segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bairro Jardim das Oliveiras - Prefeitura promove reunião para discutir sobre prédio do Cras na avenida Mariana

 
A Prefeitura de Itabira promoveu, na última semana, a primeira reunião para discutir sobre o imóvel do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) II, localizado na avenida Mariana, bairro Jardim das Oliveiras. Atualmente, o local está desativado e tem sido utilizado para atividades ilícitas. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira (18), no atual endereço da unidade de atendimento (rua Diamantina). 

Secretária Municipal de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte [PV] (Foto/Ascom Ita)
A reunião foi conduzida pela secretária de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte, acompanhada pela superintendente de Desenvolvimento Comunitário Kerley Raidan Ferreira, pela diretora de Programas Especiais Ana Carolina Silva Pires e pela coordenadora do Cras Marlene Ferreira. Também estiveram presentes representantes de vereadores e das associações de bairro, além de pessoas que residem nas áreas abrangidas pela unidade. Atualmente, o Cras II atende aos bairros Jardim das Oliveiras, Eldorado, Bela Vista, Nova Vista, Praia, São Pedro, Juca Rosa, Vila Santa Rosa e São Francisco.

“Não podíamos manter nossa equipe em um local inadequado, até mesmo por questão de segurança. Não podemos colocar a integridade física da equipe em risco e ela teve de ser remanejada”, disse Valquíria Pascoal, justificando a transferência do Cras II para o atual endereço. Ela acrescentou que a Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) está ciente quanto às reclamações relacionadas ao espaço vago e que as polícias Militar e Civil conhecem as áreas vulneráveis no município: citou, por exemplo, as apreensões de drogas que foram feitas recentemente pela Polícia Militar no imóvel desativado.

A equipe da SMAS ouviu sugestões e esclareceu dúvidas sobre o projeto arquitetônico do novo Cras: a planta foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e apresentada durante o encontro. Segundo Valquíria Pascoal, o antigo imóvel situado na avenida Mariana será demolido e outra edificação será construída no mesmo local. A quadra situada ao lado será revitalizada para uso da comunidade. Também será construído um espaço comum para utilização do Cras e dos moradores. “Temos como meta no Plano Plurianual (PPA) a construção de imóveis próprios para todos os Cras, de acordo com o que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) preconiza”, afirmou Valquíria Pascoal.

Grades vão substituir os muros na delimitação do novo prédio do Cras II, para que ele fique mais visível. O imóvel atenderá às exigências de acessibilidade e terá duas salas para atendimentos, uma sala para a coordenação, dois espaços multiuso, recepção, varanda coberta, banheiros adaptados, entre outros cômodos. 

Quanto à quadra, a Prefeitura vai reconstituir o piso, construir um vestiário e um espaço multiuso. O acesso a esse espaço de lazer será independente, por meio do beco José Getúlio. A secretária de Ação Social destacou a importância de a comunidade se mobilizar para que a quadra seja um local bem cuidado, evitando, assim, futuros problemas. O objetivo da Prefeitura é que as obras sejam licitadas e iniciadas ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário