sexta-feira, 25 de julho de 2014

Avanços na Saúde - Ciscel inaugura bloco de cirurgia oftalmológica

 
O prefeito de Itabira e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel), Damon Lázaro de Sena, o secretário-executivo do consórcio Wallisson Cabral de Oliveira e a secretária-adjunta de Saúde Miriam Fernandes Lage participaram, na manhã desta quinta-feira (24), da inauguração do bloco de cirurgias oftalmológicas implantado na sede do Ciscel, no bairro Esplanada da Estação. Por enquanto, serão realizadas cirurgias de catarata, mas há previsão da inclusão de outros tipos de cirurgias oftalmológicas no atendimento à população. 

Logo após o descerramento da placa, pelo prefeito, a equipe composta pela cirurgiã Anielle Ribeiro Rêgo, a instrumentadora Heleida dos Santos Moura, o anestesista Dílson Buzatti Filho e a enfermeira e responsável técnica Eva Cristina de Souza efetuaram a primeira cirurgia de catarata. A paciente foi a aposentada Maria Mafalda Ferreira (62). A catarata é a principal causa de cegueira em adultos em todo o mundo e a expectativa da equipe é de realizar, no Ciscel, 30 cirurgias por mês. 

Damon Lázaro de Sena destacou a importância da implantação do bloco cirúrgico para a comodidade dos usuários que não precisarão mais se deslocar para outras cidades. Ele afirmou que pretende estender o modelo de atendimento feito no Ciscel a outras unidades do município. “Isso só beneficia a população. A implantação deste bloco cirúrgico é um sonho antigo e que era uma necessidade não só da população de nossa cidade, mas também dos usuários em saúde dos demais municípios que compõem o consórcio. É uma ação que propicia essa melhoria na qualidade no atendimento médico, uma vez que essas cirurgias, na maioria das vezes, eram feitas fora de Itabira. Somos uma cidade polo e não podíamos deixar de buscar esta sofisticação. É uma conquista não só de um, mas sim de toda uma população”, disse o prefeito.  

A implantação do bloco cirúrgico representa a ampliação de especialidades do Ciscel, que funciona como unidade de apoio, diagnósticos, terapia e tratamento de doenças cardíacas, circulatórias, gastroenterológicas, entre outras. A unidade conta com quatro consultórios e salas de pneumologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, ultrassonografia, de exame Duplex Scan (angiologia), e espirometria (exame de capacidade pulmonar). São realizados, em média 150 atendimentos diários e três mil mensais. 

Além de Itabira, integram o Ciscel outros 11 municípios: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Ferros, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário