quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Artesãos de João Monlevade recebem certificação

Evento ocorrerá nesta sexta-feira, na Fundação Casa de Cultura
 
Nesta sexta-feira, 19, o Serviço Social da Indústria – SESI / Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, certificará nove artesãos de João Monlevade através do “Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal”. O evento será às 16 horas, na Fundação Casa de Cultura, com a certificação de Cíntia Ribeiro Silva Guardiano, Liliana Nair da Silva, Maria das Dores da Silva, Edson William da Silva, Maria dos Reis Brito Araújo, Jefferson Caldeira Abrantes, Kellen Fernanda de A. Pimenta, Geralda Aparecida M. dos Santos e Maria Auxiliadora Paulo.
 
O Projeto, financiado pelo SESI / FIEMG e implantado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor (ICCAPE), é gratuito e tem como objetivo preparar os artesãos que possuem potencial para crescer, contribuir com a organização da sua oficina por meio da metodologia 5S, realizar a identificação das etapas do processo produtivo, fazer o levantamento dos custos, formação do preço de venda e definir estratégias para comercializar. Além disto, identificar os problemas e buscar solução.
 
Com isto, o SESI / FIEMG contribui para incrementar o aumento das vendas do setor artesanal, estimula a criação de pequenas “indústrias artesanais”, visando aumentar a geração de emprego e renda e a qualificação gerencial de artesãos. Além disso, ocorre um incentivo à busca por um padrão de excelência em qualidade da organização da produção, que será certificada, ao final do processo, pelo Instituto de Qualidade Sustentável – IQS, órgão vinculado ao Centro Cape.
 
O PROJETO de certificação acontece por meio de três etapas, onde na 1ª Etapa o artesão recebe 24 horas de consultoria individualizada, acontecendo no local onde efetua a sua produção.  Ao final desta consultoria, passam pela Auditoria para que seja comprovado que possuem uma gestão eficiente, ambientalmente e socialmente corretos e, assim, recebem o selo de qualidade do IQS- 1ª fase, que se configura como um importante diferencial de mercado.
 
A certificação confere ao artesão um diferencial competitivo, pois a partir do momento em que ele se apropria de todas as informações relacionadas ao seu processo de produção e também do mercado, é possível implementar estratégias que visem obter melhor resultado financeiro. Contando com mais de 300 artesãos certificados, tendo a qualidade como resultado maior ao final do processo, o Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal foi iniciado em 2012, sendo uma parceria do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor (ICCAPE), SESI e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.
 
Em João Monlevade foram 17 artesão inscritos, sendo a 1ª Etapa – Implantação – com 13 artesãos, a 2ª Etapa – Consultoria – com 12 artesãos, e a 3ª Etapa – Auditoria – 11 artesãos.                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário