O município de São Gonçalo do Rio Abaixo sediou, nessa sexta-feira (8), o 2º Seminário do Circuito Vieira Servas. Realizado no Centro Cultural, o evento reuniu representantes de várias cidades e agentes culturais com o objetivo de renovar o debate sobre o patrimônio histórico cultural do Médio Piracicaba, além de apresentar e avaliar as atividades do programa Circuito Cultural Vieira Servas.
O seminário contou debates e explanações sobre a trajetória de Servas em Minas e no Médio Piracicaba, o resgate da identidade e a riqueza cultural da região e o lançamento do livro “As Geraes de Servas: Circuito Cultural Vieira Servas” e do site do programa.
Para o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, os investimentos em segmentos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico credenciaram o município para sediar o seminário. “Promoções como este seminário valorizam e destacam nossa história e cultura”, acredita o Chefe do Executivo.
Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e com a Universidade Federal de Itajubá, o Circuito pretende investigar o legado do escultor e entalhador barroco Francisco Vieira Servas, nascido na região do Minho, em Portugal, que viveu as últimas décadas de sua vida na região do Médio Piracicaba, além de sensibilizar a população sobre a importância do patrimônio cultural por meio de um trabalho de educação patrimonial, preservação e restauração, resguardando a história e a cultura dos municípios do Médio Piracicaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário