quinta-feira, 31 de julho de 2014

Apoio ao empreendedorismo - Primeiras empresas selecionadas para programa de incubação assinam contratos com a Inovatec

 
As primeiras empresas selecionadas para ingressar na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itabira (Inovatec) assinaram os contratos com a instituição na noite de quarta-feira (30), durante solenidade no auditório do i.Tec, no bairro Amazonas. A incubadora é mantida pela Prefeitura, gerida pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapepe) de Itajubá. Conta também com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG). 

Entre os presentes, estavam o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) Reginaldo Calixto de Oliveira (representando o prefeito Damon Lázaro de Sena), o representante da Câmara Municipal Sueliton Cordeiro de Souza, o gerente da Inovatec Márcio Antônio Labruna, a gerente da Fapepe Patrícia Cristina dos Passos Silva e o consultor da Incubadora de Itajubá (Incit) Maurício Bittencourt.

Presidente da Inovatec, Márcio Labruna (Foto/Ascom Ita) 
“Queremos parabenizá-los e dar boas-vindas, pois vocês passaram por um processo de seleção rigoroso. As empresas incubadas poderão permanecer aqui por, no máximo, três anos e nesse período serão acompanhadas e avaliadas”, disse Márcio Labruna. Ele também comentou os trabalhos desenvolvidos pela Inovatec, em parceria com a Prefeitura e instituições de ensino, para estimular a cultura empreendedora e novas oportunidades de negócios em Itabira.

Patrícia Silva explicou sobre a parceria firmada entre a Fapepe e o Município para gerir os recursos da incubadora. Também parabenizou a iniciativa de apoio aos empreendedores “para que se desenvolvam e se tornem empresas sólidas no mercado”. Sueliton Souza acrescentou que muitas pessoas têm o sonho de ingressar no mundo do empreendedorismo e que a assistência gerencial é importante, já que várias empresas encerram as atividades antes dos três anos de existência por falta desse acompanhamento.

Vice - Prefeito, Reginaldo Calixto de Oliveira discursa (Foto/Ascom Ita)
Em seguida, Reginaldo Calixto destacou que “as empresas selecionadas demonstraram, por meio de suas ideias e projetos, a viabilidade de estarem inseridas na incubadora. Todos os projetos têm visão tecnológica interessante. O prefeito Damon Lázaro de Sena entende que a Inovatec e esses projetos são de fundamental importância, pois o governo trabalha de forma consistente na busca pela diversificação econômica”.

Após o processo seletivo realizado em maio deste ano, quatro empresas foram escolhidas para serem incubadas: Consustec (consultoria, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis nas áreas de eficiência energética, gestão de resíduos industriais, logística reversa, entre outros); Conecta Imóveis (software de gestão online de condomínios para auxiliar e facilitar a comunicação entre moradores e síndicos); Mobilidade Cadeirantes Condutores de Veículos (desenvolvimento de equipamentos inovadores e de baixo custo, com a proposta de garantir maior mobilidade e autonomia para cadeirantes condutores de veículos automotores) e Ecolink Consultoria e Gestão Ambiental (desenvolvimento de tecnologias para reciclagem de pneus inservíveis por meio da desvulcanização microbiológica, além do desenvolvimento de novos produtos e artigos de decoração). 

Também estão incubadas as empresas ShineOn Vista (graduada), InfoGeo (graduada) e Biogea. Outros doze projetos de pré-incubação são acompanhados pela Inovatec e por docentes da Unifei.
 
 
Postagens relacionadas:
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário