quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dia de Prevenção às Drogas - Palestras e apresentações acontecem no Centro e bairros de Itabira

 
Com o tema: “Seja um Craque. Não use Drogas”, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comppud) e a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram nesta quinta-feira (26) atividades nas ruas onde estão localizados os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Pedreira, Gabiroba, Santa Marta e Jardim das Oliveiras. Elas fazem parte do Dia de Prevenção às Drogas e têm como objetivo principal conscientizar crianças, adolescentes e pais sobre a necessidade de prevenção e combate ao uso de drogas.

A campanha tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) e Belmont. Além das ruas dos Cras, os eventos também acontecem, no período da tarde, no estacionamento do Mercado Municipal Caio Martins da Costa, na avenida João Pinheiro.

Dentro da programação da manhã, em ruas dos quatro bairros, houve apresentações culturais, palestras e orientação sobre a dependência química ministradas por profissionais da saúde, além de rodas de conversa sobre o tema e medição de pressão arterial. Houve ainda atrações para crianças e adolescentes, como cama elástica, oficinas de arte (desenho livre, pintura e veda saquinho) e distribuição de brindes.    

De acordo com o presidente do Comppud, Rangel Sá de Oliveira, a prevenção ao uso de drogas tem que acontecer todos os dias, dentro e fora de casa e com a participação de todos. “O Dia de Prevenção às Drogas é uma questão simbólica e onde buscamos trabalhar a prevenção, conscientização e orientação aos pais para que tenham um relacionamento aberto e de diálogo com os filhos. Na realidade, essa conscientização quanto aos riscos e implicações do uso de drogas tem que acontecer todos os dias”, afirmou. 

Rita da Conceição [ao centro] é a favor do diálogo aberto (Foto/Ascom Ita)
Na opinião de Rita da Conceição Santos Silva (49), mãe de quatro filhos e cozinheira na Escola Municipal Nico Andrade há mais de 20 anos, educar os filhos não é tarefa fácil, principalmente quando o assunto é o consumo de drogas, seja lícita ou ilícita. 

“É muito difícil. A gente direciona, instrui e orienta os filhos, mas eles sempre querem ter suas próprias experiências na vida, até mesmo para que amadureçam. Temos que estar atentos e conversar abertamente com nossos filhos, pois a responsabilidade em educar cabe primeiramente a nós, pais. Nos meus anos de escola vi muitos jovens perderem a vida por envolvimento com o tráfico, mas a esperança é este tipo de trabalho feito aqui hoje, de direcionamento e instrução contra o uso de drogas”, ressaltou.  

Até as 19 horas as atividades continuam em frente ao Mercado Municipal, com telão e transmissão dos jogos da Copa do Mundo, blitz educativa, orientação psicossocial e apresentação do coral da Fazenda Esperança, entre outras atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário