sexta-feira, 6 de junho de 2014

Projeto Dedo de Prosa - Prefeito defende a educação no trânsito em palestra para idosos

 
O prefeito Damon Lázaro de Sena participou, na manhã desta quarta-feira (04) no auditório do Parque Tecnológico de Itabira (Itec), do lançamento do Projeto Dedo de Prosa – série de palestras educativas, cujo primeiro tema foi “O Idoso no Trânsito”, ministrada pela chefe da seção da Educação no Trânsito, Eva Maria Gonzaga. O sargento da Polícia Rodoviária, Al Shamon Henrique Soares Pinto, os secretários de Desenvolvimento Urbano, Jader Túlio Cristiano Magalhães e de Esportes e Lazer Élson Ferreira de Sá e o chefe do Departamento de Trânsito (Transita), Flávio Raimon também integraram a mesa de lançamento do projeto.  
  
O evento contou com a presença de secretários municipais, servidores e grande número de integrantes do Projeto Vida Ativa.

Pouco antes da abertura a integrante do Projeto Vida Ativa, do bairro Chacrinha, Luzia Maria Gomes Teixeira cantou o hino de Itabira e em seguida a estudante Raiane Raira Alves Sales Saraiva recitou o poema “Bibi fonfom”, da escritora Evelin Heinet.

Flávio Raimon explicou como surgiu a ideia da campanha educativa e a inserção do idoso neste contexto, tendo como meta a redução e até eliminação de acidentes automobilísticos envolvendo idosos. O coordenador apontou as três principais medidas que estão sendo adotadas pela Transita, dentro da campanha, para melhorar o trânsito e reduzir acidentes: sinalização, fiscalização e conscientização no trânsito. 


Em seu discurso, Damon de Sena defendeu a educação como principal instrumento de prevenção de acidentes, citou exemplos do trânsito em países como a Índia – onde apesar de ser confuso o índice de acidentes graves é pequeno – e em Brasília (DF), onde a sinalização orienta os pedestres a levantarem o braço quando querem atravessar a rua.     

“Quero dizer a vocês que concordo com tudo que foi dito aqui, mas tenho que lembrar que temos o hábito de ouvir, entender, mas, na maioria das vezes, não praticar. Educar pelo exemplo é a melhor forma de educar e acredito que é essa a proposta aqui hoje. A gente tem uma pressa enorme e é nesses momentos que o risco de acidentes aumenta”, disse o prefeito. 

“O trânsito tem uma ordem natural de fragilidade. O primeiro é o pedestre, depois vem o ciclista, o motociclista e assim por diante. A gente às vezes divaga nos pensamentos e aí tem um apagar que pode causar um acidente. Nós estamos dirigindo, mas não é só dirigindo. Pensamos na família, pensamos nos filhos, nos problemas do dia a dia”, acrescentou.

Damon de Sena concluiu lembrando as ações feitas pela Prefeitura para melhoria do trânsito, como o recapeamento e pavimentação de ruas e a revitalização da estrada 105, obras feitas exclusivamente com recursos do município.

“Fizemos melhorias, como as que estão sendo feitas na estrada 105, onde foram gastos R$ 4 milhões, mas ainda há muito a ser feito em Itabira para que os problemas no trânsito sejam minimizados. É dinheiro da Prefeitura. É importante frisar isso. Dinheiro de impostos que vocês pagam. O problema do trânsito não é um problema de agora, não é um problema de hoje. É de muitos anos atrás, mas é importante lembrar que obras precisam de estudos, precisam de levantamentos e de planejamento. Agora estamos começando a colher os frutos deste início de trabalho”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário