A Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Obras, está implantando um sistema de iluminação da praça do Areão. No local, já foram colocadas duas torres de 25 metros de altura com nove luminárias cada, em posição mais centralizada. No entorno da praça serão instalados oito postes de aço de 16 metros, com duas luminárias em formato de meia lua e dois projetores. A revitalização de praças e espaços de lazer é uma das prioridades do governo municipal, segundo determinação do prefeito Damon Lázaro de Sena.
O projeto de iluminação é um dos mais modernos do país: está sendo feito com cabeamento subterrâneo, sem causar nenhum tipo de impacto ambiental e representa um investimento total de R$ 291.562,09 com recursos do próprio município.
Em razão da complexidade do projeto, a substituição está sendo feita em etapas que incluem a escavação de 70 metros em torno da praça para colocação do cabeamento (fiação elétrica) subterrâneo e a 60 centímetros abaixo do nível do solo. Para colocação das torres de 25 metros foi necessário escavar 5 metros de profundidade. Esta etapa já está concluída. A colocação dos postes de aço ao redor da praça depende apenas da entrega das luminárias pelo fabricante, uma empresa de São Paulo (SP).
Nas duas torres e nos oito postes (estes com duas luminárias e dois projetores móveis em cada um deles) estão sendo utilizadas 50 lâmpadas de vapor de sódio de 400 Watts de potência e o mesmo número de reatores. Na nova iluminação serão usados mais de 2.600 metros de fiação, anéis, padrão, conexões e disjuntores, entre outros materiais. Após o término de implantação, a luminosidade total da praça será de 20 mil watts.
No início deste ano, todos os vidros de proteção no entorno da Maria Fumaça foram retirados porque estavam se soltando com o vento, comprometendo a segurança dos visitantes e a integridade do patrimônio material. Os vidros foram recolocados com novos fixadores de aço inox e quatro, que haviam se quebrado, foram substituídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário