisfeitos. Segundo eles, as horas trabalhadas nos feriados são pagas como horas normais. Se estiver, de fato, considerando as horas trabalhadas em feriados como normais, a JSL está errada e os gestores do contrato deveriam verificar essa prática. Nos turnos de revezamento, a jornada de trabalho em feriados é paga em dobro ou são compensadas com folgas. 
 
 
ASSEMBLEIA

Montagem da Pauta de Reivindicações para o Acordo  Específico da Vale
Dia 13 de junho, sexta-feira 9h30 e 18h30 no Metabase.Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário